Setup e Entrega

Como criar uma entrega de Processo no AltoQi Visus WorkFlow?

No AltoQi Visus WorkFlow podemos gerenciar o processo de ponta a ponta, desde a captação de leads passando pela qualificação da oportunidade e venda, chegando as entregas do contrato firmado e coletas de avaliações.

Após finalizar o processo de vendas, as oportunidades vencidas precisam ser estruturadas com as entregas propostas no contrato. Para organizar e gerenciar esta etapa de execução dos serviços oferecidos podemos criar um Empreendimento, contendo todas as informações das entregas que serão realizadas.

Criar um empreendimento significa registrar de forma organizada todas as informações do processo de execução do serviço, ou produto que será entregue, de modo, que seja possível acompanhar o desenvolvimento do mesmo sem queimar etapas. 

Neste artigo iremos demostrar como gerar um Empreendimento, e criar as entregas do contrato dentro do empreendimento.

  • Como criar um Empreendimento no AltoQi Visus WorkFlow?
  • Como criar uma entrega de Planejador no AltoQi Visus WorkFlow?
  • Como criar uma entrega de Processo no AltoQi Visus WorkFlow?
  • Como criar uma entrega de Central de atendimento no AltoQi Visus WorkFlow?

 

Criando um Processo

Os processos são caracterizados por se tratar de atividades realizadas periodicamente, por exemplo, visitas técnicas em obra, reuniões de alinhamentos, emissão de relatórios entre outros.

Para criar uma entrega de um novo processo dentro de empreendimentos, é preciso clicar no comando Criar um novo Processo.


Assim como na entrega de um planejador, será aberta uma janela solicitando se o usuário deseja criar um processo do zero, ou utilizar um template já exististe na sua conta como modelo. Optando por utilizar um template, a estrutura do processo será copiada.


Neste exemplo vamos criar um novo processo, portanto, é preciso selecionar a opção  Clique para criar do zero


Com isso, a página de criação do processo será aberta para que sejam inseridas as informações a respeito do trabalho que será executado. A página é dividida em 4 abas:
  • Dados gerais;
  • Quando executar e passos;
  • Time
  • Feedback automático.



Aba Dados gerais

Para iniciar, é necessário inserir o Nome do Processo. Ao definir o nome, a página é atualizada automaticamente solicitando novas informações.


Situação: permite informar a o status do processo (ativo, suspenso, finalizado), ou excluir o mesmo.

Nome do Processo: permite editar o nome da entrega depois de inserida.

Descrição: permite inserir uma descrição a respeito desta entrega.

Observações e anotação: permite inserir informações adicionais e anotações importantes. 


Produtos e serviços: relaciona a entrega que esta sendo criada a um produto do portfólio, ou seja, esta entrega pertence a qual produto ou serviço oferecido? ( Um exemplo interessante, é um escritório que desenvolve projetos de engenharia, neste caso podem ser criados os produtos de acordo com a disciplina que o escritório oferece em seus serviços. (Para selecionar um Produto ou Serviço, é necessário que tenhamos cadastrado antecipadamente em: Admin > Cadastros > Seus produtos/serviços


Metas relacionadas: em casos onde esta entrega poderá contribuir com os resultados de algum objetivo cadastrados em forma de Metas, podemos relacionar esta meta neste campo. Para mais detalhes sobre o que se trata e como podemos criar um objetivo, recomendamos a leitura do artigo Como criar Objetivos no AltoQi Visus Workflow?


Tags: a utilização de tags é uma forma de categorizar através de etiquetas, com palavras-chaves um determinado produto. As tags devem utilizar palavras que identifiquem aquele determinado item. No AltoQi Visus Workflow as tags auxiliam na pesquisa de atividades que contém uma característica marcante em comum, etiquetadas por uma determinada palavra-chave.


Anexos: permite anexar documentos, links ou até mesmo formulários. Para entender o que são e como podemos criar um formulário, recomendamos a leitura do artigo Como criar um formulário no AltoQi Visus WorkFlow?

 

Aba Quando executar e passos

No campo Quando executar, o gestor definirá a periodicidade em que este serviço deverá ser realizado, informando a data em que este se iniciará, seguido do ciclo em que ocorre o evento. 


No campo Sequência de passos, é possível adicionar passos para a realização desta tarefa. Para isso, clique no comando Adicionar passo.


Para cada passo adicionado, podemos inserir as informações:
  • Nome da etapa a ser criada;
  • Selecionar um template de checklist para ser aplicado;
  • Definir um responsável pela execução deste passo;
  • Definir uma data limite para execução do passo, a partir da sua criação;
  • Excluir a tarefa;



Aba Time

Nesta aba é possível adicionar os agentes que farão parte do processo de execução desta entrega clicando em Adicionar pessoa ao time.


 

 Aba Feedback automático

Nesta aba temos a possibilidade de aplicar uma solicitação de feedback de forma automática através das seguintes opções, Periódico, Tarefa ou Fase.


Ao optar por uma destas três modalidades será gerada uma 5ª aba solicitando a adição das Pessoas chave do empreendimento que receberão a solicitação de feedback de acordo com as regras da modalidade escolhida.

 

Aba Feedback: Pessoas

Nesta aba, gerada após a seleção da modalidade desejada na aba anterior (Feedback automático), é possível selecionar ou mais pessoas-chave que receberão a solicitação de feedback de acordo com as regras da modalidade escolhida.


Sendo assim, ao clicar em   Selecionar pessoa-chave do cliente, serão abertas novas janelas para realizar essa configuração.

 

Ao finalizar as configurações desta entrega, retorne na página Gerenciador, e clique no Empreendimento criado.


Ao abrir o empreendimento, confirme que a segunda entrega já está criada.

 

Para melhor entendimento, sugerimos a visualização do vídeo, onde demonstramos os passos desse artigo: