Cadastro

Exemplo: Cadastro de um pressurizador

Na plataforma AltoQi Builder o pressurizador possui um comando específico de lançamento e pode ser dimensionado conforme informações de cálculo apresentados no cadastro da peça.

O cadastro padrão do programa possui algumas opções de pressurizador, entretanto outros modelos podem ser adotados pelo projetista, que pode cadastrá-lo no AltoQi Builder e fazer as verificações de dimensionamento de modo integrado no AltoQi Builder.

Antes de seguir é fundamental ter posse do catálogo técnico do pressurizador ou site do fabricante que contenha as curvas de desempenho (Vazão x Pressão), vazões de operação e potência.

Cadastro do item (modelo do pressurizador)

O cadastro do item que ficará associado à peça é de suma importância pois é este descreverá na lista de materiais a peça lançada no projeto.

  • Acesse o Menu Arquivo > Cadastro e selecione a aba Itens.
  • Expanda a classe de itens Pressurizador, clique no grupo Pressurizador;
  • Clique em Adicionar, para criar um novo item dentro do grupo. 
  • No lado direito da janela, no campo Nome, identifique o modelo do pressurizador a ser cadastrado. Para exemplificar a criação do cadastro será considerado o pressurizador PL400-P, da marca Lorenzetti.
Os campos de Orçamento podem ser inseridas informações do catálogo de referência utilizado.

Observação: Para mais informações sobre o cadastro de itens, recomenda-se a leitura do artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.

Cadastro da peça

Neste momento será efetuado o cadastro da peça propriamente dita, em que será associado o item criado anteriormente.

  • Ainda na janela Cadastro, clique na aba Peças.
  • Expanda a classe de peças Pressurizador e redutor de pressão, grupo Pressurizador, e clique sobre uma das peças disponíveis que possua uma simbologia 3D semelhante ao seu pressurizador, a fim de reaproveitar a mesma no seu cadastro. Para este exemplo, a peça utilizou-se a peça Max Press 26E - 1"; 
  • Clique nos botões de Copiar  e Colar  para criar uma cópia da peça;
  • Na peça copiada, altere o Nome para o modelo do seu pressurizador e inclua também uma referência à bitola das conexão dos tubos (informação do catálogo), seguindo o padrão das outras peças. Neste exemplo foi adotado PL400-P - 1";
  • No campo Itens Associados, clique no botão  e altere a coluna Item para o item que foi criado anteriormente;
  • Clique em OK para fechar a janela de Itens Associados.
O restante dos campos dos grupos Peças e Representação podem ser mantidos como estão.
No grupo Dados de cálculo preencha os seguintes campos conforme as informações técnicas do pressurizador:
  1. Vazão mínima de trabalho (l/min) - vazão mínima para funcionamento do pressurizador.
  2. Vazão máxima de trabalho (l/min) - vazão máxima suportada pelo pressurizador.
  3. Curva de desempenho - informe três pares de coordenadas Vazão (l/min) x Pressão (m.c.a.), obtidos a partir da curva do pressurizador. A partir destas três coordenadas, o programa confecciona a própria curva de desempenho que será utilizada no dimensionamento.
  4. Potência (W) - potência nominal do pressurizador.
A imagem abaixo exemplifica os dados obtidos do catálogo e inseridos no cadastro da peça. 

Após efetuados estes procedimentos, basta inserir o pressurizador ou válvula redutora de pressão através do comando Pressurizador, localizado na guia Lançamento, grupo Pontos. Para mais informações sobre o lançamento, recomenda-se a leitura do artigo Lançamento de pressurizadores no projeto hidráulico.

No cadastro padrão, os pressurizadores já possuem uma simbologia 3D associada. Porém, caso seja necessário, é possível alterar essa simbologia. Para isso, recomenda-se o acompanhamento do artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça.

Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.

Com os procedimentos descritos neste artigo, é possível cadastrar um novo modelo de pressurizador conforme a necessidade do projetista.