Peças

Como editar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente?

Troca de peças



Muitas vezes, durante a realização de um projeto é necessário  alterar um conjunto de peças já lançadas , seja por solicitação do cliente ou por algum outro motivo. Por exemplo, trocar todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, trocar todas as tomadas de 600 W por tomadas de 100 W ou trocar joelhos por curvas nos condutos.

Observação: A utilização da peça correta é importante pois é na peça que se encontram algumas informações de cálculo (Potência (W), comprimento equivalente, etc) utilizadas no dimensionamento do projeto e as informações de lista de materiais.

A plataforma AltoQi Builder possui o comando Gerenciador de peças, que tem como uma de suas funções permitir trocar uma peça simultaneamente em todos os pontos que a utilizam e pode ser acessado através da guia Operações - grupo Peças.

Como exemplo realizaremos a troca de todas as lâmpadas incandescentes de Teto de 60 W, lançadas no pavimento, por lâmpadas incandescentes de Teto de 100 W.


Observação: Este procedimento é recomendado para alterar uma peça simultaneamente em todos os pontos que a utilizam no pavimento, para alterar a peça somente de um ponto recomendamos a leitura do artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?.

Utilizando o comando Gerenciador de peças

Para alterar uma peça em todos os pontos que a utilizam deve-se:
  • Acessar a guia Operações, grupo Peças, comando Gerenciador de peças;


  • Na janela Gerenciador de peças selecionar a peça que deseja-se alterar;
Observação: O Gerenciador de peças tem a função de listar todas as peças utilizadas no croqui corrente, em forma hierárquica. E na lista,  é indicada a quantidade de peças que estão sendo utilizadas no pavimento.
  • Pressionar o botão Trocar ;

  • O diálogo "Troca de Peças" será exibido para selecionar a nova Classe/Grupo/Peça desejada;

  • Para confirmar a troca, clique em OK.

Observações
  1. Se o projeto possuir mais de um pavimento é necessário realizar este comando em cada pavimento.
  2. Após a troca das peças, se for necessário, é possível retornar às peças originais como botão Desfazer  (na barra de acesso rápido) ou pelo atalho CTRL+Z.
  3. Lembramos que, após trocar uma peça, é necessário Processar o projeto para atualizar o dimensionamento. 

Realizando o procedimento descrito acima o programa substituirá a peça conforme solicitado, apresentando a simbologia da peça definida.

Consulte também:  Como alterar o diâmetro interno dos tubos da rede hidráulica já lançados no projeto?

Edição de propriedades das peças

Uma forma de fazer edições nas peças do projeto é através do filtro de seleção dentro do Gerenciador de peças, o que pode facilitar alterar alguma propriedade de uma classe, grupo ou peças que estão lançadas no croqui aberto, de forma simultânea.
  • Acessar a guia Operações, grupo Peças, comando Gerenciador de peças;
  • Na lista de peças, selecione a classe, o grupo ou a peça do projeto e clique no botão Selecionar no croqui ;
    • Por exemplo, ao selecionar a classe CPVC Aquatherm, todos os elementos desta classe lançados no croqui serão selecionados; 
    • Ao selecionar o grupo Curva 90, apenas as peças deste grupo serão selecionadas no croqui; 
    • Ao selecionar a peça, todas as peças do mesmo tipo serão selecionadas.

  1. Com as peças selecionadas no croqui, você pode acessar as Propriedades  e alterar as informações desejadas, como Classe de peças, Rede, Níveis de desenho, etc. As possibilidades são diversas.
Com os procedimentos descritos, será possível editar propriedades utilizando o filtro de peças do Gerenciador de peças.