Quadros

Configurando um disjuntor de manutenção

Ao realizarmos a associação dos quadros, montamos uma estrutura hierárquica dos quadros existentes no projeto. Esta definição inclui um disjuntor, referente ao quadro subordinado, dentro do principal.

Um dos recursos disponibilizados pelo módulo Elétrico é a possibilidade de configurar um disjuntor de manutenção para os quadros de distribuição, sendo este inserido dentro do próprio quadro e antes do barramento principal. 

Observação: Somente será possível incluir o disjuntor de manutenção nos quadros com aplicação Quadro de distribuição e Quadro com transformador.

Será explicado ao longo deste artigo como configurar um disjuntor de manutenção em um quadro.

Acessando as propriedades do quadro

Primeiramente, é necessário acessar as Propriedades do quadro onde deseja-se configurar o disjuntor de manutenção. Portanto deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir e comando Gerenciador;

  • Na janela Gerenciador, selecionar o quadro no qual deseja-se configurar o disjuntor de manutenção;
  • Clicar com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecionar a opção Propriedades;

  • O diálogo Propriedades será aberto.

Configurando o disjuntor de manutenção

Com o diálogo de Propriedades aberto, pode-se realizar a configuração do disjuntor de manutenção. Para isso deve-se:

  • Localizar o tópico Proteção;
  • Dentro de Proteção, localizar Disjuntor de manutenção;
Observação: Quando esta opção está desabilitada, significa que não existe um disjuntor dentro do quadro (apenas o disjuntor no quadro que o alimenta) e os demais itens do grupo ficam desabilitados (classe, grupo e peça).

  • Em Disjuntor de manutenção, definir a Classe como Dispositivo de proteção;
  • Definir o Grupo conforme sua preferência;
Observação: A Peça será dimensionada posteriormente através do comando Processar.


  • Clicar em OK

Dimensionando o disjuntor de manutenção 

Com as configurações a respeito do disjuntor de manutenção realizadas, deve-se agora dimensionar uma peça adequada.


Observação: A peça é dimensionada para a proteção contra corrente de sobrecarga e de curto-circuito da mesma forma que o disjuntor geral. Para maiores informações a respeito desse dimensionamento, recomendamos a leitura dos artigos Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga? e Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de curto-circuito?

Para este dimensionamento, recomendamos utilizar o comando  Processar , de modo que a peça seja dimensionada automaticamente.

Observação Para utilizar o comando Processar siga com o procedimento mostrado no artigo Como processar o dimensionamento no módulo Elétrico do AltoQi Builder, lembrando de habilitar todas as Opções contidas no diálogo Processar.

Com os procedimentos mostrados ao longo deste artigo, uma peça de disjuntor de manutenção será dimensionada, exibida nos diagramas e contabilizada na lista de materiais.