Outros

Dicas para uma melhor utilização do AltoQi Eberick

Um dos fatores que influencia na produtividade com que um projeto é executado diz respeito à performance apresentada pelo programa no decorrer da aplicação dos comandos contemplados pelo mesmo. A depender das configurações utilizadas, procedimentos executados no programa AltoQi Eberick e, porte e quantidade de elementos lançados no projeto é possível que tal performance seja prejudicada. 
Partindo deste pressuposto, abaixo seguem alguns procedimentos que podem ser realizados visando a melhoria do desempenho do programa. 

1. Configurações mínimas e recomendadas 

O primeiro ponto a ser observado quando se busca melhorar a performance são as configurações mínimas e recomendadas para cada programa. Em nosso artigo "Configurações mínimas e recomendadas" são apresentados os requisitos mínimos para o correto funcionamento dos programas AltoQi. 

Observação: É válido destacar que a depender do porte da sua estrutura apenas as configurações mínimas não sejam eficientes, sendo necessário requisitos superiores ao mínimo.

2. Configuração da data e hora 

A configuração adequada da data e hora em um sistema operacional pode parecer um detalhe trivial, mas é de fundamental importância para o funcionamento confiável de sistemas e operações. Sendo assim, recomendamos, que antes de iniciar a utilização das soluções AltoQi, seja realizada a seguinte configuração:
  1. Acesse as Configurações do Windows, acessando a opção "Hora e Idioma" e em seguida "Data e Hora":


  1. Verifique se o fuso horário está correto, de acordo com sua localização. Caso não esteja, ajuste e clique em "Sincronizar agora".
  2. Assim, as configurações de data e hora estarão corretamente configuradas. 


3. Configuração do antivírus

Outro fator que pode interferir no desempenho e nas operações do programa é o seu antivírus. Alguns aplicativos de proteção verificam cada comando aplicado pelo usuário junto ao projeto, ou mesmo consumem grande parte da memória do computador. Cabe mencionar que os aplicativos de proteção são atualizados constantemente, podendo vir a reconhecer alguns arquivos dos programas AltoQi como uma ameaça inadequadamente. Este cenário pode ocasionar o bloqueio, exclusão ou mesmo redução da performance do programa, interferindo em seu correto funcionamento.
Dada esta situação, sugerimos o acompanhamento dos nossos artigos sobre antivírus em nossa base de conhecimento, que apresentam os procedimentos para cada diferente aplicativo de proteção, de modo que os arquivos da AltoQi não sofram varreduras por parte do seu antivírus, reduzindo o desempenho do programa.
Caso não tenha nenhum antivírus instalado, o Windows Defender do próprio sistema, pode ocasionar bloqueios ou restrições aos programas AltoQi. Dessa forma, acompanhe o artigo Configurando o Windows Defender para os programas AltoQi para configurá-lo devidamente.

4. Verificação de atualizações do sistema e placa de vídeo

Para extrair um melhor desempenho do sistema operacional como um todo, recomendamos que o Windows esteja sempre atualizado. Para saber como conferir estas atualizações, acompanhe o material do artigo Programa não pode ser inicializado por falta de DLL.
Outra atualização a ser conferida é a do driver da placa de vídeo instalada. Os programas AltoQi possuem recursos de visualização 3D e sobreposição de desenhos que acabam exigindo mais do desempenho da placa de vídeo e seu driver desatualizado pode trazer erros ou perda de qualidade gráfica. Para verificar se sua placa de vídeo encontra-se atualizada, recomendamos o material Atualização do driver da placa de vídeo.

5. Salvamento do projeto

Pasta de servidor, ou rede, ou aplicativo de nuvem, podem possuir restrições de acesso e de tamanho,  além das permissões definidas na máquina do usuário. A depender dessas restrições, ao trabalhar com o projeto salvo nestes locais é possível que o programa demore a responder a alguns comandos, sobretudo, aqueles de salvamento, pois fica dependente do desempenho do próprio sistema. 

Além disso, quando salvo na pasta local, é importante que o diretório (caminho) do arquivo não seja muito extenso, pois isso dificulta o reconhecimento de processos por parte do sistema operacional de sua máquina.

Nessas situações pode acontecer também o impedimento da gravação completa das informações necessárias para leitura do arquivo, podendo levar a um corrompimento do projeto

Dado esse cenário, recomenda-se que os arquivos de projeto estejam salvos em pasta local da máquina do usuário que está trabalhando no projeto, durante a realização do projeto. 

É válido destacar que o Eberick conta com opções de salvamento automático disponível através do menu Estrutura - Configurações - Sistema - Sistema, ao habilitar a opção "Salvar o projeto automaticamente a cada: X min" e ao habilitar a opção Salvar automaticamente o projeto após o processamento  no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise.

Veja mais detalhes em Como salvar automaticamente meu projeto no AltoQi Eberick?

6. Revisão atualizada da versão do programa

Constantemente são liberadas novas atualizações dos programas AltoQi devido à implementação de novas melhorias e ajustes no programa.
Por isso, é essencial que a revisão do programa instalado em sua máquina seja a mais recente para a versão ativa em sua licença e compatível com as configurações de seu sistema operacional.
Para verificar qual a versão e revisão do AltoQi Eberick instalada em sua máquina, acompanhe o artigo Como verificar a minha versão e revisão do AltoQi Eberick
Para verificar o histórico de atualizações siga os procedimentos indicados em nosso material "Como verificar o histórico de atualizações do Eberick". E caso não esteja com a atualização mais recente do programa, indicamos realizar a instalação conforme descrito em "Reinstalação do Eberick". 

7. Formato de visualização dos relatórios 

Durante a realização do projeto se faz necessário a análise de informações em relatórios. O AltoQi Eberick possui alguns formatos de visualização, sendo dois deles externos ao programa. A visualização externa faz com que sejamos gerados arquivos, organizados no Gerenciador de Desenhos, e a abertura do programa externo, a depender do formato definido, demandando um maior tempo para a visualização. 
Assim, durante o desenvolvimento do projeto indicamos que seja utilizado o formato de visualização como "interna" para os relatórios. Para isso, acesse o menu Estrutura - Configurações - Desenho - Relatórios. Na caixa de diálogo que é aberta, altere o campo Visualização para Interna. 
Ao finalizar o projeto, para salvar os relatórios, basta alterar o formato, conforme indicado em nosso material "Como salvar relatórios do AltoQi Eberick?".

Observação: A partir da atualização 2023-02 é possível desabilitar a abertura do gerenciador de desenhos ao gerar uma arquivo no Eberick. Essa configuração é feita através do menu Estrutura - Configurações - Sistema - Sistema. Veja mais detalhes no artigo Como desabilitar a abertura do AltoQi Builder ao gerar uma arquivo no AltoQi Eberick?.

8. Configurações do projeto 

Algumas configurações no projeto demandam mais requisitos do sistema e que nem sempre são interessantes de se utilizar. Dentre essas configurações podemos destacar:

  • Combinações de ações
    Recomendamos sempre utilizar a opção "Gerar combinações automaticamentehabilitado. Como demonstrado no artigo Principais configurações de ações, este item permite que você gere todas as combinações possíveis automaticamente, reduzindo assim o tempo de processamento e melhorando o desempenho dessa etapa.
  • Discretização das grelhas
    Valores muito baixos nas configurações "Espaçamento das faixas" (disponível no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Painéis de lajes) podem tornar o processo de cálculo dos painéis de lajes demasiado longo.  Em nosso material "Configurações de análise - Painéis de lajes" estão indicados mais informações a respeito de tais configurações, incluindo os valores default do programa. 
  • Modelo de análise
    Tem-se também duas opções de processo de análise: análise integrado e grelha com pórtico espacial. Desta forma, pode-se escolher o modelo desejado para análise da estrutura, considerando as especificidades de cada modelo. Além disso, deve-se considerar que a análise com o modelo integrado pode ser mais custosa computacionalmente, podendo resultar em um processamento mais demorado da estrutura. Acompanhe mais detalhes em "Como optar entre o modelo de análise integrado ou de grelha com pórtico espacial".
  • Tolerância no critério de convergência da Análise dinâmica
    A partir da atualização 2023-02 é possível definir a tolerância usada para determinar quando ocorre a convergência dos autovalores. Essa configuração é feita através da guia Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Análise dinâmica - Tolerância no critério de convergência (casas decimais). O valor default utilizado é de 5 casas decimais, e lembrando que quanto maior a tolerância, maior o tempo de processamento.  
  • Direções do vento 
    Além de verificar a estrutura à ação do vento nas 4 direções fundamentais, o AltoQi Eberick permite a adição de novos casos de vento, aplicados na estrutura em direções distintas dos eixos ortogonais principais do projeto. Projetos que requeiram utilizar mais direções do que os quatro casos principais, irão ter um custo computacional maior nas etapas de cálculo. Sendo assim, recomendados que sejam utilizados apenas quando necessário. Mais detalhes em nosso material "Como configurar novas direções de vento".
  • Entrada gráfica 
    As opções disponíveis na janela de Entrada gráfica (disponível acessando o menu Estrutura - Configurações - Desenho) são utilizadas para configurar a exibição das informações de exibição no croqui. Quanto mais informações gráficas, como exemplo nervuras das lajes, cotas do perfil vertical do cabo, entre outros, irá requerer desempenho gráfico superior. 
Observação: É válido destacar que tais configurações podem interferir no comportamento do desempenho do programa quando utilizada em conjunto, como também de maneira isolada. Mais detalhes sobre as demais configurações em: Quais as principais configurações a serem definidas antes de analisar o projeto no AltoQi Eberick?

9. Opções de Processamento

Outro fator importante são as opções de processamento. Em nosso material "Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?" estão descritas em detalhes cada uma dessas opções. De todo modo, é válido destacar que nos processamentos iniciais, por exemplo, não é preciso determinar as flechas, análise dinâmica ou dimensionar todos os elementos, visto que ainda haverá mudanças na concepção que certamente irão mudar os esforços e consequentemente, o dimensionamento e as flechas nesses elementos. É importante ressaltar também que para um primeiro momento, você pode fazer o processamento para verificações ao ELS, com a opção "Adotar rigidez configurada", pois assim, o programa não realiza o processo de iteração todas às vezes que a estrutura por processada. Tente utilizar a opção "calcular rigidez fissurada" somente nos últimos processamentos da estrutura.

Destacamos também a opção "Verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos", que quando habilitada o programa irá realizar duas análises da estrutura, sendo a primeira considerando as configurações definidas pelo usuário, e a segunda considerando todas as vinculações do modelo como engastada, o que pode resultar em um tempo maior comparado ao processamento sem habilitar tal opção. 
Por fim, destaca-se que em cada etapa do projeto devem ser habilitados os itens conforme a necessidade para não prejudicar a produtividade no desenvolvimento do seu projeto. 

10. Solicitação Suporte Técnico

Se, mesmo após as alternativas acima, a situação de lentidão ou travamento persistir, entre em contato com o Departamento de Suporte Técnico em um de nossos canais de atendimento de modo que possamos avaliar pontualmente o que pode estar ocasionando tal comportamento.