Após a criação de uma oportunidade, podemos detalhar e configurar diversas informações na sua página. Essas informações serão pertinentes aos processos de gerenciamento da oportunidade e vão auxiliar o gestor no acompanhamento do seu progresso no funil de vendas. Neste artigo vamos demostrar como podemos fazer isto, então, para acessar o detalhamento da oportunidade:
- Acesse o Menu Principal;
- Clique na opção Vendas;
- E selecione a opção Todas as oportunidades;
Tarefas da oportunidade
Para gerenciar a evolução de uma oportunidade é importante que sejam definidas tarefas a serem realizadas pela equipe de vendas. Estas tarefas descrevem as atividades que precisam ser feitas em cada estágio da oportunidade, por exemplo, e serão atribuídas a um membro da equipe. Para criar as tarefas é preciso primeiramente:
- Clicar na opção Nova tarefa da oportunidade;
O usuário poderá repetir o procedimento para criar outras tarefas da oportunidade. As tarefas de uma oportunidade ficarão listadas conforme demostrado na imagem a seguir:
Pessoas chave
Uma pessoa chave do cliente é um profissional com o qual sua empresa possui contato direto. Pode ser desde o responsável pela tomada de decisão numa oportunidade, até alguém afetado diretamente por uma tarefa e consequentemente responsável pelo feedback que você irá receber. Conhecer as pessoas chave é o primeiro passo para atingir sucesso junto ao cliente, afinal, empresas são formadas por pessoas. Para adicionar este profissional basta:
- Clicar em Adicionar pessoa chave;
- Para adicionar outras pessoas, basta repetir o procedimento indicado anteriormente.
- Para editar os dados, basta clicar sobre o item desejado, e a janela de alteração será aberta.
- Para excluir, basta clicar sobre o ícone da lixeira pertinente a pessoa chave que será retirada da oportunidade.
Dados Gerais da oportunidade
Logo abaixo, na mesma página, temos o campo Dados gerais da oportunidade. Neste tópico estão reunidos os dados inseridos na criação da oportunidade, e podem ser alterados de acordo com a necessidade do gestor.
O Checklist é uma importante ferramenta de conferência de itens essenciais para uma boa execução de uma determinada atividade, neste caso o gestor poderá aplicar um checagem de pontos considerados vitais para o andamento deste processo.
No AltoQi Visus WorkFlow, estes itens de checagem podem ser adicionados na página de detalhamento da oportunidade, bem como, podemos utilizar um template de checklist já criado anteriormente.
O Template de checklist pode ser criado antecipadamente, como demostramos no artigo Como criar um template de checklist no AltoQi Visus WorkFlow?, ou ainda, podemos criar um template de checklist a partir do checklist gerado neste ambiente. Para gerar o Checklist siga as instruções a seguir:
- Clique no comando Adicionar item;
Neste campo o gestor poderá Anexar um arquivo, Anexar um link e Anexar um formulário relevante para a execução do processo de vendas desta oportunidade.
Produtos/Serviços
Neste campo poderá ser selecionado o produto desejado para a oportunidade.
Para casos onde existam um controle de metas e objetivos relacionados a oportunidade em questão, o gestor pode selecionar uma meta neste campo.
Tags da oportunidade
Neste campo podem ser adicionadas TAGs na oportunidade.
Neste campo podem ser adicionados comentários para auxiliar na comunicação e registro de informações adicionais relevantes.
Em histórico ficam registrados as últimas ações realizada, onde podemos verificar as atualizações realizadas.
Ao finalizar o ciclo de venda de uma oportunidade o gestor poderá marcar a oportunidade como vencida quando a venda é fechada, ou perdida quando a venda não se concretizou.
Ao marcar como Perdemos será solicitado o motivo relacionado ao não fechamento da proposta. Os motivos das perdas podem ser cadastrados no menu configurações da guia Admin conforme demostrado no artigo Como criar motivos de perdas de oportunidades no AltoQi Visus WorkFlow?