Peças

Indicação - Não existe tubo ligado a esta conexão

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de  triângulos amarelos  e  vermelhos  no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.

Observação:  Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.

Quando essa mensagem é  Não existe tubo ligado a esta conexão , indicação de fluxo que se aplica aos projetos  Cabeamento, Elétrico, Gás, Hidráulico, Incêndio e Sanitário , significa que a conexão apresenta-se livre no projeto pois não está ligada a nenhum conduto.

Ao efetuar o lançamento de uma conexão sem que a mesma esteja conectada a um trecho de tubulação, esta conexão será representada por uma circunferência, como observado acima.

Pode-se solucionar a apresentação desta mensagem de erro por fluxo de acordo com a necessidade do lançamento da conexão que não está conectada a nenhum tubo.

  1. Não utilizarei a conexão no projeto;
  2. A conexão estará interligada a um tubo;
  3. Reservatório com saída lateral (aplica-se ao projeto Hidrossanitário).

1. Não utilizarei a conexão no projeto

Para desconsiderar a conexão lançada, visto que não será utilizada no projeto, proceda com os seguintes passos.

  • Selecione a pequena circunferência que representa a conexão lançada;
  • Apague a conexão a partir do comando Apagar presente na guia Desenhos - guia Editar, destacado em vermelho na figura abaixo, ou clique na tecla <Delete>.


Observação: Caso a conexão livre esteja lançada sobre outra conexão, já definida, também é possível utilizar o recurso "Verificar edificação", detalhado no artigo Utilização do comando "Verificar edificação" na plataforma AltoQi Builder que realiza a análise da entrada gráfica e do banco de dados do projeto e, com isso, elimina automaticamente elementos duplicados.

Para desconsiderar a conexão lançada, visto que não será utilizada no projeto, proceda com os seguintes passos.

2. A conexão estará interligada a um tubo

Para que a conexão seja considerada junto de uma tubulação, é preciso lançar a tubulação interligada a este ponto, como indicado na sequência.

  • Acesse a guia Lançamento, junto do grupo Rede selecione a rede pertencente à tubulação que será lançada;
  • Ainda na mesma guia, dentro do grupo Conduto, defina o material da tubulação e clique no comando Conduto;
  • Clique sobre a conexão já presente no croqui do projeto e efetue o lançamento da tubulação de acordo com as suas preferências.

3. Reservatório com saída lateral

O ponto reservatório, além da função intrínseca a este elemento, também é configurado pelo programa AltoQi Builder com as propriedades de uma tomada d'água.

Quando a ligação com os tubos de saída deste reservatório não for dada pela sua base, mas sim por outro ponto de sua representação, como por exemplo, a face lateral, com procedimento detalhado no artigo Reservatórios com saída lateral e pelo fundo, o programa apresentará um alerta indicando que a conexão não possui ligação com tubo.

Tendo em vista que é comum a presença de tubulações de saída do reservatório por outros pontos que não a sua base, basta desconsiderar a indicação de triângulo apresentada no reservatório.

Observação:  As indicações de fluxo são simbolizadas por triângulos vermelhos e se sobrepõem às demais indicações apresentadas pelo programa pois devem ser tomadas como prioridade pelo projetista.

Assim, verificamos como solucionar a indicação de  conexão sem tubo .