Simbologias

Criação de simbologia no AltoQi Builder

A plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias salvas na biblioteca de símbolos nas peças do cadastro e também para detalhamento do projeto. Desta forma, foi criada uma série com 3 artigos relacionados a utilização de símbolos, que apresentam os procedimentos desde a etapa de criação da simbologia, adição do símbolo na biblioteca de símbolos do programa, até a associação da simbologia em uma peça do cadastro.

Assim, caso seja necessário alterar a simbologia de uma peça existente no programa ou adicionar uma simbologia de um detalhe padrão que não está presente na biblioteca de símbolos do programa, é possível inserir o mesmo na biblioteca de símbolos do programa para posteriormente adicioná-los a um projeto ou peça do cadastro.

Pode-se criar um símbolo novo de 3 maneiras:

  1. Importando a simbologia; 
  2. Desenhando a simbologia;
  3. Editando uma simbologia da biblioteca de símbolos padrão do programa.

A seguir serão apresentados os procedimentos para criar a simbologia conforme cada uma das maneiras citadas.

Observações:
  1. Se no símbolo que será criado for necessário o preenchimento automático de alguns valores, deve-se incluir campos. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como incluir campos na criação de um símbolo.
  2. Para criar as novas simbologias no mesmo nível dos símbolos existentes recomendamos a leitura do artigo Cadastro de simbologias no mesmo nível das peças já cadastradas.

Importar a simbologia

Caso já possua a simbologia desejada em DWG/DXF/CAD é possível importá-la para o programa e em seguida adicionar a mesma à biblioteca de símbolos para que a mesma fique sempre disponível na plataforma AltoQi Builder. 

Para importar o desenho:

  • Acesse o menu "Arquivo" - "Novo" - "Novo";

  • Com o novo desenho aberto, acesse a guia "Elementos", grupo "Símbolos" e comando "Inserir arquivo";

  • Na janela aberta, selecione a extensão do arquivo desejado, como apresentado na imagem a seguir;

  • Selecione o arquivo desejado e clique em "Abrir" para carregar o arquivo no AltoQi Builder.
ObservaçãoPara garantir que a simbologia importada tenha um tamanho adequado recomendamos incluir um símbolo padrão do programa na tela para referência. Se o usuário julgar necessário, pode-se utilizar o comando Escalar (guia Desenhos - grupo Manipular) para alterar o tamanho do símbolo importado.

Desenhar uma nova simbologia

Uma simbologia pode também ser desenhada diretamente na plataforma AltoQi Builder através das ferramentas de CAD existentes nas abas "Desenhos" e "Elementos".

Editar uma simbologia da biblioteca padrão do programa

Para editar uma simbologia padrão do programa deve-se inicialmente acessar o comando “Inserir símbolo” localizado na aba "Elementos".

  • Localize a simbologia que será editada;
  • Habilite a opção “Inserir desagrupado”, conforme destacado na imagem a seguir;

  • Selecione e arraste o símbolo para a área de CAD;
  • Efetue as edições conforme desejado.
IMPORTANTE:  Sempre crie o seu símbolo na "horizontal".

A simbologia criada poderá ser salva na extensão .CAD ao selecionar o comando "Salvar", disponível na aba "Arquivo" - "Salvar", ou poderá ser incluída na biblioteca de símbolos do programa.