Configurações

Como configurar novas direções de vento

Além de verificar a estrutura à ação do vento nas 4 direções fundamentais, o AltoQi Eberick permite a adição de novos casos de vento, aplicados na estrutura em direções distintas dos eixos ortogonais principais do projeto. 

Este tipo de consideração pode ser necessária em estruturas que possuam um elevado grau de assimetria ou ainda que tenham fachadas não ortogonais entre si, dentre outras particularidades de projeto que possam exigir a verificação da ação do vento em direções específicas.

Para configurar o número de casos de carregamento de vento a serem aplicados na análise do projeto, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Vento e altere o item "Casos" para a quantidade necessária. O número de casos tem como valor mínimo 4, podendo ser incrementado até alcançar o máximo de 36 casos de carregamento de vento. Conforme aumenta-se o número de casos, reduz-se o ângulo entre as direções de aplicação do vento na estrutura.

A quantidade de casos é sempre aumentada em 4 casos tendo em vista que, para uma verificação completa da estrutura em uma nova direção, são necessários 4 sentidos de atuação do vento: positivo e negativo na direção correspondente, e positivo e negativo na direção ortogonal a esta. 

Para cada número de casos configurados, as direções de vento consideradas pelo programa seguem as figuras abaixo, com base no ângulo principal de aplicação do vento configurado.

 
Conforme o número de casos de vento adotado, o programa cria o mesmo número de ações de vento e desaprumo a serem aplicadas nas combinações de ações do projeto. As novas ações de vento podem ser conferidas no menu  Estrutura - Configurações - Projeto - Ações .
 
Observação : É importante destacar que, ao aumentar a quantidade de casos de vento, o número de combinações de ações verificadas pelo AltoQi Eberick na análise da estrutura aumenta de maneira proporcional. Com isso, o tempo de processamento da estrutura pode ser afetado significativamente conforme a quantidade de casos configurada. Portanto, é recomendável que esta configuração seja ajustada apenas quando necessário.
 
As forças médias calculadas para cada direção do vento podem ser conferidas no botão  Forças médias  do menu de configurações de Vento. Caso a opção "Usar fachadas do croqui" esteja habilitada, o AltoQi Eberick calcula automaticamente o comprimento da fachada ortogonal à direção do vento em questão com base no lançamento da estrutura, conforme detalhado no artigo  Como o Eberick aplica as cargas de vento? .

Neste artigo, apresentei a configuração das direções de vento consideradas pelo AltoQi Eberick na análise da estrutura. Para conferir em maiores detalhes as demais configurações disponíveis para a ação de vento no programa, confira nosso artigo Principais configurações de vento.