Peças

Indicação - Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede)

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de  triângulos amarelos  e  vermelhos  no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.

Observação:  Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.

Quando essa mensagem é  Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede) , indicação de fluxo que se aplica aos projetos  Gás, Hidráulico, Incêndio e Sanitário , significa que  não há tubulação a jusante da conexão analisada , e que neste final de rede não há nenhuma peça lançada, ou ainda, que o  sentido da tubulação está invertido .



Para exemplificar a apresentação da mensagem observe que, na figura acima, o sentido do fluxo está se aproximando da conexão. Ao efetuar o lançamento de um trecho qualquer de tubulação, a conexão na extremidade final deste trecho, ou seja, de jusante, é configurada como o final da rede

Pode-se solucionar a apresentação desta mensagem de erro por fluxo de acordo com o lançamento e concepção adotados para o projeto. Os cenários mais comuns são os seguintes:

  1. Extremidade final da rede sem peça lançada;
  2. Sentido de fluxo das tubulações invertido;
  3. Tubos não conectados;
  4. Colunas nos pavimentos adjacentes não interligadas.

1. Extremidade final da rede sem peça lançada

Dependendo da rede em que se está efetuando os lançamentos, é preciso definir uma conexão especial para que seja compreendida a posição final do sistema.

A seguir estão elencadas as situações mais comuns para definição de uma peça na extremidade final da rede.

Ponto de entrada de água no reservatório

Para representar a chegada de água em um reservatório, ou seja, a extremidade da tubulação de entrada, sugere-se o lançamento do ponto Tomada d'água. Essa conexão especial contempla em seu grupo peças como Tomada d'água e Torneira bóia, sendo que esta última, na prática, permite controlar o nível d'água no reservatório.

  • Acesse a guia Lançamento - grupo Pontos e selecione o comando Tomada d'água;

  • Selecione a extremidade da tubulação de entrada no reservatório;
  • À direita da tela, na janela Peça, clique sobre a peça desejada;

  • Clique na tecla <Esc> para finalizar o procedimento.

Observação: O artigo técnico Reservatórios com saída lateral e pelo fundo apresenta detalhadamente os processos para lançamento de uma tomada d'água. Já o artigo técnico Lançamento de torneira boia no projeto hidráulico dispõe das diretrizes para o lançamento de uma torneira boia.

Ponto de saída de esgoto da edificação e ligação à rede pública

Para representar o ponto de ligação entre a tubulação de esgoto proveniente da edificação à rede pública coletora de esgoto, sugere-se o lançamento do ponto Caixa de passagem próxima do local em que será prevista tal interligação.

  • Acesse a guia Lançamento - grupo Pontos e selecione o comando Caixa de passagem;

  • Selecione o ponto final do coletor predial de esgoto da edificação, de modo que esta caixa de passagem seja lançada em sua extremidade;
  • À direita da tela, na janela Peça, clique sobre a peça desejada;

  • Clique na tecla <Esc> para finalizar o procedimento.

Com o lançamento de uma caixa de passagem no ponto final da rede predial de esgoto, é possível prever o local em que será efetuada a ligação com a rede coletora de esgotos pública.

2. Sentido de fluxo das tubulações invertido

É comum, no decorrer do projeto, lançar as tubulações em sentido contrário ao do fluxo a ser considerado para o fluido. No entanto, para que o dimensionamento fique adequado, é preciso que os tubos estejam direcionados para o sentido correto do escoamento.


  • Amplie a conexão que apresenta a indicação de triângulo por fluxo de saída;
  • Verifique se não há nenhum trecho de tubulação que esteja em sentido contrário;
  • Caso sim, acesse a guia Lançamento - grupo Conduto - comando Inverter sentido, destacado na sequência;
  • Selecione o trecho de tubulação desejado;
  • Clique na tecla <Enter> para inverter o sentido do tubo.

3. Tubos não conectados

Outro cenário recorrente diz respeito ao lançamento de tubos que não ficam interligados. Esta situação pode ocorre pois a ferramenta Captura personalizada possivelmente não está habilitada.


  • Amplie a conexão que apresenta a indicação de triângulo por fluxo de saída;
  • Selecione o trecho de tubulação não conectado e o apague;
  • Na barra de comandos inferior, habilite a ferramenta Captura personalizada (botão );
  • Efetue o lançamento da tubulação novamente, de modo que a junção entre os trechos seja capturada.
Observação: O artigo Utilizando a captura de pontos contempla maiores detalhes a respeito dos comandos para captura.

4. Colunas nos pavimentos adjacentes não interligadas

A apresentação de problemas de fluxo em colunas se dá pois estes elementos não estão ligados entre os pavimentos adjacentes, como exemplificado na visão em planta abaixo.


Para corrigir esta situação, sugerimos a leitura do artigo Como lançar condutos ligando dois pavimentos adjacentes?, que demonstra os procedimentos para que haja continuidade da prumada entre um pavimento e outro.

Assim, verificamos como solucionar a indicação Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede).