QiOnboarding

Conheça a Área do Cliente

Agora que você faz parte da comunidade AltoQi adquirindo as nossas soluções, é necessário conhecer e usar um ambiente essencial no seu dia a dia, a Área do Cliente

Área do Cliente é a ferramenta de controle e gestão de suas licenças de uso das soluções desenvolvidas pela AltoQi. 

Através dela, é possível acessar todas as informações sobre os produtos contratados, como:

  • Verificação dos produtos adquiridos
  • Gestão de acessos
  • Visualização de códigos de ativação
  • Consulta de informações sobre a validade das licenças e os módulos disponíveis.

Este ambiente foi pensado e projetado para aprimorar sua experiência oferecendo total autonomia, transparência e integração ao controlar os acessos às soluções contratadas, portanto acompanhe informações deste material e fique por dentro de todas as funcionalidades da Área do Cliente.

Primeiro acesso à Área do Cliente

A Área do Cliente é um ambiente integrado e web. Para acessá-lo basta clicar no endereço: areacliente.altoqi.com.br

No primeiro acesso será necessário criar a sua senha, portanto:

  • Clique em Faça seu login AltoQi.
  • Em seguida, clique em Esqueci minha senha e informe seu e-mail (o mesmo informado à AltoQi durante a aquisição dos produtos);
  • Clique em Recuperar senha

Um e-mail para recuperação de sua senha será enviado, portanto, consulte sua caixa de entrada e siga com os passos para criação de uma nova senha.

  • Com a senha de sua conta redefinida, retorne à área de login e informe seu e-mail e senha para acessar a Área do Cliente. 

Como utilizar a Área do Cliente


A interface inicial da Área do Cliente apresentará todas as nossas soluções AltoQi e incluirá botões que o direcionarão para o Site AltoQi ou para o E-commerce, conforme necessário.


Além disso, a interface oferece duas opções para lidar com questões relacionadas à licença. Na seção "Minhas Soluções", você encontrará os produtos adquiridos pelo titular da conta. Esta seção exibe uma lista dos produtos contratados em sua conta, os quais podem ser filtrados entre soluções "Ativas", ou seja, com contratos vigentes, e soluções "Expiradas", cujos contratos já foram encerrados.

Na descrição de cada Produto, são informadas a versão da plataforma, a aplicação e o tipo de proteção da licença utilizada para cada uma delas.

Na seção "Soluções atribuídas para você", são exibidos os programas atribuídos de uma conta principal para você, através do seu e-mail associado.

Se você recebeu acesso a uma licença AltoQi na proteção em nuvem para uso com seu e-mail, de outra pessoa que é titular da licença junto à AltoQi, você poderá visualizar as licenças disponíveis em sua conta na Área do Cliente nessa seção.

Gestão de licenças com Proteção Cloud

 

A proteção por Cloud é o formato de licenciamento por login integrado, com usuário, E-mail e uma senha, que libera o acesso aos programas AltoQi adquiridos. Caso você tenha a licença de seus programas com esse tipo de proteção, verá que ao clicar em algum dos programas exibidos na aba "Ativas" em "Minhas soluções" pelo botão >, serão exibidas informações como os módulos e o número de licenças contratadas, o número de licenças atribuídas a outros colaboradores e o número de licenças disponíveis para atribuir:

  • Clique no botão para acessar mais informações sobre as licenças, como o número do contratodata do início do contrato do respectivo produto e licença e sua data de renovação automática. 

Neste mesmo ambiente você poderá verificar que a licença está atribuída ao seu e-mail (ao seu "login integrado" AltoQi). Mas caso você deseje disponibilizar esse acesso a outra conta, poderá realizar nesta janela a atribuição de licenças para um colaborador.

  • Caso queira fazer essa atribuição a outra conta, no botão à direita, clique em "Remover". A licença será removida do seu login integrado e aparecerá com o status "Disponível":

  • Na licença com status "Disponível", clique no botão mceclip2 (1), informe o e-mail do colaborador e clique em Adicionar

O status da licença será alterado para "Atribuído", indicando que só aquele colaborador tem acesso à licença. O colaborador deverá receber um e-mail comunicando que uma licença foi-lhe atribuída e caso ainda não tenha uma conta AltoQi com o e-mail inserido, esse colaborador deverá criar a sua conta AltoQi seguindo os passos do e-mail que ele terá recebido.

Quando um e-mail que não possui uma conta AltoQi for atribuído, o status será exibido como "Aguardando", indicando que o colaborador ainda não criou uma conta no AltoQi.

Segue abaixo o exemplo do e-mail que será enviado para um endereço de e-mail que ainda não possui uma conta no AltoQi:


Após a criação da conta, é necessário aguardar alguns minutos para que as soluções destinadas ao colaborador atribuído sejam liberadas.

  • A gestão do acesso à licença fica sempre sob a responsabilidade do titular da conta, que poderá sempre que desejar remover um colaborador atribuído e lhe atribuir novamente para ter acesso ao programa.
  • Para desvincular a licença do colaborador, basta clicar no botão mceclip2 (2)-pngRemover o e-mail.

O status da licença voltará para "Disponível". Após a remoção, o colaborador recebe um e-mail, notificando-o da remoção da licença na sua conta de e-mail.

Para que suas licenças com Proteção Cloud possam ser utilizadas, é necessário que estas estejam atribuídas a um e-mail (ou seja, com status "Atribuído") e que este e-mail seja utilizado no login durante a abertura das soluções AltoQi.

Gerenciamento de Licenças na Área do Cliente: Adotando e Selecionando Programas

 

Às vezes, um colaborador pode trabalhar em mais de uma empresa e, como resultado, pode ter mais de uma solução do mesmo programa atribuída ao seu e-mail. Por padrão, o programa inicia usando a maior aplicação. Felizmente, na Área do Cliente, é possível selecionar a aplicação desejada para ser ativada.

Para adotar a aplicação que você deseja ativar, por favor, segue animação abaixo, ou se preferir, segue o procedimento descrito logo abaixo.

  1. Na seção "Soluções atribuídas para você", se soluções AltoQi forem atribuídas a você, uma lista será exibida com os programas disponíveis. Se você possuir mais de uma licença da mesma solução, cada uma será listada como uma conta associada separada.
  2. Usaremos o exemplo da solução Eberick, onde foram atribuídas duas licenças de proprietários diferentes.
  3. Clique em "Expandir", onde serão exibidas as licenças e os nomes dos proprietários que atribuíram as licenças.
  4. Selecione a licença com a qual deseja trabalhar.
  5. Em seguida, clique em "Adotar" na licença selecionada. Após isso, a licença aparecerá com o status "Adotada".

Pronto, após esse procedimento, você poderá abrir o programa desejado com a aplicação que selecionou na Área do Cliente.

Gestão de licenças com Proteção RMS

Diferentemente da Proteção Cloud, a Proteção RMS é fundamentada na validação via software. Cada produto é associado a um Identificador Eletrônico (EID), um código alfanumérico que serve como chave de ativação. Após a ativação desse EID no programa instalado, uma vinculação com a máquina em questão é estabelecida e não pode ser ativa em outras máquinas, até ser revogada pela máquina em uso.

Neste tipo de proteção, o gestor de licenças poderá ter acesso às EIDs de seus produtos, visualizando em cada produto os seus módulos e o número de licenças contratadas.

  • Clique no botão mceclip0 (1)-png para acessar mais informações sobre as licenças, como o número do contratodata do início do contrato do respectivo produto e licença e sua data de renovação automática e EID;
  • Utilize o botão Copiar para copiar o código e inserir no programa para ativação;
  • No menu à direita, consulte também todos os módulos dos programas que a licença possui.

Essa organização das informações proporciona ao gestor das licenças uma visualização simplificada em relação aos códigos de ativação e os aos módulos presentes em cada uma das EIDs.

Neste tipo de proteção, os usuários devem ficar atentos em relação à necessidade de acesso ao computador para a revogação (desvinculação da licença no computador), somente após a revogação o código EID fica disponível para ativar o programa em outra máquina.

Adicionar uma foto de perfil na Área do Cliente.


Você pode facilmente personalizar seu perfil na Área do Cliente adicionando uma foto.

Para adicionar uma foto ao seu perfil, siga a animação abaixo ou, se preferir, siga os passos descritos logo abaixo:

  1. Na tela inicial, clique no perfil, localizado no canto superior direito.
  2. Em seguida, clique em "Alterar foto do perfil".
  3. Isso abrirá uma tela de upload de imagem, onde você poderá selecionar a imagem desejada.
  4. Após selecionar a imagem, clique em "Salvar como foto do perfil".
  5. Você receberá uma confirmação de que a imagem do perfil foi salva com sucesso.

Dúvidas?

Caso não sejam exibidos os produtos contratados, verifique se você utilizou o e-mail em que realizou a aquisição dos programas para acessar a Área do cliente, e se necessário, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Com estas orientações, você já poderá ter completo controle e autonomia para gerir suas licenças e produtos, observando como é feito o acompanhamento delas pela Área do cliente.