Configurações

Quais as principais configurações a serem definidas antes de analisar o projeto no AltoQi Eberick?

Antes de iniciar a análise, dimensionamento e detalhamento do projeto estrutural no AltoQi Eberick, é essencial que as configurações do programa estejam ajustadas para a situação real do projeto sendo realizado. As configurações do AltoQi Eberick dizem respeito a vários parâmetros utilizados durante o projeto, que incluem desde dados da situação da estrutura, como agressividade ambiental e suscetibilidade ao vento, até critérios específicos de projeto, como métodos de cálculo a ser utilizados durante etapas do dimensionamento e valores limite para verificações de serviço.

Como o projeto estrutural possui muitos parâmetros que dependem de parâmetros adotados no projeto, o projetista deve adequar as configurações do programa à situação de seu projeto. Para auxiliar neste processo, os artigos indicados neste resumo indicam as principais configurações que devem ser revisadas pelo projetista para garantir que o programa esteja configurado corretamente para sua realidade. 

Todas as configurações do AltoQi Eberick estão disponíveis através da aba Estrutura - Configurações. Através das opções deste menu, o usuário pode personalizar as configurações de diversos aspectos do programa. Existem muitas configurações disponíveis para personalizar o projeto, sendo recomendado que o projetista verifique todos os menus disponíveis e ajuste as configurações para os valores desejados. Criamos alguns artigos para explicar as principais configurações a serem ajustadas no AltoQi Eberick antes de prosseguir com a análise, dimensionamento e detalhamento do projeto. Os artigos são os seguintes:

  • Principais configurações de análise estrutural - Configurações gerais: Explica as configurações referentes ao processo de análise da estrutura, que incluem por exemplo configurações de espaçamento das barras para grelha das lajes e aplicação do processo P-Delta.
  • Principais configurações de ações: Explica como configurar as ações que serão aplicadas na estrutura durante a análise. As configurações permitem configurar por exemplo quais ações são consideradas no projeto e como são geradas as combinações de ações.
  • Principais configurações de vento: Explica os parâmetros específicos da aplicação de vento na estrutura. Os parâmetros nestas configurações são utilizados para calcular a força de vento que será aplicada à estrutura para a análise. 
  • Principais configurações de materiais e durabilidade: Explica as configurações adotadas a respeito dos materiais em uso no projeto. As configurações de materiais e durabilidade indicam por exemplo qual a classe do concreto utilizado ou quais bitolas estão disponíveis para cada elemento.
  • Como configurar os limites de deslocamento no Eberick?: Explica as configurações disponíveis a respeito dos deslocamentos limite verificados nos estados limites de desformação excessiva.

Além das configurações destacadas nos artigos acima, em cada um dos menus de configuração, o usuário ainda pode utilizar o botão "Ajuda" ao final da janela para acessar a página de ajuda e obter uma descrição do significado de cada campo disponível:

Recomendamos portanto que, além de verificar os artigos referidos acima, sejam revisados todos os menus de configuração, utilizando a página de ajuda de cada página para compreender campos nos quais se tenha alguma dúvida.