Detalhamentos

Adicionando e personalizando o Quadro elétrico executivo



Na etapa de detalhamento de um projeto elétrico, é necessário especificar minuciosamente vários parâmetros construtivos e elétricos da instalação, de modo a tornar clara a compreensão do projeto e facilitar sua execução.
O Quadro executivo é um detalhe especial que representa seus elementos na visão 2D.  Com isso, é possível padronizar o  layout dos quadros  com informações que os diagramas não apresentam, como a relação direta entre os componentes e o espaço real que o quadro suporta.

Observação: O detalhe Quadro executivo está disponível para a Assinatura, a partir da atualização 2023-08. Para saber sobre as últimas atualizações do programa acesse o botão Ajuda  na barra de acesso rápido do AltoQi Builder, selecione a opção Conteúdo e na página aberta, busque pela Atualização 2023-08 no menu lateral.

Observação: Para atualizar o programa, acesse Reinstalação AltoQi Builder.

Adicionando o Quadro Executivo

Para adicionar um quadro elétrico executivo no projeto deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito no quadro desejado e em Gerar detalhe na planta selecionar Quadro executivo;

  • Clicar em um ponto no croqui para adicionar o quadro executivo.


Observação: O detalhe terá barramentos de neutro IDR dependendo da quantidade de IDRs definidos na propriedade do QD. Para entender melhor como adicionar um IDR, recomendamos a leitura do artigo  Como inserir um IDR em um circuito

Definindo a estrutura do Quadro Executivo

Após adicionado o quadro executivo no croqui, é necessário definir a estrutura do mesmo, movendo os componentes e circuitos do quadro para os trilhos do quadro. Portanto, devemos realizar o seguinte procedimento:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito no quadro desejado e selecione Estrutura do quadro executivo;

  1. Na janela aberta, é possível visualizar os componentes do quadro, como Disjuntor de manutenção, DPS, entre outros. Também é possível visualizar os componentes de circuitos associados. Para associar um componente a um trilho, selecione o mesmo com o botão esquerdo do mouse e arreste até o trilho desejado;



Observação: A quantidade de componentes DPS e disjuntores de desconexão dependerá da quantidade dos mesmos adicionados em seus QD's. Para entender melhor como realizar a adição, recomendamos a leitura do artigo  Inserindo o dispositivo de proteção contra surtos (DPS) e seu disjuntor de desconexão.

Observação: Os componentes dos circuitos associados são referentes aos disjuntores definidos em seus circuitos. Para entender melhor como adicionar um circuito e configurar seu disjuntor, recomendamos a leitura dos artigos  Como criar e definir circuitos  e  Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga?

  1. Aperte em Ok;
  2. Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  3. Na janela aberta, mantenha O projeto fiação ativo e aperte Ok;


O quadro executivo será atualizado com os componentes adicionais a cada trilho, conforme podemos visualizar abaixo.


Personalizando o Quadro Executivo

Após adicionado o quadro executivo em seu projeto, é possível realizar a sua personalização, definindo sua posição geométrica, escala de visualização e posição dos elementos.
Portanto, para realizar estas alterações, siga os seguintes passos:
  1. Acesse a aba Elementos, grupo Acessar e comando Propriedades;
  2. Selecione o quadro executivo adicionado no croqui;
  3. Na janela propriedades, selecione Quadro executivo (1);
  4. Altere as informações em X e Y em Posição dos elementos para mover os trilhos e barramentos;



Na necessidade de restaurar a posição original dos elementos do quadro, na mesma janela de propriedades, clique à direita da barra de configuração Posição dos elementos. Ao clicar, o botão de reinicialização irá aparecer, basta clicar sobre ele e as configurações iniciais dos elementos do quadro serão restauradas.




Habilitando a visão realista no 3D

Além das informações indicadas anteriormente, visando os projetos em BIM, que estão cada vez mais detalhados, a representação física 3D do quadro de distribuição dos projetos elétricos acaba sendo importante para que o modelo seja fiel ao projetado e executado.  Assim, o AltoQi Builder também exibe na visão 3D o quadro elétrico, como indicado abaixo:




Para visualizar o Quadro elétrico executivo na Visão 3D, após o seu lançamento, execute os seguintes procedimentos:
  1. Selecione o Quadro em questão;
  2. Acesse as Propriedades do quadro;
  3. Altere a opção “Exibir componentes na visão 3D” para ‘Sim’.


Observação: A representação em 3D está disponível a partir da atualização 2023-11 na modalidade Assinatura.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível incluir o quadro executivo como detalhamento do seu projeto e selecionar a posição dos componentes nos trilhos.