Quando uma simbologia 3D representa um elemento que possui múltiplas conexões para condutos, podemos informar diferentes Entradas 3D . Isso fará com que a peça que utilizar este símbolo 3D tenha mais de um ponto de conexão para os condutos, reproduzindo no projeto, as conexões que serão feitas na vida real, elevando a qualidade do detalhamento e modelagem, evitando dúvidas de interpretação.
Para informar essas ligações volumétricas, utilizaremos a simbologia de uma bomba do tipo radial:
- Acesse o menu Arquivo – Cadastro ;
- No diálogo Cadastro selecione a aba Peças ;
- Busque pela Classe de peças e Grupo desejado. Neste exemplo, acesse a Classe Bomba Hidráulica - Incêndio e Grupo 3" x 2.1/2" ;
- Selecione a Peça cuja simbologia deseja incluir as ligações volumétricas. Neste exemplo, a Peça 10CV R128 ;
- Clique no botão Copiar e em seguida no botão Colar ;
- Selecione a Peça recém copiada;
- Altere o Nome , para que seja mais fácil identificar a peça;
- Clique no botão para editar a simbologia 3D;
-
Na janelaSimbologia 3Dque se abrirá somente será possível realizar a edição que desejamos em uma simbologia 3D criada pelo usuário, portanto, existem duas opções:
- Importar o símbolo 3D desejado, realizando o procedimento do artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça;
- Copiar e colar uma simbologia 3D da biblioteca padrão. Para exemplificar, se adotará esta opção;
- Selecione a sua simbologia (importada ou copiada) e clique no botão Posicionar simbologia ;
Na janela Posicionamento da simbologia 3D existem duas maneiras de inserir as ligações volumétricas na simbologia, através dos botões Entradas e Adicionar entradas .
Ao clicar em Entradas , a janela de Entradas 3D será aberta e ali é possível inserir os pontos de ligação volumétrica informando coordenadas em X, Y e Z em relação ao ponto de origem da simbologia.
- Para adicionar um ponto de ligação volumétrica desta maneira, clique em e informe as coordenadas, em cm, nos campos X, Y e Z. Para a bomba radial utilizada neste exemplo, pode ser inserido um ponto coincidente com a origem, no caso (0,0,0), para representar a conexão do conduto de entrada.
- Para remover algum ponto de ligação volumétrica, clique em ;
- Clique em OK para salvar a modificação.
Ao clicar em Adicionar entradas , fica habilitado a inserção de pontos de ligação volumétrica diretamente sobre a simbologia 3D exibida na janela.
- Primeiro enquadre a visualização próximo do ponto de ligação com os condutos. No caso da bomba, na extremidade da saída radial;
- Clique em Adicionar entradas e clique sobre os pontos desejados na simbologia, conforme exemplo da animação abaixo;
Após inserir os pontos sobre a simbologia, é possível acessar novamente as Entradas e conferir os pontos que foram adicionados.
Após a inserção das Entradas 3D, por qualquer um dos métodos utilizados, os pontos informados são identificados na simbologia com um ponto vermelho.
- Clique em OK na janela Posicionar simbologias 3D, para salvar as alterações;
- Clique em OK na janela Simbologias 3D.
Ainda na janela Cadastro , para que se possa utilizar os pontos informados na simbologia:
- No campo Pontos de ligação 3D , informe Sim.
- Clique em OK para finalizar o cadastro da peça.
Ao utilizar esta nova peça em seu projeto, as ligações volumétricas estarão disponíveis. Ao lançar a peça no croqui do projeto, os pontos de ligação são identificados por círculos vermelhos, como apresentado abaixo.
Com os procedimentos descritos neste artigo é possível informar ligações volumétricas na simbologia 3D e nas peças que a utilizam.