Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Como desabilitar a abertura do AltoQi Builder ao gerar uma arquivo no AltoQi Eberick?

Ao iniciar um novo projeto no AltoQi Eberick é criada uma edificação associada ao Gerenciador de Desenhos (AltoQi Builder). Essa edificação irá compor uma pasta, com uma estrutura de subpastas que o programa utiliza para armazenar todas as informações referente ao projeto criado. Com isso, ao gerar arquivos (como relatórios, planilhas, arquivo IFC sem quantitativos e DWG) o programa referência o AltoQi Builder para organizar na pasta correta o arquivo gerado. 

Para evitar que esse fluxo atrapalhe a sua produtividade durante o desenvolvimento do projeto é possível desabilitar a abertura do AltoQi Builder ao atualizar ou gerar novos arquivos no AltoQi Eberick.  Para isso:

  • Acesse a guia Estrutura, grupo Configurações, selecione o comando Sistema e em seguida a opção Sistema.
  • Na janela que se abre, desabilite a opção Abrir o AltoQi Builder ao realizar atualizações na janela Arquivos.

 

Observação : Ao gerar arquivos de pranchas ou exportar IFC com quantitativos , sempre será aberto o AltoQi Builder ou Gerenciador de desenhos, mesmo com a opção desabilitada.
  • Clique em OK para que as alterações sejam salvas. 
Observação : Em atualizações anteriores a 2023-02, em que esse recurso não está disponível, sugerimos deixar o Editor de Armaduras aberto. Assim, ao exportar um arquivo ele não irá abrir, organizando os arquivos gerados em segundo plano. Indicamos também utilizar o formato de visualização como "interna" durante as análises. Esse ajuste é feito na Guia Estrutura > Configurações > Desenho > Relatórios > Visualização.

Vale destacar que em relação às pranchas, ao gerar e utilizar o comando "Salvar desenho" elas são salvas diretamente no Editor de Armaduras para seguir com o fluxo de finalização, como descrito no artigo Como gerar e editar as pranchas finais do meu projeto estrutural?, e por isso o Builder é aberto. 

Já em relação ao modelo IFC, ao exportar é possível habilitar a opção Quantitativos :
 

O gerenciador de desenhos é bastante utilizado para realizar edições nas armaduras das lajes e para que o modelo IFC exportado com a opção de quantitativos esteja compatível com as pranchas das lajes, o Builder é aberto para analisar internamente as possíveis edições feitas nas lajes e incluí-las no quantitativo do IFC, de modo que não exista diferença entre os quantitativos utilizados no IFC e as pranchas entregues. Assim, para que o Builder não seja aberto ao exportar o IFC, você deve manter a configuração "Abrir o AltoQi Builder ao realizar atualizações na janela Arquivos" desmarcada e também gerar o IFC com a opção "Quantitativos" desmarcada. 

Assim, seguindo os procedimentos indicados neste artigo, ao gerar um arquivo, o Gerenciador de Desenhos (AltoQi Builder) não será aberto.