Cadastro

Configuração da representação bifilar realista no cadastro de peças

Com o intuito de agregar ainda mais qualidaderealismo e transparência aos elementos lançados em seu projeto na plataforma AltoQi Builder, é possível entregar um detalhamento realista, gerado a partir de uma planificação do que é mostrado na visualização 3D.

Como configurar a representação bifilar realista no cadastro de peças?

A representação do detalhamento realista também pode ser personalizada a partir do cadastro de peças.

Quando gerado o detalhamento realista, o modo de exibição da simbologia de cada peça é personalizado, agrupando ou não o símbolo 2D com a simbologia realista, como ilustrado na figura abaixo para as diferentes representações.


Para configurar a peça, acompanhe o procedimento a seguir.

  • Na guia Arquivo, selecione a opção Cadastro;
  • Na janela Cadastro que será apresentada, localize a peça que deseja configurar. Para isso, expanda a Classe de peças e, em seguida o Grupo de peças da respectiva peça. Neste exemplo, buscamos a classe Biblioteca BIM - Elétrica, o grupo Ponto de luz e a peça 100 W (parede);

  • Crie uma cópia da peça do cadastro padrão utilizando os botões Copiar e Colar, para que você possa personalizá-la;
  • Selecione a cópia da peça recém criada;
  • À direita da janela, no grupo Representação, defina o campo Bifilar realista de acordo com a representação individual que deseja para a peça quando a representação nas pranchas estiver como Bifilar realista (detalhada em Configuração da representação de detalhamentos nas pranchas):
    • Realista: Somente é representada a simbologia 3D da peça nos detalhamentos gerados em prancha.
    • Simbologia 2D: Somente é representada a simbologia 2D da peça nos detalhamentos gerados em prancha.
    • Ambas: É representada a simbologia 3D e a simbologia 2D da peça nos detalhamentos gerados em prancha.
  • Clique em OK para salvar as alterações.
Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?

Com o acompanhamento deste material será possível personalizar as peças do seu detalhamento, deixando-as com a representação desejada. Para inserir o detalhamento realista na prancha, acompanhe o artigo: Inclusão do detalhamento do projeto na prancha da plataforma AltoQi Builder.