Pressão

Simulador de pressões

No módulo Hidrossanitário do AltoQi Builder é possível acessar um recurso que permite visualizar o dimensionamento da rede hidráulica de forma dinâmica, calculando a pressão disponível no ponto, de forma semelhante ao que é realizado na planilha de pressões. Pela janela do simulador é possível editar os diâmetros dos condutos, assim como alterar a peça associada a conexão inicial do trecho, simulando novos cenários de lançamento para a verificação das pressões. O simulador pode ser acessado pelo gerenciador conforme descrito no artigo Como acessar o simulador de pressões.
A janela do simulador apresenta o relatório de pressão de determinado ponto analisado , como apresentado na imagem a seguir.
  
   
A planilha apresentada no gerenciador apresenta diversas colunas e a seguir é descrito o que cada uma delas representa.
  1. Trecho: A tubulação é separada em trechos, os quais são indicados com numeração ascendente, iniciando na tomada d'água, em direção ao ponto em questão
  2. Vazão: Vazão de projeto no trecho indicado.
  3. Tubo: Diâmetro comercial do tubo utilizado no trecho em questão.
  4. Diâmetro(): Diâmetro interno do tubo utilizado no cálculo do dimensionamento da rede hidráulica.
  5. Velocidade: Velocidade de escoamento de água no trecho.
  6. L. Tubo: Comprimento do tubo.
  7. L. Equivalente: Representa o comprimento equivalente de conduto referente à conexão inicial do trecho.
  8. L. Total: Soma do comprimento do trecho de tubo e do comprimento equivalente da peça.
  9. Perda de carga localizada (J): perda de carga unitária.
  10. Perda: Produto da perda de carga localizada e o comprimento total.
  11. Altura: Elevação do ponto em relação ao nível inferior da edificação.
  12. Desnível: Desnível do trecho.
  13. Pressão inicial: Relaciona a pressão disponível no início do tubo, sem considerar a perda de carga no trecho atual.
  14. Pressão final: Relaciona a pressão disponível no final do tubo, considerando as perdas de carga existentes no trecho atual.
Observação: O artigo Compreendendo os avisos apresentados no simulador de pressões apresenta o significado das indicações que podem ser apresentada no simulador de pressões.
  
Após finalizar as alterações desejadas para solucionar a pressão inferior a necessária, deve-se escolher se deseja marcar as duas opções na parte inferior da janela do simulador, como apresentado na imagem a seguir.
  
  
Estas opções estão relacionadas a aplicação  no projeto das alterações efetuadas e abertura do relatório de pressão, assim configure o gerenciador conforme desejado e clique em "Ok" para fechar a janela.
O artigo  Como alterar o diâmetro de uma prumada do projeto hidráulico para toda a edificação? , exemplifica como o simulador de pressões pode ser utilizado na prática.