Processamento

Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?

Ao processar um projeto no Eberick, o programa fornece algumas alternativas de processamento. A escolha de cada uma delas depende do fluxo de trabalho do projetista, de modo que ele mesmo poderá escolher quais são as opções necessárias, tendo em vista as informações que deseja extrair do modelo.



Observação: As opções de determinação dos deslocamentos sempre precisam ser realizadas com a Análise Estática Linear habilitada, visto que são necessárias as informações atualizadas dos esforços pela análise estática para realizar o cálculo iterativo dos deslocamentos. Mais detalhes em: O que é variação excessiva da rigidez?.

De toda maneira, é interessante que o projetista saiba como cada um desses itens interfere no processamento, de modo a evitar análises desnecessárias, otimizando seu fluxo de trabalho. As opções são como seguem abaixo:


Estado-limite Último (ELU)

  • Análise estática linear: esta é a opção básica do processamento e seu objetivo é determinar os esforços presentes em cada um dos elementos.
  • Verificação das etapas construtivas: esta opção será exibida apenas para estruturas pré-moldadas. Este método construtivo exige que os elementos resistam não só aos esforços presentes na estrutura construída, mas também nas etapas de montagem e transporte, por exemplo. Mantê-lo ativado garante que todas essas etapas serão consideradas no dimensionamento.
  • Dimensionamento dos elementos: faz o dimensionamento dos elementos. Caso esse dimensionamento não seja feito no momento da análise, poderá ser feito posteriormente.
  • Verificar limite de redistribuição em nós semirrígidos: quando habilitada essa opção, o programa irá realizar duas análises da estrutura. A primeira, considerando as configurações definidas pelo usuário, e a segunda considerando todas as vinculações do modelo como engastada. O programa irá calcular o coeficiente de redistribuição de cada nó com vínculo semirrígido em relação ao valor de momento fletor do modelo engastado. Também é realizada a verificação de limites de redistribuição e da relação da profundidade da linha neutra da seção x/d definido no item 14.6.4.3 da NBR6118:2014.  

Estado-limite de Deformações Excessivas (ELS-DEF)

  • Determinação dos deslocamentos do pórtico: determina as flechas totais presentes no pórtico. Nesse cálculo, o programa passa a considerar efeitos de fluência e fissuração para determinar a flecha deferida no tempo.
  • Determinação dos deslocamentos das lajes: determina as flechas totais presentes na grelha. Nesse cálculo, o programa passa a considerar efeitos de fluência e fissuração para determinar a flecha deferida no tempo. Esta opção não será exibida caso você esteja utilizando o modelo integrado, visto que as lajes passam a fazer parte do pórtico e, portanto, o cálculo é feito no item acima.

As verificações ao ELS-DEF permitem que o usuário escolha entre "Adotar rigidez configurada" ou "Calcular rigidez fissurada". Quando adotada a primeira opção, a análise será feita considerando os fatores configurados pelo usuário no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Modelo ELS:



Para saber mais sobre estes itens, clique no botão Ajuda disponível nesta janela em seu programa.

Quando adotada "Calcular rigidez fissurada", o Eberick irá calcular a inércia equivalente considerando os dados de dimensionamento dos elementos, conforme apresentado no artigo O que é variação excessiva da rigidez?.

Observação: a verificação de determinação das flechas no pórtico precisa ser habilitada para que os deslocamentos horizontais da estrutura sejam exibidos na janela de resultados da análise (acessível pelo botão Resultados após finalizar o processamento, ou pelo menu Estrutura - Análise - Mensagens da análise), conforme demonstrado na figura a seguir.



Caso não seja habilitada a determinação dos deslocamentos do pórtico durante o processamento, ao verificar os resultados da análise os deslocamentos na Direção X e na Direção Y serão nulos e o programa exibirá a mensagem logo abaixo " Aviso: Os deslocamentos horizontais não foram verificados ".

Estado-limite de Vibrações Excessivas (ELS-VE)

Observação: Em projetos de alvenaria, as opções de " Estado Limite de Vibrações Excessivas (ELS-VE) " ficam desabilitadas, pois, no momento, a análise de vibrações das lajes ainda está restrita a estruturas de concreto armado.
  • Análise dinâmica do pórtico: avalia o comportamento do pórtico a vibrações e carregamentos de vento dinâmicos.
  • Análise dinâmica da grelha: avalia o comportamento da grelha a vibrações.      

Com essas informações, é possível perceber que nem todas as opções precisarão ser habilitadas em todos os processamentos. Nos processamentos iniciais, por exemplo, não é preciso determinar as flechas, análise dinâmica ou dimensionar todos os elementos, visto que ainda haverá mudanças na concepção que certamente irão mudar os esforços e consequentemente, o dimensionamento e as flechas nesses elementos. Não se recomenda como prática de uso do programa habilitar todos os itens do processamento, devido ao maior tempo despendido para realizar todas as operações computacionais. Em cada etapa do projeto devem ser habilitados os itens conforme a necessidade.

Colaborador: Luis Filipe Longo