Fiação

Por que o programa não insere a fiação ao Processar o projeto?

Atualmente, um dos grandes diferenciais do módulo Elétrico é o lançamento automático da fiação. Após inserir todos os pontos elétricos na planta, definir circuitos e lançar os eletrodutos, deve-se executar o comando Processar, guia Operações - grupo Dimensionamento, com a opção Passar fiação habilitada. Assim será inserida automaticamente a fiação necessária para alimentar os pontos existentes.

Porém, algumas vezes, após executarmos este comando o programa pode não inserir a fiação de alguns pontos ou circuitos.

No exemplo exibido abaixo vemos que não foi inserida fiação para o circuito 1 e 3, para a tomada no canto inferior direito e entre os quadros.



As situações mais comuns que geram este comportamento são:

  • Existirem erros de traçado (triângulos vermelhos) nos pontos lançados;
  • Circuito estar configurado para que a fiação não seja inserida automaticamente;
  • Associação de quadros não ter sido realizada.

A seguir serão apresentados situações para cada uma delas. 

1 - Erros de traçado

Para que o programa insira a fiação de forma automática é necessário que:

  • Os pontos lançados estejam associados a um circuito;
  • Este circuito esteja associado a um quadro de distribuição;
  • Os quadros estejam associados;
  • Exista um caminho de condutos conectando o QD e os pontos do circuito;
  • Exista um caminho de condutos conectando o quadro ao seu quadro superior;
  • Exista um esquema de ligação compatível com a combinação de pontos lançados no circuito/comando;

Se algum dos itens acima não forem identificados pelo programa ao executarmos o comando Processar, a fiação não será inserida. Portanto se, após processar o projeto a fiação não for inserida e o programa incluir triângulos vermelhos/amarelos nos pontos deve-se verificar qual dos itens acima não estão sendo atendidos para efetuar a correção.

Existem duas formas de verificar o erro existente no ponto:

  • Parar o mouse em cima do triângulo vermelho/amarelo.



  • Acessar a guia Operações, grupo Fiação, comando Verificar traçado.



Observação: Para mais informações recomendamos a leitura dos artigos Triângulos vermelhos e amarelos: o que significam? e Utilizando o comando Verificar traçado

Mensagem - Ponto com circuito indefinido

Se esta mensagem for exibida significa que o ponto não foi associado a nenhum circuito. Para um melhor entendimento dessa mensagem, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Circuito indefinido.

Mensagem - Circuito sem quadro associado

Se esta mensagem for exibida significa que o circuito utilizado não está associado a nenhum quadro. Para um melhor entendimento dessa mensagem, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Circuito sem quadro associado 

Mensagem - Ponto sem traçado válido para passar a fiação

Se esta mensagem for exibida significa que o programa não localizou um caminho de condutos conectando o QD e os pontos. Para um melhor entendimento dessa mensagem, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Ponto sem traçado válido para passar a fiação.

Mensagem - Não existe tubo ligado a esta conexão

Se esta mensagem for exibida significa que não existe um conduto conectado no ponto em questão. Para um melhor entendimento dessa mensagem, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Não existe tubo ligado a esta conexão.

Mensagem - Não foi encontrado esquema compatível com o comando/circuito

Se esta mensagem for exibida significa que o programa não identificou um esquema de ligação compatível com a combinação de pontos lançados no circuito/comando. Para verificar como solucionar esta situação recomendamos a leitura do artigo Indicação - Não foi encontrado esquema compatível com o comando/circuito.

Mensagem - Quadro sem ligação com o quadro superior

Se esta mensagem for exibida significa que o programa não localizou um caminho de condutos conectando o quadro e o seu quadro superior, definido na associação de quadros. Para um melhor entendimento dessa mensagem, recomendamos a leitura do artigo Indicação - Quadro sem ligação com o quadro superior.

Observação: Após realizar a modificação de qualquer item para corrigir um dos itens exibidos acima deve-se Processar novamente o projeto para verificar se a situação foi solucionada.

2 - Circuito configurado para que a fiação não seja inserida automaticamente

Quando não existe erro de traçado, nem triângulos vermelhos/amarelos nos pontos terminais (lâmpadas, tomadas, interruptores, etc), e o programa não inseri a fiação para um determinado circuito é provável que ele esteja configurado para que a fiação não seja lançada de forma automática.

Ao definirmos as propriedades de um circuito, é possível informar se desejamos, ou não, que a fiação seja inserida automaticamente pelo programa, para verificar se esta opção encontra-se habilitada deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela do Gerenciador, clicar com o botão direito no circuito desejado e selecionar Propriedades;


  • No diálogo Propriedades, na opção Fixar fiação lançada selecionar Não;
  • Clicar em OK;


Observação: Quando a opção Fixar fiação lançada estiver definida com Sim o programa não incluirá a fiação automaticamente para este circuito.

Após realizar a alteração na propriedade do circuito é necessário processar novamente seu projeto, portanto deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  • No diálogo Processar habilitar todas as Opções;
  • Clicar em OK.


3 - Associação de quadros não realizada

Quando não existe erro de traçado, nem triângulos vermelhos nos quadros (com a mensagem Quadro sem ligação com o quadro superior) e o programa não inseri a fiação para este quadro é provável que a associação de quadros não tenha sido realizada.

Neste caso será necessário definir a hierarquia dos quadros seguindo os procedimentos descritos no artigo Definindo a hierarquia dos quadros do projeto elétrico. 

Após verificar todas as situações e Processar novamente o projeto a fiação será inserida.


Neste artigo foram exibidas as situações mais comuns que impedem a passagem automática da fiação. Assim, você deve verificar qual das situações ocorre no seu projeto, e aplicar o passo a passo correspondente.