Peças

Indicação - Não existe fluxo de entrada nesta conexão (possível início de rede)

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de  triângulos amarelos  e  vermelhos  no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.

Observação:  Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.

Quando essa mensagem é  Não existe fluxo de entrada nesta conexão (possível início de rede) , indicação de fluxo que se aplica aos projetos  Gás, Hidráulico, Incêndio e Sanitário , significa que não há tubulação a montante da conexão analisada, e que neste início de rede não há nenhuma peça lançada ou ainda, que o sentido da tubulação está invertido.




Para exemplificar a apresentação da mensagem observe que, na figura acima, o sentido do fluxo está se afastando da conexão. Ao efetuar o lançamento de um trecho qualquer de tubulação, a conexão na extremidade inicial deste trecho, ou seja, de montante, é configurada como o início da rede

Pode-se solucionar a apresentação desta mensagem de erro por fluxo de acordo com o lançamento e concepção adotados para o projeto. Os cenários mais comuns são os seguintes:

  1. Início de rede sem peça lançada;
  2. Sentido de fluxo das tubulações invertido;
  3. Tubos não conectados;
  4. Colunas nos pavimentos adjacentes não interligadas.

1. Início de rede sem peça lançada

Dependendo da rede em que se está efetuando os lançamentos, é preciso incluir um elemento de ponto para que seja compreendida a entrada do fluido em tal sistema. A seguir estão elencadas as situações mais comuns para definição de um ponto na extremidade inicial da rede.

  • Ponto de entrada de água na edificação 

    Para que seja compreendida a chegada de água na rede de alimentação proveniente de uma fonte, como a disponibilizada pela concessionária de água, à região abrangida pela edificação, sugere-se o lançamento do ponto Alimentador predial.

    Para tal procedimento, recomendamos que acompanhe o material Como lançar o alimentador predial e representar o ponto de entrada de água no projeto hidráulico?.

    Já para a chegada de água na rede de água fria ou água quente para abastecimento dos pontos de consumo, em que deseja-se considerar a pressão já disponível na rede, como por exemplo, a saída lateral de reservatórios, abastecimento de peças sem reservatório, sugere-se o lançamento do ponto Tomada d'água.

    Para tal procedimento, recomendamos que acompanhe o material referenciado abaixo que lhe for conveniente:

    •  Artigo: Reservatórios com saída lateral e pelo fundo;
    • artigo: Abastecendo as peças sem reservatório superior.
  • Ponto de saída de água de uma cisterna com válvula de sucção

    Para as situações em que a rede de água/alimentação de saída de uma cisterna contemplará uma válvula de sucção em sua extremidade, a indicação de fluxo pode ser ignorada.

  • Ponto de entrada de gás natural na edificação 

    O início da rede de gás natural pode ser representado pela posição da válvula da concessionária, bastando que seja lançado no programa um tubo "de espera" correspondente à intersecção entre o ramal predial e a rede pública de abastecimento, sendo opcional a inserção de um Regulador primário neste ponto de entrada.

2. Sentido de fluxo das tubulações invertido

É comum, no decorrer do projeto, lançar as tubulações em sentido contrário ao do fluxo a ser considerado para o fluido. No entanto, para que o dimensionamento fique adequado, é preciso que os tubos estejam direcionados para o sentido correto do escoamento.


  • Amplie a conexão que apresenta a indicação de triângulo por fluxo de entrada;
  • Verifique se não há nenhum trecho de tubulação que esteja em sentido contrário;
  • Caso sim, acesse a guia Lançamento - grupo Conduto - comando Inverter sentido, destacado na sequência;
  • Selecione o trecho de tubulação desejado;
  • Clique na tecla <Enter> para inverter o sentido do tubo.

3. Tubos não conectados

Outro cenário recorrente diz respeito ao lançamento de tubos que não ficam interligados. Esta situação pode ocorre pois a ferramenta Captura personalizada possivelmente não está habilitada.


  • Amplie a conexão que apresenta a indicação de triângulo por fluxo de entrada;
  • Selecione o trecho de tubulação não conectado e o apague;
  • Na barra de comandos inferior, habilite a ferramenta Captura personalizada (botão );
  • Efetue o lançamento da tubulação novamente, de modo que a junção entre os trechos seja capturada.

O artigo Utilizando a captura de pontos contempla maiores detalhes a respeito dos comandos para captura. 

4. Colunas nos pavimentos adjacentes não interligadas

A apresentação de problemas de fluxo em colunas se dá pois estes elementos não estão ligados entre os pavimentos adjacentes, como exemplificado na visão em planta abaixo.


Para corrigir esta situação, sugerimos a leitura do artigo Como lançar condutos ligando dois pavimentos adjacentes?, que demonstra os procedimentos para que haja continuidade da prumada entre um pavimento e outro.

Assim, verificamos como solucionar a indicação Não existe fluxo de entrada nesta conexão (possível início de rede).