Como cadastrar lâmpadas e interruptores no Builder?
A plataforma Builder possibilita a inclusão de novas peça no cadastro através da criação e configuração de todos os parâmetros de definição de materiais, itens associados, dados de cálculo ou através da cópia de uma peça existente para que algumas informações do cadastro possam ser aproveitadas.
Na sequência, são apresentados exemplos completos de cadastro de luminárias e lâmpadas, contemplando diferentes cenários de uso. Os exemplos destacam o preenchimento e o ajuste de informações e parâmetros relevantes, incluindo dados que impactam diretamente nos critérios de cálculo, com o objetivo de servir como referência prática para a criação ou adaptação de novos cadastros.
Sumário
- Exemplo: Cadastrando uma lâmpada
- Exemplo: Como alterar o fluxo luminoso de uma lâmpada?
- Exemplo: Cadastrando uma luminária com duas lâmpadas
- Exemplo: Cadastrando um interruptor paralelo de seis teclas
Exemplo: Cadastrando uma lâmpada
O processo de inserção de uma peça totalmente nova no cadastro resume-se nas seguintes etapas:
1 - Criar os itens para serem inseridos na lista de materiais;
2 - Criar a simbologia;
3 - Associar os itens e símbolos para criar uma nova peça.
A seguir será apresentado o procedimento de cadastro de uma Lâmpada LED Bulbo com soquete E27 que não encontra-se disponível no cadastro de peças do programa.

Para mais informações sobre como cadastrar uma nova peça no Builder recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.
1 - Cadastrando os Itens
Um Item representa exatamente um elemento do mundo real, um componente que pode ser adquirido individualmente para ser utilizado no projeto. Representa, portanto, as caixas, condutos, tomadas, disjuntores, etc., constantes dos catálogos de diversos fabricantes.
Os itens associados à uma peça são os itens que irão constar na lista de materiais quando esta peça for lançada no projeto.
Para que um item possa ser associado a uma peça, é necessário que este esteja cadastrado na tabela de itens, isto permite gerenciar os itens presentes no sistema.
O cadastro de itens é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Item.
O item soquete já está incluso no cadastro padrão do programa.
- Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
- No diálogo Cadastro selecione a aba Itens;
Para este exemplo, utilizaremos uma Classe de itens existente. Contudo, é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe.
- Selecione a Classe desejada, neste exemplo Lâmpadas Led;
- Clique em Adicionar – Novo grupo;

- O programa criará um novo Grupo de itens;
- Selecione esse grupo e altere seu Nome, por exemplo Bulbo;
- Selecione a Unidade que será exibida na lista de materiais, para este exemplo pç;

- Selecione o grupo criado e clique em Adicionar;
- O programa criará um novo Item;
- Selecione esse item e altere seu Nome, por exemplo 12 W (este nome será exibido na lista de materiais):

- O item estará cadastrado;
- Repita o procedimento para criar todos os itens desejados;
- Clique em OK para finalizar.
2 - Cadastrando uma simbologia
Ao criarmos uma nova peça no programa existe a possibilidade de utilizar uma simbologia existente em nossa biblioteca de símbolos ou de criar uma nova simbologia.
Para o exemplo que estamos realizando utilizaremos a simbologia de uma lâmpada existente na biblioteca de símbolos do programa, tendo em vista que as simbologias de lâmpadas são idênticas. Se desejar cadastrar um novo símbolo, recomendamos a leitura dos artigos Criação de simbologia no AltoQi Builder e Como incluir uma simbologia na biblioteca do AltoQi Builder.
3 - Cadastrando a peça
O cadastro de peças é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Peça.
- Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
- No diálogo Cadastro selecione a aba Peças;
Para este exemplo, utilizaremos uma Classe de peças existente. Contudo, é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe de peça.
- Selecione a Classe desejada, neste exemplo Lâmpadas Led;
- Clique em Adicionar – Novo grupo de peças para conexão:

- O programa criará um novo Grupo de peças;
- Selecione esse grupo e altere seu Nome, por exemplo Bulbo;
- Em Projeto de aplicação deixe como Sim apenas o projeto Fiação;
- Defina as propriedades de IFC;

- Selecione o grupo criado e clique em Adicionar;

- O programa criará uma nova Peça.
3.1 - Definindo os dados da peça
3.1.1 - Peça
- Selecione essa peça e altere seu Nome, por exemplo 12 W;
- Informe a Descrição, por exemplo Lâmpada LED 12 W;
- Informe a Descrição da simbologia, por exemplo Lâmpada LED (essa descrição será utilizada na legenda de símbolos do projeto);
- Informe a Indicação, por exemplo LED;
- Selecione a Aplicação (para lâmpadas deve-se selecionar Caixa).

3.1.2 - Representação
- Informe a Posição, por exemplo Teto (define a elevação padrão da peça);
- Em Posicionar campos selecione Sim;
- Em Posicionar simbologia selecione Não;
- Em Desenhar simbologia selecione Ambas;
- Em Posicionar simbologia 3D selecione No plano formado pelos condutos.

3.1.3 - Geometria
- Em Geometria preencha as dimensões da peça (valores utilizados na visão 3D);
Para a instalação desta lâmpada LED será utilizado um soquete, por isso, serão utilizadas as suas dimensões.

3.1.4 - Pontos
- Em Pontos, clique no final da linha e selecione o ícone
. Será criado o Ponto 1; - Selecione o tipo de ponto como Lâmpada e defina as propriedades de quantidade, potência, fator de potência, rendimento, tipo de luminária, número de lâmpadas e fluxo luminoso de acordo com o catálogo da lâmpada escolhida:

Em Requer aterramento, informe sobre a necessidade da peça possuir ou não aterramento.
Para cadastrar uma luminária com mais de uma lâmpada deve-se alterar a informação Número de lâmpadas.
3.2 - Definindo os itens associados
O próximo passo será associar os itens necessários para a instalação da lâmpada de LED Bulbo 12 W (que serão contabilizados na lista de materiais). Para isso:
- Clique no final da linha Itens associados. Selecione o ícone
:

- No diálogo Itens associados clique em
; - Selecione o Material, Lâmpadas Led, o Grupo, Bulbo, e o Item, 12 W (criados anteriormente no cadastro dos itens);
- Repita o procedimento para inserir o soquete e outros itens desejados que serão listados na lista de materiais;

- Pressione OK.
3.3 - Definindo a simbologia
Para finalizar serão inseridas as simbologias desejadas. Para isso:
- Pressione o ícone
referente a inclusão de símbolos 2D;

- No diálogo Simbologia selecione a Classe e o Grupo onde encontra-se o símbolo desejado, por exemplo Simbologia Elétrica – Sem caixa – Lâmpada fluorescente;
Utilizaremos a simbologia de lâmpada fluorescente devido à semelhança entre as lâmpadas.
- Selecione o símbolo desejado;
- Pressione OK;
- Repita este procedimento se desejar incluir mais símbolos em sua peça;

Se um novo símbolo foi criado e salvo na biblioteca de símbolos, recomendamos a leitura do artigo Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada para inclui-lo na peça.
- Neste momento o cadastro estará finalizado;
- Clique em OK para fechar o diálogo;
Com os procedimentos descritos neste artigo é possível adicionar uma nova lâmpada no cadastro. Após cadastrar a nova peça ela estará disponível para lançamento no projeto.
Para verificar o exemplo do cadastro de uma luminária com duas lâmpada recomendamos a leitura da seção Exemplo: Cadastrando uma luminária com duas lâmpadas.
No cadastro de peças do AltoQi Elétrico, existe uma ampla variedade de lâmpadas cadastradas, como fluorescentes, incandescentes, halógenas, leds, etc.
Cada uma dessas lâmpadas, além da potência nominal, que é um fator determinante para a escolha da peça adequada ao projeto, possuem um dado de cálculo chamado Fluxo Luminoso.
Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte, medida em lúmens, na tensão nominal de funcionamento.
O Fluxo luminoso para lâmpadas de mesma potência, pode variar de acordo com o fabricante, portanto, quando utilizam-se produtos específicos, é importante conferir se os dados do catálogo do fabricante estão de acordo com os do cadastro do programa.
Para alterar o fluxo luminoso existem duas opções:
- Criar uma nova peça com o valor do fluxo luminoso desejado;
- Alterar o valor do fluxo luminoso durante a execução do comando Distribuir lâmpadas (Método dos lúmens).
A criação de uma nova peça é recomendada quando o usuário desejar criar uma peça personalizada, alterando todas as informações desejadas. Se o usuário desejar utilizar uma peça padrão do programa mas utilizar outro valor de fluxo luminoso (por exemplo em peças com a mesma potência mas com fluxos luminosos diferentes pois são de fabricantes diferentes) pode-se alterar esta informação durante a execução do comando Distribuir lâmpadas.
1 - Alterando o fluxo luminoso no cadastro de peças
O cadastro de peças do AltoQi Elétrico possui a informação do Fluxo luminoso para cada lâmpada cadastrada. Neste caso é necessário criar uma nova peça para que um novo valor seja informado.
Neste exemplo iremos copiar uma peça existente e apenas editar a informação do fluxo luminoso, porém se o usuário desejar é possível cadastrar uma peça nova com todas as informações desejadas.
1.1 - Copiando e Colando a peça
Como a única informação que desejamos alterar é o Fluxo luminoso (lúmens), para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão.

Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro.
1.2 - Editando as informações
Após realizarmos a cópia da peça podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:
- Selecionar a peça recém criada;
Uma forma de verificar se a peça no cadastro do programa se configura como peça de usuário: é uma simbologia mais clara (esmaecida) e código nulo.
- Recomendamos alterar o Nome, para que seja mais fácil identificar a peça;
- Alterar o Fluxo luminoso (lúmens) para os valores retirados dos catálogos dos fabricantes;
Se o usuário desejar, pode-se alterar a Descrição simbologia, a Indicação, os Itens associados, a Posição, a Geometria, outros Dados de Cálculos, as simbologias, etc.
- Clicar em OK.

Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para seleção durante a execução do comando Distribuir lâmpadas e o fluxo luminoso será preenchido automaticamente com o valor cadastrado.

2 - Alterando o fluxo luminoso durante o comando Distribuir lâmpadas
O Método dos lúmens é um processo de cálculo organizado em etapas, que tem por função definir todas as variáveis necessárias para o dimensionamento correto do nível de iluminação de um recinto.
Para alterar as propriedades de fluxo luminoso de uma lâmpada durante a execução do comando, proceda da seguinte maneira:
- Acesse a guia Lançamento, grupo Lançamento elétrico, comando Distribuir lâmpadas;
- Informe a área onde as lâmpadas serão distribuídas;
Ao utilizar este comando, o programa mostra o fluxo luminoso total do conjunto de lâmpadas utilizadas. Ou seja, caso a luminária contenha duas lâmpadas, o fluxo mostrado na janela será multiplicado por 2.
- Na janela Distribuir lâmpadas selecione a peça desejada;
- Defina, no momento do cálculo, o fluxo luminoso desejado;
Neste caso, o fluxo luminoso informado será utilizado apenas para esse cálculo, se for necessário distribuir lâmpadas em outro ambiente será necessário alterar o fluxo luminoso novamente.

- Informe o ponto diretor das lâmpadas para finalizar o lançamento.
Realizando este procedimento a determinação da quantidade de lâmpadas necessárias para o ambiente será de acordo com o valor do fluxo luminoso indicado pelo usuário.
Com os procedimentos descritos nesse artigo verificamos quais são os procedimentos que permitem alterar o fluxo luminoso de uma lâmpada. Cabe ao usuário decidir qual situação melhor se adapta ao seu caso.
A plataforma Builder possibilita a inclusão de novas peças no cadastro através da criação e configuração de todos os parâmetros de definição de materiais, itens associados, dados de cálculo ou através da cópia de uma peça existente para que algumas informações do cadastro possam ser aproveitadas.
O processo de inserção de uma peça totalmente nova no cadastro resume-se nas seguintes etapas:
1 - Criar os itens para serem inseridos na lista de materiais;2 - Criar a simbologia;
3 - Associar os itens e símbolos para criar uma nova peça.
Para mais informações sobre como cadastrar uma nova peça no Builder recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.
A seguir será apresentado o procedimento de cadastro de uma luminária de sobrepor para 2 lâmpadas tubulares LED (neste exemplo usaremos uma lâmpada de 9 W) que não encontra-se disponível no cadastro de peças do programa.

1 - Cadastrando os itens
Um Item representa exatamente um elemento do mundo real, um componente que pode ser adquirido individualmente para ser utilizado no projeto. Representa, portanto, as caixas, condutos, tomadas, disjuntores, etc., constantes nos catálogos de diversos fabricantes.
Os itens associados à uma peça são os itens que irão constar na lista de materiais quando esta peça for lançada no projeto.
Para fazer a correta instalação da luminária indicada acima será necessário:
- 1 luminária de sobrepor para 2 lâmpadas tubulares LED;
- 2 lâmpadas tubulares LED de 9 W;
- 4 soquetes base G13;
- 1 caixa octogonal PVC 3x3".
Para que um item possa ser associado a uma peça, é necessário que este esteja cadastrado na tabela de itens, isto permite gerenciar os itens presentes no sistema.
O cadastro de itens é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Item.
Dos itens indicados acima somente a luminária de sobrepor para 2 lâmpadas tubulares LED não encontra-se em nosso cadastro padrão, portanto iremos cadastrá-la. Para isso:
- Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
- No diálogo Cadastro selecione a aba Itens;
Para este exemplo, utilizaremos uma Classe e um Grupo de itens existentes. Contudo, é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe e criar um novo grupo em Adicionar - Novo grupo.
- Selecione a Classe desejada, neste exemplo Luminária e acessórios;
- Selecione o Grupo desejado, neste exemplo Luminária tubular LED;
- Clique em Adicionar;
- O programa criará um novo Item;
- Selecione esse item e altere seu Nome, por exemplo Luminária tubular de sobrepor 2 lâmpadas LED (este nome será exibido na lista de materiais):

- O item estará cadastrado;
- Repita o procedimento caso deseje criar mais itens;
- Clique em OK para finalizar.
2 - Cadastrando uma simbologia
Ao criarmos uma nova peça no programa, existe a possibilidade de utilizar uma simbologia existente em nossa biblioteca de símbolos ou de criar uma nova simbologia.
Para o exemplo que estamos realizando utilizaremos a simbologia de uma lâmpada existente na biblioteca de símbolos do programa. Se desejar cadastrar um novo símbolo, recomendamos a leitura dos artigos Criação de simbologia no AltoQi Builder e Como incluir uma simbologia na biblioteca do AltoQi Builder.
3 - Cadastrando a peça
A Peça é o elemento do sistema que faz a ligação entre os itens de orçamento, a simbologia de projeto e as conexões efetivamente lançadas nele.
O cadastro de peças é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Peça.
Para cadastrar uma nova peça:
- Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
- No diálogo Cadastro selecione a aba Peças;
Para este exemplo, utilizaremos uma Classe e um Grupo de peças existentes. Contudo, é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe de peça e criar um novo grupo em Adicionar - Novo grupo de peças para conexão.
- Selecione a Classe desejada, neste exemplo Lâmpadas Led;
- Selecione o Grupo desejado, neste exemplo Tubulares (Taschibra);
- Clique em Adicionar;

- O programa criará uma nova Peça.
3.1 - Definindo os dados da peça
3.1.1 - Peça
- Selecione essa peça e altere seu Nome, por exemplo 2x9 W;
- Informe a Descrição, por exemplo Luminária de sobrepor p/ lâmpada led tubular;
- Informe a Descrição da simbologia, por exemplo Lâmpada LED (essa descrição será utilizada na legenda de símbolos do projeto);
- Informe a Indicação, por exemplo LED;
- Selecione a Aplicação (para lâmpadas deve-se selecionar Caixa).

Também possível adicionar Pontos de ligação 3D para esta peça, a partir da adição de uma simbologia 3D, que pode ser verificado no artigo Como informar ligações volumétricas em um símbolo 3D e em uma peça?
3.1.2 - Representação
- Informe a Posição, por exemplo Teto (define a elevação padrão da peça);
- Em Posicionar campos selecione Sim;
- Em Posicionar simbologia selecione Não;
- Em Desenhar simbologia selecione Ambas;
- Em Posicionar simbologia 3D selecione No plano formado pelos condutos.

Em Bifilar realista, as opções são explicadas no artigo Configuração da representação bifilar realista no cadastro de peças.
- Em Geometria preencha as dimensões da peça (valores utilizados na visão 3D);
Estas dimensões devem ser verificadas no catálogo dos fornecedores.

3.1.4 - Pontos
- Em Pontos, clique no final da linha e selecione o ícone
. Será criado o Ponto 1; - Selecione o tipo de ponto como Lâmpada e defina as propriedades de quantidade, potência, fator de potência, rendimento, tipo de luminária, número de lâmpadas e fluxo luminoso de acordo com o catálogo da lâmpada escolhida;
Em Requer aterramento, informe sobre a necessidade da peça possuir ou não aterramento.
Para cadastrar uma luminária com mais de uma lâmpada deve-se alterar a informação Número de lâmpadas e deve-se informar a Potência (W) e o Fluxo luminoso de apenas uma lâmpada.

3.2 - Definindo os itens associados
O próximo passo será associar os itens necessários para a instalação da Lâmpada LED - Tubular (Taschibra) - 2x9 W (que serão contabilizados na lista de materiais). Para isso:
- Clique no final da linha Itens associados. Selecione o ícone
:

- No diálogo Itens associados clique em
; - Selecione o Material, Lâmpadas Led, o Grupo, Tubular Led, o Item, 9 W, e informe a Quantidade, 2;
- Repita o procedimento para inserir a luminária, o soquete, a caixa octogonal e outros itens desejados que serão listados na lista de materiais;

- Pressione OK.
3.3 - Definindo a simbologia
Para finalizar serão inseridas as simbologias desejadas. Para isso:
- Pressione o ícone
referente a inclusão de símbolos 2D;

- No diálogo Simbologia selecione a Classe e o Grupo onde encontra-se o símbolo desejado, por exemplo Simbologia Elétrica – Sem caixa – Lâmpada fluorescente;
Utilizaremos a simbologia de lâmpada fluorescente devido à semelhança entre as lâmpadas.
- Selecione o símbolo desejado;
- Pressione OK;
- Repita este procedimento se desejar incluir mais símbolos em sua peça;

Se um novo símbolo foi criado e salvo na biblioteca de símbolos, recomendamos a leitura do artigo Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada para inclui-lo na peça.
- Neste momento o cadastro estará finalizado;
- Clique em OK para fechar o diálogo;

Com os procedimentos descritos neste artigo é possível adicionar uma nova lâmpada no cadastro. Após cadastrar a nova peça ela estará disponível para lançamento no projeto.

Para realizar o lançamento de uma combinação de pontos diferente das existentes no programa será necessário criar uma peça e um conjunto de pontos com a combinação desejada.
Para verificar como realizar estes procedimentos recomendamos a leitura dos artigos:
- Exemplo: Cadastrando um interruptor paralelo de seis teclas (esta seção)
- Cadastrando um conjunto
- Lançando um interruptor paralelo de seis teclas
O exemplo exibido no artigo exibe a combinação de seis teclas paralelas mas este procedimento pode ser realizado para criar qualquer combinação.
Cadastrando um interruptor paralelo de seis teclas
A plataforma AltoQi Builder possibilita a inclusão de novas peça no cadastro através da criação e configuração de todos os parâmetros de definição de materiais, itens associados, dados de cálculo ou através da cópia de uma peça existente para que algumas informações do cadastro possam ser aproveitadas.
O processo de inserção de uma peça totalmente nova no cadastro resume-se nas seguintes etapas:
1 - Criar os itens para serem inseridos na lista de materiais;
2 - Criar a simbologia;
3 - Associar os itens e símbolos para criar uma nova peça.
Em instalações elétricas é muito comum existir a necessidade de lançar um grande número de interruptores em uma mesma caixa 2x4" ou 4x4", portanto, a seguir será apresentado o procedimento de cadastro de um interruptor paralelo de seis teclas que não encontra-se disponível no cadastro de peças do programa.

Para mais informações sobre como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.
1 - Cadastrando os Itens
Um Item representa exatamente um elemento do mundo real, um componente que pode ser adquirido individualmente para ser utilizado no projeto. Representa, portanto, as caixas, condutos, tomadas, disjuntores, etc.., constantes dos catálogos de diversos fabricantes.
Para que um item possa ser associado a uma peça, é necessário que este esteja cadastrado na tabela de itens, isto permite gerenciar os itens presentes no sistema.
O cadastro de itens é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Item.
Nesta primeira etapa, iremos cadastrar o item " Placa 4x4" - Interruptor paralelo de três teclas" que não existem em nosso cadastro. Para isso:
- Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
- No diálogo Cadastro selecione a aba Itens;
Para este exemplo, utilizaremos uma Classe e Grupo de itens existentes, se desejar é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe e um novo grupo em Adicionar - Novo grupo.
- Selecione a Classe desejada, neste exemplo Dispositivo Elétrico – embutido;
- Selecione o Grupo desejado, neste exemplo Placa 4x4”;
- Clique em Adicionar;

- O programa criará um novo Item;
- Selecione esse item e altere seu Nome, por exemplo Interruptor 3 teclas paralelas (este nome será exibido na lista de materiais);
- O item estará cadastrado;

- Repita o procedimento para criar todos os Itens desejados;
- Clique em OK para finalizar.
2 - Cadastrando uma simbologia
Ao criarmos uma nova peça no programa existe a possibilidade de utilizar uma simbologia existente em nossa biblioteca de símbolos ou de criar uma nova simbologia. Para o exemplo que estamos realizando será necessário criar um novo símbolo.
2.1 - Criando a nova simbologia
A forma mais prática de criar uma nova simbologia e garantir que esta tenha o tamanho correto é utilizar uma simbologia existente e editá-la conforme a nova necessidade. Nesse exemplo vamos editar uma simbologia que representa um interruptor paralelo de três teclas e inserir mais campos para os novos comandos. Para isso:
- Abra o AltoQi Builder;
- Acesse o menu Arquivo – Novo – Novo;
- Acesse a guia Elementos, grupo Símbolos, comando Inserir símbolos;

- Na janela Símbolos selecione uma biblioteca, por exemplo Simbologia Elétrica – Com caixa – Interruptores;

- Selecione a simbologia desejada;
- Habilite as opções Inserir rotacionado em e Inserir desagrupado;

- Arraste a simbologia para o desenho;
- Digite 0,0 e pressione Enter para posiciona-la no desenho;
- Pressione Esc para finalizar.

Com o símbolo inserido no desenho devemos inserir mais três comandos e três representações do interruptor nesta simbologia para ela atender a um interruptor de seis teclas.
Para inserir as representações no desenho deve-se editar a simbologia existente através das ferramentas de CAD disponíveis na guia Desenhos, como por exemplo, copiar, estender e mover.

Após editar o desenho será necessário incluir 6 campos de Comando no desenho.

Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como incluir campos na criação de um símbolo.

Observação: Para certificar-se que elementos adicionados possuem as mesmas características que as simbologias originais do programa recomendamos a leitura do artigo Cadastro de simbologias no mesmo nível das peças já cadastradas.
2.2 - Salvando a simbologia na biblioteca de símbolos
Uma vez editada a simbologia, deve-se incluí-la na Biblioteca de Símbolos do programa. Isto a tornará disponível para inserção em quantas peças do cadastro for necessário.
Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como incluir uma simbologia na biblioteca do AltoQi Builder.
Lembramos que para salvar um novo símbolo na biblioteca é necessário selecionar uma biblioteca de usuário.

Após salvar a nova simbologia na biblioteca de símbolos, pode-se fechar o desenho, não sendo necessário salvar o arquivo (pois já está gravado como símbolo).
3- Cadastrando a peça
A Peça é o elemento do sistema que faz a ligação entre os Itens de orçamento, a simbologia de projeto e as Conexões efetivamente lançadas nele.
O cadastro de peças é organizado em forma hierárquica, da seguinte maneira: Classe, Grupo e Peça.
Para este exemplo, iremos Copiar uma peça existente no programa para utilizá-la como referência. Portanto, para copiar uma peça e editar as informações da nova peça:
- Acesse o menu Arquivo – Cadastro;
- No diálogo Cadastro selecione a aba Peças;
- Selecione a Classe desejada, neste exemplo Biblioteca BIM - Elétrica;
- Selecione o Grupo desejado, neste exemplo Pontos de comando;
Para este exemplo, utilizaremos uma Classe e Grupo de itens existentes, se desejar é possível criar uma nova classe em Adicionar – Nova classe e um novo grupo em Adicionar - Novo grupo.
- Selecione a Peça desejada, neste exemplo Interruptor paralelo - 2 teclas;
- Clique nos comandos Copiar e Colar;

- O programa criará uma nova Peça exatamente igual à que serviu de referência;
3.1 - Definindo os dados da nova peça
- Selecione essa peça e altere seu Nome, por exemplo: paralelo - 6 teclas;
- Informe a Descrição, por exemplo: Interruptor paralelo 6 teclas a 1,20m do piso;
- Informe a Descrição da simbologia, por exemplo: Interruptor paralelo 6 teclas a 1,20m do piso (essa descrição será utilizada na legenda de símbolos do projeto);
- Em Pontos - Ponto 1 - Quantidade informe 6;

3.2 - Definindo a simbologia
O próximo passo será excluir os símbolos associados a peça e inserir as novas simbologias desejadas. Para isso:
- Pressione o botão - e confirme a exclusão de todos os símbolos 2D;

- Pressione o botão + referente a inclusão de símbolos 2D;

- Será aberto o diálogo Simbologia;
Para incluir a simbologia criada anteriormente será necessário criar um Novo grupo e depois adicionar a simbologia neste novo grupo. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada.

- Quando o novo símbolo tiver sido adicionado selecione-o;
- Clique em OK;
3.3 - Definindo os itens associados
Para finalizar o cadastro da peça iremos associar os itens necessários para a instalação do interruptor (que serão contabilizados na lista de materiais), para isso:
- Em Itens associados clique em ...;

- No diálogo Itens associados altere o item Interruptor 2 teclas paralelas para o item criado anteriormente, Interruptor 3 teclas paralelas;
- Informe a Quantidade: 2;
- Se desejar inclua mais itens através do botão +;
- Pressione OK;
Realizando esse procedimento a peça estará criada.
Com esse conjunto de exemplos, o material busca consolidar os principais conceitos envolvidos no cadastro de luminárias e lâmpadas, servindo como base de consulta para diferentes aplicações ao longo do desenvolvimento do projeto.