Simbologias

Como informar ligações volumétricas em um símbolo 3D e em uma peça?


Atualmente a plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias 2D e 3D nas peças do cadastro para proporcionar um maior detalhamento do projeto. Por padrão, algumas peças já possuem simbologias 3D inseridas, mas há a possibilidade de inserir novas simbologias ao cadastro.

Como informar ligações volumétricas (Entradas 3D)

Quando uma simbologia 3D representa um elemento que possui múltiplas conexões para condutos, podemos informar diferentes  Entradas 3D . Isso fará com que a peça que utilizar este símbolo 3D tenha mais de um ponto de conexão para os condutos, reproduzindo no projeto, as conexões que serão feitas na vida real, elevando a qualidade do detalhamento e modelagem, evitando dúvidas de interpretação.

Observação: Estes recursos estão disponíveis a partir da versão 2023 do AltoQi Builder. Para saber o resumo completo de atualizações do programa acesse o botão  Ajuda  , na barra de acesso rápido do Builder, opção Conteúdo  e selecione o tópico de atualizações na página aberta no seu navegador.

Para informar essas ligações volumétricas, utilizaremos a simbologia de uma bomba do tipo radial:

  • Acesse o menu  Arquivo – Cadastro ;
  • No diálogo  Cadastro  selecione a aba  Peças ;
  • Busque pela Classe de peças e Grupo desejado. Neste exemplo, acesse a Classe  Bomba Hidráulica - Incêndio  e Grupo  3" x 2.1/2" ;
  • Selecione a Peça cuja simbologia deseja incluir as ligações volumétricas. Neste exemplo, a Peça  10CV R128 ;
  • Clique no botão Copiar  e em seguida no botão Colar ;
ObservaçãoComo a única informação que desejamos alterar neste exemplo é a inclusão de ligação volumétrica na simbologia 3D, para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão. Se deseja criar uma peça nova, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.
  • Selecione  a Peça recém copiada;
  • Altere o  Nome , para que seja mais fácil identificar a peça;
  • Clique no botão     para editar a simbologia 3D;

  • Na janela 
    Simbologia 3D
     que se abrirá somente será possível realizar a edição que desejamos em uma simbologia 3D criada pelo usuário, portanto, existem duas opções:
    • Importar o símbolo 3D desejado, realizando o procedimento do artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça;
    • Copiar e colar uma simbologia 3D da biblioteca padrão. Para exemplificar, se adotará esta opção;

  • Selecione a sua simbologia (importada ou copiada) e clique no botão  Posicionar simbologia  ;

Na janela  Posicionamento da simbologia 3D  existem duas maneiras de inserir as ligações volumétricas na simbologia, através dos botões  Entradas   e  Adicionar entradas  .

Observação:   Se for necessário reposicionar a simbologia em relação a origem, é preferível que isso seja feito antes de incluir as ligações volumétricas para que os pontos fiquem corretamente sobre a simbologia. Para saber como reposicionar a simbologia 3D no cadastro, acompanhe o artigo Como deslocar e rotacionar simbologias 3D no cadastro de peças do AltoQi Builder?.

Ao clicar em  Entradas  , a janela de  Entradas 3D  será aberta e ali é possível inserir os pontos de ligação volumétrica informando coordenadas em X, Y e Z em relação ao ponto de origem da simbologia.

  • Para adicionar um ponto de ligação volumétrica desta maneira, clique em   e informe as coordenadas, em cm, nos campos X, Y e Z. Para a bomba radial utilizada neste exemplo, pode ser inserido um ponto coincidente com a origem, no caso (0,0,0), para representar a conexão do conduto de entrada.

  • Para remover algum ponto de ligação volumétrica, clique em  ;
  • Clique em  OK  para salvar a modificação. 

Ao clicar em  Adicionar entradas  , fica habilitado a inserção de pontos de ligação volumétrica diretamente sobre a simbologia 3D exibida na janela.

  • Primeiro enquadre a visualização próximo do ponto de ligação com os condutos. No caso da bomba, na extremidade da saída radial;
  • Clique em  Adicionar entradas  e clique sobre os pontos desejados na simbologia, conforme exemplo da animação abaixo;

Após inserir os pontos sobre a simbologia, é possível acessar novamente as  Entradas    e conferir os pontos que foram adicionados.

Após a inserção das Entradas 3D, por qualquer um dos métodos utilizados, os pontos informados são identificados na simbologia com um ponto vermelho. 

  • Clique em  OK  na janela Posicionar simbologias 3D, para salvar as alterações;
  • Clique em  OK  na janela Simbologias 3D.

Ainda na janela  Cadastro , para que se possa utilizar os pontos informados na simbologia:

  • No campo  Pontos de ligação 3D , informe Sim.
Observação: Ressalta-se que o campo Pontos de ligação 3D somente ficará disponível para ativação após o cadastro das ligações volumétricas na simbologia 3D da peça.  Além disso, alguns elementos possuem propriedade específica de ligação volumétrica, onde a conexão de condutos pode se dar sobre qualquer superfície do elemento sem especificar um ponto específico, são estes: Reservatórios de Concreto, Aquecedores de acumulação (verticais e horizontais), Placas solares e Módulos Fotovoltaicos.

  • Clique em   OK   para finalizar o cadastro da peça.

Ao utilizar esta nova peça em seu projeto, as ligações volumétricas estarão disponíveis. Ao lançar a peça no croqui do projeto, os pontos de ligação são identificados por círculos vermelhos, como apresentado abaixo.

Observação: Deve-se desabilitar os filtros de número de entradas , diâmetro, ângulo e sentido do fluxo na janela Peça para que a peça cadastrada com as ligações seja sugerida. O AltoQi Builder não aplica estes filtros quando as ligações volumétricas estão habilitadas numa peça, portanto o usuário deve ter o cuidado de lançar condutos compatíveis com as entradas informadas pelo fabricante na peça.

 

Com os procedimentos descritos neste artigo é possível informar ligações volumétricas na simbologia 3D e nas peças que a utilizam.