Peças

Como editar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente?

Troca de peças

Muitas vezes, durante a realização de um projeto é necessário alterar um conjunto de peças já lançadas, seja por solicitação do cliente ou por algum outro motivo. Por exemplo, trocar todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, trocar todas as tomadas de 600 W por tomadas de 100 W ou trocar joelhos por curvas nos condutos.
 


A utilização da peça correta é importante, pois é na peça que se encontram algumas informações de cálculo (Potência (W), comprimento equivalente, etc) utilizadas no dimensionamento do projeto e as informações de lista de materiais.


A plataforma AltoQi Builder possui o comando Gerenciador de peças, que tem como uma de suas funções permitir trocar uma peça simultaneamente em todos os pontos que a utilizam e pode ser acessado através da guia Operações — grupo Peças.

Como exemplo realizaremos a troca de todas as lâmpadas incandescentes de Teto de 60 W, lançadas no pavimento, por lâmpadas incandescentes de Teto de 100 W.

Observação: Este procedimento é recomendado para alterar uma peça simultaneamente em todos os pontos que a utilizam no pavimento, para alterar a peça somente de um ponto recomendamos a leitura do artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada? .

Utilizando o comando Gerenciador de peças

Para alterar uma peça em todos os pontos que a utilizam deve-se:
  • Acessar a guia Operações, grupo Peças, comando Gerenciador de peças;
  • Na janela Gerenciador de peças selecionar a peça que deseja-se alterar;

Observação: O Gerenciador de peças tem a função de listar todas as peças utilizadas no croqui corrente, em forma hierárquica. E na lista, é indicada a quantidade de peças que estão sendo utilizadas no pavimento.

 
  • Pressionar o botão Trocar ;
  • O diálogo “Troca de Peças” será exibido para selecionar a nova Classe/Grupo/Peça desejada;
  • Para confirmar a troca, clique em OK.
Observações: 
  1. Se o projeto possuir mais de um pavimento é necessário realizar este comando em cada pavimento.
  2. Após a troca das peças, se for necessário, é possível retornar às peças originais como botão Desfazer  (na barra de acesso rápido) ou pelo atalho CTRL+Z.
  3. Lembramos que, após trocar uma peça, é necessário Processar o projeto para atualizar o dimensionamento. 
 

Realizando o procedimento descrito acima, o programa substituirá a peça conforme solicitado, apresentando a simbologia da peça definida.

 

Edição de propriedades das peças

Uma forma de fazer edições nas peças do projeto é através do filtro de seleção dentro do Gerenciador de peças, o que pode facilitar alterar alguma propriedade de uma classe, grupo ou peças que estão lançadas no croqui aberto, de forma simultânea.
  • Acessar a guia Operações, grupo Peças, comando Gerenciador de peças;
  • Na lista de peças, selecione a classe, o grupo ou a peça do projeto e clique no botão Selecionar no croqui ;
  • Por exemplo, ao selecionar a classe CPVC Aquatherm, todos os elementos desta classe lançados no croqui serão selecionados; 
  • Ao selecionar o grupo Curva 90, apenas as peças deste grupo serão selecionadas no croqui; 
  • Ao selecionar a peça, todas as peças do mesmo tipo serão selecionadas.
 
Com as peças selecionadas no croqui, você pode acessar as Propriedades  e alterar as informações desejadas, como Classe de peças, Rede, Níveis de desenho, etc. As possibilidades são diversas.

Com os procedimentos descritos, será possível editar propriedades utilizando o filtro de peças do Gerenciador de peças.