Em projetos de instalação hidráulica predial a água exerce uma pressão contra as tubulações, sendo que a pressão em um ponto é a força gerada pela altura do nível da água acima do mesmo.
Na elaboração de projetos hidráulicos na plataforma AltoQi Builder, é comum que sejam apresentados casos de pressão insuficiente nas peças de utilização, nas conexões logo após o reservatório, nas colunas ou em pontos no trecho entre o reservatório e determinada peça de utilização. Esta situação ocorre porque em alguns pontos a pressão estática inicial menos a perda de carga no trecho resulta em um valor de pressão dinâmica disponível no ponto analisado inferior ao valo recomendado por norma.
Indicamos abaixo alguns links de artigos sobre como identificar situações que geram problemas de pressão e algumas soluções que aplicadas em conjunto podem incrementar a pressão disponível no projeto.
Procedimentos para identificar situações que influenciam negativamente na pressão disponível
- Processar o projeto, segundo o artigo Como processar o dimensionamento;
- Gerar um relatório de verificação geral, conforme o procedimento do artigo Relatório de verificação geral.
- Gerar uma planilha de pressões, conforme ensina o artigo Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?.
Soluções para incremento da pressão disponível
Para solucionar os casos de pressão insuficiente deve-se primeiramente verificar o local onde o ponto que não atinge a pressão está localizado para posteriormente definir quais soluções adotar. De acordo com a posição do ponto onde a pressão não é atendida pode-se adotar diferentes soluções, como apresentado no fluxograma a seguir.
Para cada uma das situações será possível realizar os procedimentos sugeridos que estão listados na sequência:
- Ajustar situações em que não há fluxo de entrada ou saída nas conexões;
- Quantificar um valor de pressão inicial na rede:
- A inclusão de pressão inicial está indicada no artigo Como incluir pressão inicial na rede hidráulica.
- Elevar o reservatório:
- Ajuste da elevação da peça de acordo com as descrições do artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada;
- Alterar o diâmetro das tubulações e ajustar as peças inadequadas:
- Esta modificação pode ser efetuada a partir do Simulador de pressões ou mesmo pelo Gerenciador de peças;
- Alteração do diâmetro interno dos tubos descrita no material Como alterar o diâmetro interno dos tubos da rede hidráulica?;
- Verificar peças inadequadas e atribuir novas peças conforme o artigo Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria.
- Inserir um pressurizador:
- Cadastro do pressurizador com base no procedimento do artigo Cadastro de um pressurizador ou válvula redutora de pressão;
- Lançamento do pressurizador com base no procedimento do artigo Lançamento de pressurizadores e válvulas redutoras de pressão no projeto hidráulico.
Após realizar as alterações necessárias, acesse a aba Operações e clique em Processar para que o dimensionamento seja recalculado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.