Lâmpadas e comandos

Exemplo: Como alterar o fluxo luminoso de uma lâmpada?

No cadastro de peças do AltoQi Elétrico, existe uma ampla variedade de lâmpadas cadastradas, como fluorescentes, incandescentes, halógenas, leds, etc.

Cada uma dessas lâmpadas, além da potência nominal, que é um fator determinante para a escolha da peça adequada ao projeto, possuem um dado de cálculo chamado Fluxo Luminoso.

Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte, medida em lúmens, na tensão nominal de funcionamento.

ObservaçãoO Fluxo luminoso para lâmpadas de mesma potência, pode variar de acordo com o fabricante, portanto, quando utilizam-se produtos específicos, é importante conferir se os dados do catálogo do fabricante estão de acordo com os do cadastro do programa.

Para alterar o fluxo luminoso existem duas opções:

  • Criar uma nova peça com o valor do fluxo luminoso desejado;
  • Alterar o valor do fluxo luminoso durante a execução do comando Distribuir lâmpadas (Método dos lúmens).

A criação de uma nova peça é recomendada quando o usuário desejar criar uma peça personalizada, alterando todas as informações desejadas. Se o usuário desejar utilizar uma peça padrão do programa mas utilizar outro valor de fluxo luminoso (por exemplo em peças com a mesma potência mas com fluxos luminosos diferentes pois são de fabricantes diferentes) pode-se alterar esta informação durante a execução do comando Distribuir lâmpadas.

Alterando o fluxo luminoso no cadastro de peças 

O cadastro de peças do AltoQi Elétrico possui a informação do Fluxo luminoso para cada lâmpada cadastrada. Neste caso é necessário criar uma nova peça para que um novo valor seja informado.

Neste exemplo iremos copiar uma peça existente e apenas editar a informação do fluxo luminoso, porém se o usuário desejar é possível cadastrar uma peça nova com todas as informações desejadas.

Copiando e Colando a peça

Como a única informação que desejamos alterar é o Fluxo luminoso (lúmens), para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão.



Observação Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro

Editando as informações 

Após realizarmos a cópia da peça podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:

  • Selecionar a peça recém criada;
ObservaçãoUma forma de verificar se a peça no cadastro do programa se configura como peça de usuário: é uma simbologia mais clara (esmaecida) e código nulo.
  • Recomendamos alterar o Nome, para que seja mais fácil identificar a peça;
  • Alterar o Fluxo luminoso (lúmens) para os valores retirados dos catálogos dos fabricantes;
Observação: Se o usuário desejar, pode-se alterar a Descrição simbologia, a Indicação, os Itens associados, a Posição, a Geometria, outros Dados de Cálculos, as simbologias, etc.



  • Clicar em OK.

Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para seleção durante a execução do comando Distribuir lâmpadas e o fluxo luminoso será preenchido automaticamente com o valor cadastrado.


Alterando o fluxo luminoso durante o comando Distribuir lâmpadas 

O Método dos lúmens é um processo de cálculo organizado em etapas, que tem por função definir todas as variáveis necessárias para o dimensionamento correto do nível de iluminação de um recinto.

Para alterar as propriedades de fluxo luminoso de uma lâmpada durante a execução do comando, proceda da seguinte maneira:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Lançamento elétrico, comando Distribuir lâmpadas;
  • Informe a área onde as lâmpadas serão distribuídas;
Observação: Ao utilizar este comando, o programa mostra o fluxo luminoso total do conjunto de lâmpadas utilizadas. Ou seja, caso a luminária contenha duas lâmpadas, o fluxo mostrado na janela será multiplicado por 2.
  • Na janela Distribuir lâmpadas selecione a peça desejada;
  • Defina, no momento do cálculo, o fluxo luminoso desejado;
Observação: Neste caso, o fluxo luminoso informado será utilizado apenas para esse cálculo, se for necessário distribuir lâmpadas em outro ambiente será necessário alterar o fluxo luminoso novamente.



  • Informe o ponto diretor das lâmpadas para finalizar o lançamento.

Realizando este procedimento a determinação da quantidade de lâmpadas necessárias para o ambiente será de acordo com o valor do fluxo luminoso indicado pelo usuário.

Com os procedimentos descritos nesse artigo verificamos quais são os procedimentos que permitem alterar o fluxo luminoso de uma lâmpada. Cabe ao usuário decidir qual situação melhor se adapta ao seu caso.

Colaborador: Eng.º César Augusto Branco do Rosário