Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Como abrir um projeto no AltoQi Eberick?

Para elaborar uma edificação no AltoQi Eberick, o usuário deve ter conhecimento das ferramentas de criação, abertura e salvamento, de modo que possa criar adequadamente a edificação, bem como abrir o arquivo de projeto pretendido e também salvá-lo, conforme desejar.

Ao abrir o AltoQi Eberick, é apresentada a janela de abertura de projeto, sendo assim, para abrir um projeto estrutural, basta clicar em Procurar projeto, ou em algum dos arquivos recentes, caso o que se pretende abrir se encontre entre os listados.


Outra maneira de acessar o arquivo de projeto desejado, é por meio da opção Documentos recentes, que fica disponível, ao clicar no menu Guia Arquivo.


Alternativamente, o usuário pode acessar o menu Guia Arquivo > Abrir, onde existem mais opções de abertura.


Abrir edificação

Ao acessar a opção Abrir edificação, o AltoQi Eberick apresentará uma janela listando as edificações presentes na pasta padrão, usualmente definida como "C:\Users\"Usuário"\Documents". Contudo, ela pode ser alterada através do comando Guia Estrutura > Configurações > Sistema > Sistema > Pastas padrões > Edificações, ou clicando diretamente no botão (mceclip1.png) ao lado do caminho da pasta padrão já apresentada na janela.


Uma edificação pode conter um ou mais projetos estruturais (arquivos .PRJ) associados, ou seja, que estão associados a um gerenciador de desenhos. Na janela de seleção aberta, ao expandir o nó de uma edificação, são listados todos os projetos estruturais associados à ela. É possível escolher qual projeto estrutural associado à edificação deve ser aberto ou selecionar o nome da edificação para abrir o último projeto estrutural aberto. Além disso, quando existir mais de um projeto estrutural associado à edificação, o nome do último projeto estrutural aberto será acrescido entre parênteses ao lado do nome da edificação.


O comportamento indicado acima também identifica qual projeto será aberto, caso o usuário acesse a edificação através da opção Documentos recentes.

Abrir projeto estrutural

Este comando abre um projeto estrutural independente de estar ou não associado a um gerenciador de desenhos, cabendo ressaltar que, conforme indicado no artigo Como criar uma edificação no AltoQi Eberick?, atualmente, ao criar uma edificação no AltoQi Eberick, não só o arquivo de projeto estrutural (.PRJ) é gerado, mas também, automaticamente, um gerenciador de desenhos no Editor de Armaduras.

O comando em questão pode ser útil especialmente para acessar arquivos de projeto do Eberick (.PRJ) que não se encontram associados à uma edificação, bem como os arquivos de cópia de segurança (.SAV/.BAK/.PRJ-CAD), os quais são apresentados em mais detalhes no artigo Como recuperar um arquivo corrompido do AltoQi Eberick?.