Fiação

Utilizando o comando Verificar traçado

Ao executar o comando Processar, guia Operações - grupo Dimensionamento, o programa verifica se o lançamento realizado pelo projetista possui alguma inconsistência.


Os itens verificados por este comando são:

  • Se os pontos lançados estão associados a um circuito;
  • Se os circuitos estão associados a um quadro/equipamento;
  • Se existe um caminho de condutos conectando o quadro e os pontos do circuito;
  • Se existe um caminho de condutos conectando um quadro ao seu quadro superior;
  • Se existe um esquema de ligação compatível com a combinação de pontos lançados no circuito/comando;
  • Se existem pontos de luz e força no mesmo circuito;

Portanto, se o programa identificar que alguma das situações exibidas acima não são atendidasserão apresentados erros de traçado e para que fique mais fácil identificar a causa devemos acessar a janela Verificação de traçado.

Acessando o comando Verificar traçado

Após Processar o projeto realize o seguinte procedimento:

  • Acesse a guia Operações, grupo Fiação, comando Verificar traçado;


  • Se não existirem erros de traçado será exibida a mensagem:

 

  • Se existirem erros de traçado a janela Verificação de traçado será aberta:


Compreendendo a janela Verificação de traçado

Quando existirem erros de traçado, a janela Verificação de traçado será exibida. Nela é possível visualizar as seguintes informações:


1 - Caso exibido/Número de casos existentes;

ObservaçãoPara navegar entre os erros utilize os botões < < e >>;

2 - Erro de traçado existente no caso exibido;

3 - Rede onde se encontra o erro;

Observação: Se for exibida a rede Lógica, TV Cabo ou Múltipla pode-se ignorar o erro pois não existe solução para ser aplicada.

4 - Combinação de pontos associados ao caso exibido e seus respectivos circuitos, comandos e posições;

5 - Comandos disponíveis para localizar na planta baixa os pontos existentes no caso avaliado.

Solucionando as mensagens exibidas

Como citado anteriormente, diversas situações são verificadas ao processarmos o projeto. A seguir serão indicadas as mensagens que são exibidas na janela Verificação de traçado. Como corrigir cada uma delas é detalhado em seus respectivos artigos.

Mensagem - Ponto com circuito indefinido


Se esta mensagem for exibida significa que o ponto não foi associado a nenhum circuito. Para um melhor entendimento dessa mensagem recomendamos a leitura do artigo Indicação - Circuito indefinido.

Mensagem - Circuito sem quadro associado


Se esta mensagem for exibida significa que o circuito utilizado não está associado a nenhum quadro/equipamento. Para um melhor entendimento dessa mensagem recomendamos a leitura dos artigos Indicação - Circuito sem quadro associado e Associando ramais a equipamentos.

Mensagem - Ponto sem traçado válido para passar a fiação


Se esta mensagem for exibida significa que o programa não localizou um caminho de condutos conectando o quadro e os pontos. Para um melhor entendimento dessa mensagem recomendamos a leitura do artigo Indicação - Ponto sem traçado válido para passar a fiação.

Mensagem - Quadro sem ligação com o quadro superior


Se esta mensagem for exibida significa que o programa não localizou um caminho de condutos conectando o quadro ao seu quadro superior. Para um melhor entendimento dessa mensagem recomendamos a leitura do artigo Indicação - Quadro sem ligação com o quadro superior.

Mensagem - Não foi encontrado esquema compatível com o comando/circuito


Se esta mensagem for exibida significa que o programa não identificou um esquema de ligação compatível com a combinação de pontos lançados no circuito/comando. Para um melhor entendimento dessa mensagem recomendamos a leitura do artigo Indicação - Não foi encontrado esquema compatível com o comando/circuito.

Dica: Quando esta mensagem for exibida analise apenas a combinação de pontos que pertencem ao mesmo circuito e ao mesmo comando.

Mensagem - Pontos de iluminação e força no mesmo circuito


Se esta mensagem for exibida significa que existem pontos de luz e força no mesmo circuito. Para um melhor entendimento dessa mensagem recomendamos a leitura do artigo Status - Pontos de iluminação e força no mesmo circuito.

Observação Após realizar a modificação de qualquer item para corrigir um dos itens exibidos acima deve-se Processar novamente o projeto para verificar se a situação foi solucionada.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível realizar a verificação de traçado do seu projeto, de forma a identificar situações que possam impedir a passagem da fiação.