Circuitos

Indicação - Não foi encontrado esquema compatível com o comando/circuito

 

Para organizar as informações necessárias à passagem da fiação para os diferentes tipos de pontos e suas combinações, o módulo Elétrico do AltoQi Builder possui um cadastro de esquemas de ligações. Ao processar o projeto, o programa analisa a combinação de pontos lançados e os esquemas dos circuitos definidos e busca no cadastro um esquema de ligações que satisfaça essas condições.

Caso o programa não identifique um esquema de ligação que satisfaça o lançamento realizado, a fiação não será inserida e o Builder exibirá indicações no formato de triângulos vermelhos sobre os pontos lançados, com a mensagem Não foi encontrado esquema compatível com o comando/circuito.

Observação: A inspeção com o cursor do mouse sobre essas indicações possibilita identificar equívocos cometidos durante o lançamento.
 
 

Identificando as situações que ocorrem no projeto

O programa oferece uma ferramenta capaz de auxiliar a identificação de cada uma das situações no projeto que impedem a passagem da fiação. Essa ferramenta é o comando Verificar traçado, que é utilizado da seguinte forma:

  • Acessar na guia Operações, grupo Fiação, o comando Verificar traçado;
 
Será exibida a janela Verificação de Traçado:
 
 
Observação: Para mais informações sobre este comando recomendamos a leitura do artigo Utilizando o comando Verificar traçado.
 

Existem duas situações que geram a mensagem “Não foi encontrado esquema compatível com o circuito” ou “Não foi encontrado esquema compatível com o comando”. 

A primeira é a combinação dos pontos lançados não satisfazer nenhum esquema de ligações cadastrado, por exemplo se existir uma lâmpada comandada por dois interruptores paralelos de entrada ou uma lâmpada comandada por dois interruptores simples.

A segunda é o esquema utilizado no circuito não ser compatível com os pontos lançados, por exemplo se um circuito de Tomadas 2P+T for definido com os esquemas 2F+N ou 3F+N.

A seguir serão apresentadas mais detalhadamente cada uma das situações.

1º) Combinação dos pontos lançados não satisfaz nenhum esquema de ligação

 

O programa indicará que o esquema é incompatível quando faltarem ou sobrarem pontos em um determinado circuito ou comando.

No caso dos comandos, algumas das combinações de pontos que o programa disponibiliza esquemas de ligações já cadastrados são as seguintes:

  • Lâmpadas + 1 Interruptor simples;
  • Lâmpadas + 1 Interruptor paralelo de entrada + 1 Interruptor paralelo de saída;
  • Lâmpadas + 1 Interruptor paralelo de entrada + 1 Interruptor paralelo de saída + 1 Interruptor intermediário 1;
  • Lâmpadas + 1 Interruptor Sensor de Presença;
  • Lâmpadas + 1 Relé Fotoelétrico;
  • Lâmpadas + 1 Fotocélula + 1 Relé de comando;

Através do comando Verificar traçado, é possível visualizar o tipo de ponto, subtipo, circuito e comando de todos os pontos envolvidos nessa situação de esquema incompatível.

Exemplo

Na imagem acima, observa-se que estão envolvidos nessa situação de esquema incompatível: um ponto do tipo "Lâmpada" e dois pontos do subtipo “Interruptor paralelo de entrada”. Além disso, verifica-se que todos os pontos estão definidos no comando “a” do circuito “1 – Iluminação”. Essa situação de traçado ocorre, pois não existe nenhum esquema de ligações cadastrado que admita essa combinação de pontos.

Nesse caso, para corrigir o equívoco ocorrido durante o lançamento dos pontos, deve-se alterar o subtipo de um dos interruptores paralelos para “Interruptor paralelo de saída”. Isso pode ser realizado através do comando “Propriedades” da seguinte forma:

  • Na janela Verificação de traçado, pressionar o botão Localizar para destacar no croqui todos os pontos envolvidos nessa situação;
  • Selecionar no croqui a simbologia de um dos interruptores destacados;
  • Acessar a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela de Propriedades, alterar o subtipo do interruptor selecionado de modo a adequá-lo ao esquema de ligações cadastrado. Nesse caso, o subtipo deve ser “Interruptor paralelo de saída”;
  • Pressionar a tecla ESC para finalizar a alteração.

Após essa alteração, a combinação de pontos dos tipos "Lâmpada + Interruptor Paralelo de Entrada + Interruptor Paralelo de Saída” satisfaz um esquema de ligações disponível no cadastro do programa e a fiação poderá ser passada automaticamente.

2º) Esquema do circuito inadequado ao ponto

O programa indicará que o esquema é incompatível quando o esquema definido para o circuito não estiver de acordo com a combinação de pontos lançados.

Nesse caso, é encontrado no cadastro um esquema de ligação compatível com a combinação de pontos inseridos no projeto, mas o esquema definido para o circuito não é compatível com os pontos lançados.

O programa disponibiliza esquemas de ligações para os seguintes pontos somente se os mesmos pertencerem a um circuito definido nos esquemas indicados:

  • Lâmpadas com interruptor simples ou paralelos - Circuito com esquema F+N ou F+F;
  • Lâmpadas com interruptor bipolar simples ou paralelo - Circuito com esquema F+F;
  • Tomada 2P+T - Circuito com esquema F+N ou F+F;
  • Tomada 3P+T - Circuito com esquema 3F+N;
  • Tomada 1 (3P+T) - Circuito com esquema 3F;

Através do comando Verificar traçado, é possível visualizar o tipo de ponto, subtipo, circuito e comando de todos os pontos envolvidos nessa situação de esquema incompatível.

Exemplo

Na imagem acima, observa-se que está envolvido nessa situação de esquema incompatível um ponto do subtipo "Tomada 1 (3P+T)". Além disso, verifica-se que o ponto está definido no circuito “8 – Bomba”. 

Como a combinação de pontos lançados está correta (somente 1 tomada) é necessário verificar o esquema definido para o circuito “8 – Bomba”, portanto deve-se utilizar o Gerenciador da seguinte forma:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela do Gerenciador, clicar com o botão direito do mouse sobre o circuito de interesse e clicar em Propriedades;
  • No diálogo Propriedades dos Circuitos, é possível verificar que o esquema do alimentador do circuito  “8–Bomba” está definido como “3F+N”. No entanto, conforme exposto anteriormente, as tomadas do subtipo “Tomada 1 (3P+T)” possuem esquemas de ligações compatíveis somente com circuitos definidos no esquema “3F”;
  • Portanto, para solucionar essa situação, deve-se alterar o esquema do alimentador do circuito para “3F” no diálogo Propriedades dos circuitos e pressionar o botão OK
Dessa forma, o esquema do circuito estará adequado ao esquema de ligações disponível para o ponto e o programa poderá passar a fiação automaticamente.
 
Observação:  Nesse artigo foram exemplificadas as soluções de duas situações específicas de esquema incompatível. No entanto, as demais situações observadas em projetos apresentam as mesmas causas. Por isso, ao deparar-se com uma situação de esquema incompatível, é importante analisá-la através do comando Verificar Traçado e identificar se trata-se de: uma combinação de pontos que não possui esquema de ligações cadastrado ou um circuito que está definido com esquema inadequado aos pontos. Após essa análise, adequar a combinação de pontos ou o esquema definido para o alimentador do circuito.