Peças

Lançamento de pressurizadores no projeto hidráulico

Na plataforma AltoQi Builder é possível lançar o pressurizador e dimensioná-lo automaticamente. No vídeo abaixo e no artigo são demonstrados  como lançar pressurizadores no projeto, a partir de diferentes exemplos. 

Lançamento de pressurizador após o reservatório de água fria

Preparando o lançamento

É interessante que o pressurizador seja aplicado apenas quando identificada a sua necessidade. Portanto, nesta etapa, você já deve ter lançado no projeto, todo a rede hidráulica desde a fonte de alimentação até cada uma das peças de utilização, com os sentidos dos fluxos e diâmetros verificados e também com a pressão verificada. Esta etapa é precisamente onde identifica-se a necessidade de utilização de um pressurizador.
  • Para este exemplo foi considerado o projeto realizado no Curso AltoQi Builder - Hidrossanitário, onde você pode acompanhar todas as etapas de lançamento e verificações da rede hidráulica.

Inserido by-pass e pressurizador

Primeiro deve ser inserido o pressurizador na posição desejada e conectar as tubulações em seus pontos volumétricos.
  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a rede como Água fria ou Água quente e a Altura (Ordenada) de lançamento do pressurizador. Você pode lançar o Pressurizador em planta baixa ou em detalhe isométrico.
Observação: Para saber a altura adequada de lançamento, é interessante saber as dimensões da peça que será lançada. No cadastro dos pressurizadores é possível visualizar a simbologia utilizada e conferir suas medidas da base até a origem. Para o exemplo utilizado, a altura da base até a origem é 11.50 cm, portanto esta será a altura adotada no lançamento.  Saiba mais em Como deslocar e rotacionar simbologias 3D no cadastro de peças do AltoQi Builder?.
  1. Selecione o comando Pressurizador  (guia Lançamento, grupo Pontos);
Observação: O comando Pressurizador e seu dimensionamento estão disponíveis a partir da atualização 2023-11 do AltoQi Builder na versão Assinatura.
Caso utilize a versão 2023 ou anterior, o pressurizador deve ser lançado pelo comando Tomada d'água e na janela Peça, deve ser alterada a classe para "Pressurizadores e redutores de pressão"
  1. Insira-o próximo da região onde o by-pass será instalado na saída do reservatório. Neste momento, pode-se lançar um pressurizador qualquer, pois o dimensionamento e escolha do modelo será realizado posteriormente.
O próximo passo é lançar as tubulações passando pelo pressurizador, que também pode ser feito em planta baixa, detalhe isométrico ou corte . Os artigos abaixo podem lhe auxiliar nestes lançamentos:
  1. Lançamento manual de condutos em planta baixa no AltoQi Builder;
  2. Lançamento manual em detalhe isométrico alternando os planos de trabalho;
  3. Lançamento manual em detalhe isométrico definindo a altura dos pontos.
Observação: As tubulações do by-pass devem ter o sentido de fluxo invertido para que o dimensionamento do sistema não considere a água passando por ele, mas sim pelo pressurizador. Utilize o comando Inverter sentido para realizar este ajuste.
  • Após o lançamento dos tubos, podem ser inseridos também registros e filtro em Y para eventuais manobras e proteção do pressurizador, respectivamente. 
  • Os registros podem ser lançados pelo comando Registro e o filtro em Y, pelo comando Conexão ;
  • O lançamento do pressurizador após o reservatório foi finalizado.
  • Siga com os procedimentos do artigo Dimensionamento do pressurizador no projeto hidráulico para escolher o modelo adequado ao seu projeto.
  • É possível que após o dimensionamento, um outro modelo de pressurizador tenha sido adotado, portanto pode ser necessário fazer um reajuste no lançamento, em função de pontos volumétricos diferentes.

Lançamento de pressurizador a montante do aquecedor de passagem

  • Inicialmente realize o lançamento do aquecedor de passagem a gás conforme as orientações do artigo Lançamento de aquecedor de passagem a gás no projeto hidráulico.
  • Dependendo do modelo de pressurizador adotado, o lançamento pode ser diferente. Caso o modelo tenha entrada d'água pelo eixo e saída superior, ele pode ser lançado de forma semelhante ao exemplo anterior (pressurizador na saída do reservatório).
  • Caso o pressurizador tenha saída direta (geralmente modelos mais compactos), siga conforme exemplo demonstrado a seguir, tendo como base o lançamento do aquecedor da imagem abaixo:
  • Acesse o ambiente onde aquecedor foi lançado, de preferência dentro de um detalhe isométrico;
  • Na guia Lançamento, grupo Rede, defina a rede como Água fria ou Água quente;
  • Selecione o comando Pressurizador  (guia Lançamento, grupo Pontos);
  • Inclua o pressurizador no trecho desejado a montante do aquecedor;
  • Escolha um dos modelos de aquecedores para lançar. Atente para escolher modelos que possuem saída direta (água entra e sai no mesmo alinhamento);
  • Utilize o atalho F11 para alterar o plano de lançamento e deixar o pressurizador alinhado com os tubos;
  • Direcione o cursor do mouse e clique na posição desejada para efetuar o lançamento.
  • O lançamento do pressurizador antes do aquecedor foi finalizado.
  • Siga com os procedimentos do artigo Dimensionamento do pressurizador no projeto hidráulico para escolher o modelo adequado ao seu projeto.
  • É possível que após o dimensionamento, um outro modelo de pressurizador tenha sido adotado, portanto pode ser necessário fazer um reajuste no lançamento, em função de pontos volumétricos diferentes.

 Download: