Vendas

Como gerenciar as oportunidades da minha conta no AltoQi Visus WorkFlow?

Após a criação de uma oportunidade, podemos detalhar e configurar diversas informações na sua página. Essas informações serão pertinentes aos processos de gerenciamento da oportunidade e vão auxiliar  o gestor no acompanhamento do seu progresso no funil de vendas. Neste artigo vamos demostrar como podemos fazer isto, então, para acessar o detalhamento da oportunidade:

  • Acesse o Menu Principal;
  • Clique na opção Vendas;
  • E selecione a opção Todas as oportunidades;


A página que será aberta apresenta uma lista com todos as oportunidades criadas pelo usuário. Dessa forma, p ara acessar a  página de gerenciamento das oportunidades , basta  clicar sobre o item desejado


Assim, será aberta o ambiente de detalhes da oportunidade. Na região superior da página de detalhamento da oportunidade, temos um resumo das informações como: cliente, nome da oportunidade, estágio, pipeline atribuído, temperatura, valor e data de finalização estimada. E, mais abaixo podemos inserir novas informações a esta oportunidade. 


Tarefas da oportunidade 

Para gerenciar a evolução de uma oportunidade é importante que sejam definidas tarefas a serem realizadas pela equipe de vendas. Estas tarefas descrevem as atividades que precisam ser feitas em cada estágio da oportunidade, por exemplo, e serão atribuídas a um membro da equipe. Para criar as tarefas é preciso primeiramente:

  • Clicar na opção Nova tarefa da oportunidade;


Será aberta então, uma janela de preenchimento das informações dessa nova tarefa. Preencha as informações conforme desejado e clique em Criar tarefa.


Em Responsável, o gestor atribuirá a responsabilidade de execução de uma tarefa à um usuário da sua conta. Para saber como podemos cadastrar usuários recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar usuários na conta do AltoQi WorkFlow?

O usuário poderá repetir o procedimento para criar outras tarefas da oportunidade. As tarefas de uma oportunidade ficarão listadas conforme demostrado na imagem a seguir:


Vale ressaltar que as tarefas também podem ser gerenciadas, conforme mostramos no artigo  Quais ações posso realizar nas tarefas de uma oportunidade no AltoQi Visus WorkFlow?

 

Pessoas chave 

Uma pessoa chave do cliente é um profissional com o qual sua empresa possui contato direto. Pode ser desde o responsável pela tomada de decisão numa oportunidade, até alguém afetado diretamente por uma tarefa e consequentemente responsável pelo feedback que você irá receber. Conhecer as pessoas chave é o primeiro passo para atingir sucesso junto ao cliente, afinal, empresas são formadas por pessoas. Para adicionar este profissional basta:

  • Clicar em Adicionar pessoa chave;


Na janela aberta, é necessário preencher o formulário com os dados da pessoa e clicar em Adicionar.


A lista de pessoas chave de uma oportunidade será exibida na página de detalhamento da oportunidade.


O Usuário poderá adicionar mais de uma pessoa chave por oportunidade, editar as suas informações e até excluir um contato da lista. 
  • Para adicionar outras pessoas, basta repetir o procedimento indicado anteriormente.
  • Para editar os dados, basta clicar sobre o item desejado, e a janela de alteração será aberta.
  • Para excluir, basta clicar sobre o ícone da lixeira pertinente a pessoa chave que será retirada da oportunidade. 

 

Dados Gerais da oportunidade

Logo abaixo, na mesma página, temos o campo Dados gerais da oportunidade. Neste tópico estão reunidos os dados inseridos na criação da oportunidade, e podem ser alterados de acordo com a necessidade do gestor.



Checklist

O Checklist é uma importante ferramenta de conferência de itens essenciais para uma boa execução de uma determinada atividade, neste caso o gestor poderá aplicar um checagem de pontos considerados vitais para o andamento deste processo.  

No AltoQi Visus WorkFlow, estes itens de checagem podem ser adicionados na página de detalhamento da oportunidade, bem como, podemos utilizar um template de checklist já criado anteriormente.

O Template de checklist pode ser criado antecipadamente, como demostramos no artigo Como criar um template de checklist no AltoQi Visus WorkFlow?, ou ainda, podemos criar um template de checklist a partir do checklist gerado neste ambiente. Para gerar o Checklist siga as instruções a seguir:

  • Clique no comando Adicionar item;


Com isso, será apresentado um campo de texto para que você digite a checagem desejada. Digite a informação que você desejar e pressione Enter . Repita o procedimento para criar todos os itens do checklist.


Ao termino, é possível salvar este checklist com template para ser utilizado em outras oportunidades, clicando em Salvar como novo template


O gestor pode aplicar a checagem dos itens, marcando o campo a frente de cada item. Para excluir uma linha basta clicar no ícone da lixeira ao lado do mesmo.


Anexos

Neste campo o gestor poderá Anexar um arquivo, Anexar um link e Anexar um formulário relevante para a execução do processo de vendas desta oportunidade. 


Para adicionar um formulário, precisamos garantir que este tenha sido criado antecipadamente, conforme descrito no artigo Como criar um formulário no AltoQi Visus WorkFlow?

 

Produtos/Serviços

Neste campo poderá ser selecionado o produto desejado para a oportunidade. 


Metas relacionadas

Para casos onde existam um controle de metas e objetivos relacionados a oportunidade em questão, o gestor pode selecionar uma meta neste campo.


Ao clicar em Adicionar/Remover, será aberta uma janela para selecionar as metas relacionadas.


Para mais detalhes de como o usuário pode criar uma meta sugerimos a leitura do artigo Como criar Objetivos no AltoQi Visus Workflow?

 

Tags da oportunidade

Neste campo podem ser adicionadas TAGs na oportunidade.


Comentário

Neste campo podem ser adicionados comentários para auxiliar na comunicação e registro de informações adicionais relevantes.



Histórico 

Em histórico ficam registrados as últimas ações realizada, onde podemos verificar as atualizações realizadas. 



Marcar como vencemos ou perdemos

Ao finalizar o ciclo de venda de uma oportunidade o gestor poderá marcar a oportunidade como vencida quando a venda é fechada, ou perdida quando a venda não se concretizou.


Ao marcar como Vencemos, o usuário terá a opção de gerar um Setup, para a venda concretizada.  Para mais detalhes sobre a geração de Setups, recomendamos a leitura do artigo   Como gerar um setup no AltoQi Visus WorkFlow?

Ao marcar como Perdemos será solicitado o motivo relacionado ao não fechamento da proposta. Os motivos das perdas podem ser cadastrados no menu configurações da guia Adimin conforme demostrado no artigo Como criar motivos de perdas de oportunidades no AltoQi Visus WorkFlow?