Na etapa de detalhamento de um projeto elétrico, é necessário especificar minuciosamente vários parâmetros construtivos e elétricos da instalação, de modo a tornar clara a compreensão do projeto e facilitar sua execução.
O elemento Diagrama unifilar é um elemento gráfico especial, cuja função é representar, ao mesmo tempo, a planilha de dimensionamento e a visualização hierárquica de um quadro do projeto.
O elemento Diagrama multifilar é um elemento gráfico especial, cuja função é representar, ao mesmo tempo, a planilha de dimensionamento e a visualização dos circuitos terminais e quadros subordinados às fases do quadro selecionado para exibição.
Observação: Um Diagrama, quando inserido no croqui do pavimento, é atualizado automaticamente a cada alteração feita no projeto, não sendo necessário gerá-lo novamente a cada modificação.
- Abrir o croqui Fiação em que o quadro está lançado;
- Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
- Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito no quadro desejado e selecionar Gerar detalhe na planta - Diagrama xxxx;
- Clicar em um ponto no croqui para adicionar o diagrama.
Informações adicionais do Diagrama Multifilar
- Barramento: no centro do diagrama, é indicado o barramento principal do quadro, desenhado conforme o esquema de fases do quadro. É indicada a nomenclatura apresentada para as fases (definida durante a criação do projeto) e a cor de cada fio (definida em Configurações - Fiação - Preferências - Diagramas - Indicação dos fios).
- Dados do quadro: na parte superior do barramento, é indicada a proteção do circuito do quadro e a fiação adotada, bem como a presença de dispositivos IDR ou DPS, se tiverem sido definidos na janela de propriedades do quadro. Também é indicada a seção do conduto, tipo e repetições. À parte, é gerada uma tabela indicando a potência total instalada e potência total demandada no quadro, em cada fase.
- Circuito terminal associado: representado por:
- disjuntor adotado como proteção para o circuito, com sua respectiva corrente nominal;
- dispositivo IDR, se existir;
- fiação principal do circuito, incluindo a seção adotada;
- potência total dos pontos do circuito, em Watts;
- indicação das fases utilizadas;
- informações sobre o condutor do circuito (tipo, material, isolação, tensão);
- nome e descrição.
- Aterramento: sempre que o quadro possuir algum circuito com fiação de aterramento, considera-se que o quadro também está aterrado. Neste caso, é feita a representação do aterramento partindo de cada circuito aterrado até a entrada do quadro (suposta aterrada na origem).
- Quadro associado: são representados os dados referentes ao circuito do quadro, de forma similar a um circuito terminal, mas usando uma convenção de cor diferente para a descrição do circuito.
Os seguintes elementos são representados no diagrama unifilar:
Quadros de distribuição
Representados por um barramento contendo todos os circuitos associados a ele, incluindo:
- Nome do quadro;
- Potência instalada total dos circuitos associados ao quadro;
- Potência demandada total dos circuitos associados ao quadro;
- Desenho do barramento;
- Informações sobre o conduto utilizado (seção, repetições, indicação);
- Um disjuntor para cada circuito associado, representando os disjuntores presentes no quadro;
- Um disjuntor global, utilizado para manutenção, definido como proteção do circuito associado ao próprio quadro (incluído apenas se o quadro tiver a propriedade “Disjuntor de manutenção” definida na janela de propriedades do quadro);
- Um interruptor diferencial-residual ("IDR"), instalado antes do barramento, de forma a proteger todos os circuitos ligados ao quadro (incluído apenas se o esquema escolhido na janela de propriedades do quadro for "No barramento principal" e o disjuntor de manutenção do quadro não seja do tipo "DR");
- O dispositivo de proteção contra surtos (DPS), representado como um "aterramento" antes do barramento (incluído apenas se na janela de propriedades do quadro tiver alguma peça habilitada para DPS).
Quadros de medição
Similares aos de distribuição, mas incluindo a representação dos medidores.
Circuito terminal associado
Representado por:
- Disjuntor adotado como proteção para o circuito, com sua respectiva corrente nominal;
- Interruptor diferencial-residual ("IDR"), protegendo o circuito (incluído quando o esquema escolhido na janela de propriedades do quadro for "Por circuito" ou "Por grupo de circuitos" e a propriedade "IDR" na propriedade do circuito for "Por grupo" ou "Individual");
- Fiação principal do circuito, incluindo a seção adotada;
- Informações adicionais do condutor utilizado (tipo, isolação, tensão);
- Potência total dos pontos do circuito, em Watts;
- Indicação das fases utilizadas;
- Nome e descrição.
Quadro associado
Quando existe um outro quadro subordinado ao quadro associado ao diagrama, a representação pode ser feita de duas maneiras:
- Se o comando aplicado for diagrama unifilar sem quadros subordinados: são representados os dados referentes ao circuito do quadro, terminando com uma indicação do quadro.
- Se o comando aplicado for diagrama unifilar com quadros subordinados: o quadro é representado da mesma maneira que o quadro original, com todos os seus circuitos, recursivamente, montando uma visão global de todos os circuitos.
Quadro principal
À esquerda do quadro, como "origem", é representado o quadro principal, ao qual o quadro associado ao diagrama está subordinado, incluindo:
- Representação do quadro principal, incluindo nome e descrição;
- Disjuntor adotado como proteção para o circuito do quadro, com sua respectiva corrente nominal;
- Fiação principal do circuito do quadro, incluindo a seção adotada;
- Informações sobre o conduto utilizado (seção, repetições, indicação).