Lâmpadas e comandos

Exemplo: Cadastrando uma lâmpada

A plataforma Builder possibilita a inclusão de novas peça no cadastro através da criação e configuração de todos os parâmetros de definição de materiais, itens associados, dados de cálculo ou através da cópia de uma peça existente para que algumas informações do cadastro possam ser aproveitadas.

O processo de inserção de uma peça totalmente nova no cadastro resume-se nas seguintes etapas:

  • Criar os itens para serem inseridos na lista de materiais;
  • Criar a simbologia;
  • Associar os itens e símbolos para criar uma nova peça.

A seguir será apresentado o procedimento de cadastro de uma Lâmpada LED Bulbo com soquete E27 que não encontra-se disponível no cadastro de peças do programa.

Observação:  Para mais informações sobre como cadastrar uma nova peça no Builder recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.

1 - Cadastrando os Itens

Um Item representa exatamente um elemento do mundo real, um componente que pode ser adquirido individualmente para ser utilizado no projeto. Representa, portanto, as caixas, condutos, tomadas, disjuntores, etc., constantes dos catálogos de diversos fabricantes.

Observação: Os itens associados à uma peça são os itens que irão constar na lista de materiais quando esta peça for lançada no projeto.

Para que um item possa ser associado a uma peça, é necessário que este esteja cadastrado na tabela de itens, isto permite gerenciar os itens presentes no sistema.

Observação:  O cadastro de itens é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Item.

Nesta primeira etapa, iremos cadastrar o item  lâmpada. Para isso:
Observação: O item soquete já está incluso no cadastro padrão do programa.
  • Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
  • No diálogo Cadastro selecione a aba Itens;
Observação: Para este exemplo, utilizaremos uma Classe de itens existente. Contudo, é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe.
  • Selecione a Classe desejada, neste exemplo Lâmpadas Led;
  • Clique em Adicionar – Novo grupo;
  • O programa criará um novo Grupo de itens;
  • Selecione esse grupo e altere seu Nome, por exemplo Bulbo;
  • Selecione a Unidade que será exibida na lista de materiais, para este exemplo ;

  • Selecione o grupo criado e clique em Adicionar;
  • O programa criará um novo Item;
  • Selecione esse item e altere seu Nome, por exemplo 12 W (este nome será exibido na lista de materiais):

  • O item estará cadastrado;
  • Repita o procedimento para criar todos os itens desejados;
  • Clique em OK para finalizar.

2 - Cadastrando uma simbologia

Ao criarmos uma nova peça no programa existe a possibilidade de utilizar uma simbologia existente em nossa biblioteca de símbolos ou de criar uma nova simbologia.

Para o exemplo que estamos realizando utilizaremos a simbologia de uma lâmpada existente na biblioteca de símbolos do programa, tendo em vista que as simbologias de lâmpadas são idênticas. Se desejar cadastrar um novo símbolo, recomendamos a leitura dos artigos Criação de simbologia no AltoQi Builder e Como incluir uma simbologia na biblioteca do AltoQi Builder.

3 - Cadastrando a peça

A Peça é o elemento do sistema que faz a ligação entre os itens de orçamento, a simbologia de projeto e as conexões efetivamente lançadas nele.
Observação:  O cadastro de peças é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Peça.
Para cadastrar uma nova peça:
  • Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
  • No diálogo Cadastro selecione a aba Peças;

Observação: Para este exemplo, utilizaremos uma Classe de peças existente. Contudo, é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe de peça.

  • Selecione a Classe desejada, neste exemplo Lâmpadas Led;
  • Clique em Adicionar – Novo grupo de peças para conexão:

  • O programa criará um novo Grupo de peças;
  • Selecione esse grupo e altere seu Nome, por exemplo Bulbo;
  • Em Projeto de aplicação deixe como Sim apenas o projeto Fiação;
  • Defina as propriedades de IFC;

  • Selecione o grupo criado e clique em Adicionar;

  • O programa criará uma nova Peça.

3.1 - Definindo os dados da peça

3.1.1 - Peça

  • Selecione essa peça e altere seu Nome, por exemplo 12 W;
  • Informe a Descrição, por exemplo Lâmpada LED 12 W;
  • Informe a Descrição da simbologia, por exemplo Lâmpada LED (essa descrição será utilizada na legenda de símbolos do projeto);
  • Informe a Indicação, por exemplo LED;
  • Selecione a Aplicação (para lâmpadas deve-se selecionar Caixa).

3.1.2 - Representação

  • Informe a Posição, por exemplo Teto (define a elevação padrão da peça);
  • Em Posicionar campos selecione Sim;
  • Em Posicionar simbologia selecione Não;
  • Em Desenhar simbologia selecione Ambas;
  • Em Posicionar simbologia 3D selecione No plano formado pelos condutos.

3.1.3 - Geometria

  • Em Geometria preencha as dimensões da peça (valores utilizados na visão 3D);
Observação: Para a instalação desta lâmpada LED será utilizado um soquete, por isso, serão utilizadas as suas dimensões.

3.1.4 - Dados de cálculo

  • Em Requer aterramento, informe sobre a necessidade da peça possuir ou não aterramento:

3.1.5 - Pontos

  • Em Pontos, clique no final da linha e selecione o ícone . Será criado o Ponto 1;
  • Selecione o tipo de ponto como Lâmpada e defina as propriedades de quantidade, potência, fator de potência, rendimento, tipo de luminária, número de lâmpadas e fluxo luminoso de acordo com o catálogo da lâmpada escolhida:

Observação:  Para cadastrar uma luminária com mais de uma lâmpada deve-se alterar a informação Número de lâmpadas.

3.2 - Definindo os itens associados

O próximo passo será associar os itens necessários para a instalação da lâmpada de LED Bulbo 12 W (que serão contabilizados na lista de materiais). Para isso:

  • Clique no final da linha Itens associados. Selecione o ícone :

  • No diálogo Itens associados clique em ;
  • Selecione o Material, Lâmpadas Led, o Grupo, Bulbo, e o Item, 12 W (criados anteriormente no cadastro dos itens);
  • Repita o procedimento para inserir o soquete e outros itens desejados que serão listados na lista de materiais;

  • Pressione OK.

3.3 - Definindo a simbologia

Para finalizar serão inseridas as simbologias desejadas. Para isso: 

  • Pressione o ícone  referente a inclusão de símbolos 2D;

  • No diálogo Simbologia selecione a Classe e o Grupo onde encontra-se o símbolo desejado, por exemplo Simbologia Elétrica – Sem caixa – Lâmpada fluorescente;
Observação: Utilizaremos a simbologia de lâmpada fluorescente devido à semelhança entre as lâmpadas.
  • Selecione o símbolo desejado;
  • Pressione OK;
  • Repita este procedimento se desejar incluir mais símbolos em sua peça;

Observação:  Se um novo símbolo foi criado e salvo na biblioteca de símbolos, recomendamos a leitura do artigo Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada para inclui-lo na peça.

  • Neste momento o cadastro estará finalizado;
  • Clique em OK para fechar o diálogo;

Com os procedimentos descritos neste artigo é possível adicionar uma nova lâmpada no cadastro. Após cadastrar a nova peça ela estará disponível para lançamento no projeto.

Observação:  Para verificar o exemplo do cadastro de uma luminária com duas lâmpada  recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Cadastrando uma luminária com duas lâmpadas.