Setup e Entrega

Como criar uma entrega de Planejador no AltoQi Visus WorkFlow?

No AltoQi Visus WorkFlow podemos gerenciar o processo de ponta a ponta, desde a captação de leads passando pela qualificação da oportunidade e venda, chegando as entregas do contrato firmado e coletas de avaliações.

Após finalizar o processo de vendas, as oportunidades vencidas precisam ser estruturadas com as entregas propostas no contrato. Para organizar e gerenciar esta etapa de execução dos serviços oferecidos podemos criar um Empreendimento, contendo todas as informações das entregas que serão realizadas.

Criar um empreendimento significa registrar de forma organizada todas as informações do processo de execução do serviço, ou produto que será entregue, de modo, que seja possível acompanhar o desenvolvimento do mesmo sem queimar etapas. 

Neste artigo iremos demostrar como gerar um Empreendimento, e criar as entregas do contrato dentro do empreendimento.

  • Como criar um Empreendimento no AltoQi Visus WorkFlow?
  • Como criar uma entrega de Planejador no AltoQi Visus WorkFlow?
  • Como criar uma entrega de Processo no AltoQi Visus WorkFlow?
  • Como criar uma entrega de Central de atendimento no AltoQi Visus WorkFlow?

 

Criando um Planejador

Os planejadores podem ser trabalhos executados com o objetivo de criar e desenvolver algo em específico. Podemos citar como exemplo, entregas dos planejadores executivos de uma obra, tais como: projeto arquitetônico, projeto elétrico, e entre outros. 

Para criar uma entrega de um novo planejador dentro do empreendimento, é preciso clicar no comando Criar um novo Planejador.


Será aberta então, uma janela solicitando se o usuário deseja criar um planejador do zero, ou utilizar um template já existente na sua conta como modelo. Optando por utilizar um template, a estrutura das fases do planejador selecionado será copiada.


Neste exemplo vamos criar um novo planejador, portanto, é preciso selecionar a opção Clique para criar do zero


Com isso, será aberta uma janela para inserir o Nome do planejador, e clicar em Adicionar.


Então, a página de criação do planejador será aberta diretamente na guia Informações, para que sejam inseridas as informações a respeito do trabalho que será executado. A página ainda possui as seguinte guias:
  • Planejamento;
  • Gantt;
  • Time;
  • Feedback automático;
  • Feedback: Pessoas;
  • Horas investidas;
  • Tarefas e fases;
  • Calendário;
  • Anexos.



Guia Informações

Para iniciar, podemos editar no campo Dados gerais o nome do projeto. Neste campo as seguintes informações são solicitas.

Nome do Planejador: permite editar o nome da entrega.

Inicia em: este campo deve ser utilizado para informar a data que entrega terá início.

Descrição: permite inserir uma descrição a respeito desta entrega.

Observações e anotação: permite inserir informações adicionais e anotações importantes. 

Valor do contrato: neste campo devemos definir o valor referente a entrega, esta informação será utilizada para contabilizar o valor total do empreendimento no qual esta entrega pertence.

Carteira de planejadores: permite selecionar uma carteira de planejadores. As carteiras servem para segmentar as áreas de atuação de uma organização, que pode ser por alguma característica que classifica seus clientes em grupos distintos. Exemplo: um escritório que desenvolve projetos de engenharia para clientes, obras publicas e privadas, então podemos criar uma carteira para cada um destes seguimentos e associar cada entrega de acordo com a sua origem. (As carteiras devem ser criadas antecipadamente em: Admin > Cadastros > Carteiras de planejadores)


Produtos e serviços: relaciona a entrega que esta sendo criada a um produto do portfólio, ou seja, esta entrega pertence a qual produto ou serviço oferecido? Um exemplo interessante, é um escritório que desenvolve projetos de engenharia, neste caso podem ser criados os produtos de acordo com a disciplina que o escritório oferece em seus serviços. (Para selecionar um Produto ou Serviço, é necessário que tenhamos cadastrado antecipadamente em: Admin > Cadastros > Seus produtos/serviços)


Metas relacionadas: em casos onde esta entrega poderá contribuir com os resultados de algum objetivo cadastrados em forma de Metas, podemos relacionar esta meta neste campo.  Para mais detalhes sobre o que se trata e como podemos criar um objetivo, recomendamos a leitura do artigo  Como criar Objetivos no AltoQi Visus Workflow?


Tags: a utilização de tags é uma forma de categorizar através de etiquetas, com palavras-chaves, um determinado produto. As tags devem utilizar palavras que identifiquem aquele determinado item. No AltoQi Visus Workflow as tags auxiliam na pesquisa de atividades que contém uma característica marcante em comum, etiquetadas por uma determinada palavra-chave.


Anexos: permite anexar documentos, links ou até mesmo formulários. Para entender o que são e como podemos criar um formulário, recomendamos a leitura do artigo Como criar um formulário no AltoQi Visus WorkFlow?



Aba Planejamento

Nesta aba vamos definir as fases de execução desta entrega, e suas respectivas atividades.


Para adicionar uma fase ao planejamento utilize o comando Adicionar fase, assim um campo para adicionar a fase será apresentado.


Após criar as fases necessárias, para criar as tarefas de cada fase utilize o comando Adicionar tarefa, podendo escolher entre Criar do zero ou Criar a partir do AltoQi Visus Collab.


Nas tarefas podemos definir as datas de início e termino, o profissional responsável pela execução da atividade e as suas atividades predecessoras (informando o número da tarefa predecessora que deve ser executada para então iniciar a tarefa sucessora).

 

Aba Gantt

Após definir, na aba anterior (planejamento), as atividades predecessoras e sucessoras, ao selecionarmos a aba Gantt será gerado um gráfico demonstrando essa relação entre tarefas e datas.


 

Aba Time

Nesta aba,  é possível adicionar os agentes que farão parte do processo de execução desta entrega clicando em Adicionar pessoa ao time


Nas ações dos usuários listados, pode-se definir se ele é o gerente do projeto (botão ) ou remover o mesmo do time (botão ).

 

Aba Feedback automático

Nesta aba temos a possibilidade de aplicar uma solicitação de feedback de forma automática através das seguintes opções, Periódico, Tarefa ou Fase.


 

Feedback: Pessoas

Nesta aba é possível selecionar ou mais pessoas-chave que receberão a solicitação de feedback de acordo com as regras da modalidade escolhida.


Sendo assim, ao clicar em Selecionar pessoa-chave do cliente, serão abertas novas janelas para realizar essa configuração.


 

Aba Horas investidas

Nesta aba é possível conferir as horas investidas para execução da tarefa, assim como outras informações.


 

Aba Tarefas e fases

Nesta aba são apresentadas as informações das tarefas com as suas fases definidas.


 

Aba Calendário

Nesta aba é apresentado o calendário, contendo a marcação de todas as tarefas configuradas.


 

Aba Anexos

Esta aba permite visualizar os anexos inseridos na aba Informações.

 

Ao finalizar as configurações desta entrega, retorne na página Gerenciador, e clique no Empreendimento criado.


Ao abrir o empreendimento, confirme que a primeira entrega já está criada.

 


Para melhor entendimento, sugerimos a visualização do vídeo, onde demonstramos os passos desse artigo: