Configurações

Como salvar automaticamente meu projeto no AltoQi Eberick?

Quando utilizamos ferramentas computacionais para desenvolver nossos trabalhos, é importante estarmos preparados para eventos inesperados que possam causar o interrompimento do uso do programa, como quedas de energia, atualizações do Sistema Operacional, interferência de aplicativos Antivírus, corrompimento de arquivos de instalação do programa, entre outros.

Visando garantir a segurança do usuário frente a estas situações, o AltoQi Eberick conta com opções de salvamento automático. Apresentamos abaixo duas opções que podem ser adotadas como boa prática de uso do programa.

Salvamento automático constante

Acessando o menu Estrutura - Configurações - Sistema - Sistema, podemos habilitar a opção "Salvar o projeto automaticamente a cada: X min". Configurando a cada "5" minutos, por exemplo, o programa realizará este salvamento do arquivo automaticamente durante o desenvolvimento do projeto:

Salvar automaticamente ao processar a estrutura

Outra opção de salvamento automático se encontra no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise:

Habilitando a opção Salvar automaticamente o projeto após o processamento, o programa fará o salvamento automático do arquivo caso seja solicitado o Processamento da estrutura. Basta uma das opções do processamento estar habilitada. Veja também o artigo: Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?.

Observação : Ressalta-se que sempre que for feita alguma alteração no projeto apenas título de teste, é recomendável primeiramente salvar o projeto com outro nome, evitando que as opções de salvamento automático alterem o projeto original.