Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Como recuperar um arquivo corrompido do AltoQi Eberick?

Na impossibilidade de abrir seu projeto através do seu arquivo de projeto .PRJ, o programa cria três cópias de segurança que permitem que o usuário recupere o trabalho realizado.

  • Arquivos .SAV – Este tipo de arquivo é gerado pelo programa no momento em que você abre seu projeto. Se o seu projeto é aberto corretamente uma cópia do arquivo original é criada com a extensão .SAV. Posteriores alterações no projeto não irão alterar este arquivo, até que o projeto seja fechado e aberto novamente.
  • Arquivos .BAK – Arquivos com extensão .BAK são gerados no momento em que você salva seu projeto. A mais nova atualização é salva com a extensão .PRJ, enquanto o arquivo anterior torna-se uma cópia com a extensão .BAK. Desta forma, arquivos .BAK contém as informações do projeto na penúltima vez em que ele foi salvo.
  • Arquivos .PRJ – CAD – Estes arquivos também são gerados no momento em que você salva seu projeto. Este arquivo possui todos os pavimentos do seu projeto, contendo apenas as informações de lançamento do seu projeto. Ao recuperar esta cópia de segurança, será necessário revisar as configurações adotadas no projeto.

Desta forma, ao acessar a pasta de um projeto criado, temos a visualização dos arquivos conforme destacada abaixo:


Recuperando um arquivo de projeto

A seguir serão descritos os procedimentos adequados para recuperar seu projeto através de uma cópia de segurança criada pelo AltoQi Eberick:

  • Abra o AltoQi Eberick e acesse o menu Arquivo - Abrir projeto estrutural.

  • Na janela de seleção de arquivos, alterar o tipo de arquivo visualizado para Todos os arquivos (*.*)

  • Primeiramente abra a cópia de segurança com a extensão .BAK
  • Caso esta alternativa retorne alguma mensagem de erro, recupera a cópia de segurança .PRJ-CAD e .SAV

Assim que for possível abrir alguma cópia de segurança, o programa irá solicitar que você salve este arquivo com um nome diferente do original. Após salvar sua cópia de segurança, seu projeto estará disponível como um arquivo .PRJ no local de salvamento.

Lembrando ainda que, caso esteja utilizando um projeto associado ao QiAlvenaria ou ao Gerenciador de desenhos do QiBuilder, é necessário localizar a pasta de projeto associado no computador, e a pasta Projeto Eberick dentro dela. E após localizar a cópia de segurança e gerar o novo .PRJ a partir dela, ao abrir novamente a sua edificação no AltoQi Eberick, estará disponível o novo arquivo para abertura com o nome que foi adotado durante a recuperação.

Observação: O programa dispõe de uma configuração que permite configurar um intervalo de tempo para salvar seu projeto automaticamente. Confira também: Como salvar automaticamente meu projeto no Eberick?