Um dos recursos disponibilizados no modulo Elétrico é o dimensionamento automático do disjuntor de proteção contra corrente de sobrecarga.
Conforme a NBR 5410/2004, "devem ser previstos dispositivos de proteção para interromper toda corrente de sobrecarga nos condutores dos circuitos antes que esta possa provocar um aquecimento prejudicial à isolação, às ligações, aos terminais ou às vizinhanças das linhas".
Desta forma, a peça de disjuntor selecionada deverá atender as seguintes condições:
Onde:
- = Corrente de projeto total;
- = Corrente nominal do disjuntor (a ser determinada);
- = número de condutores em paralelo;
- De acordo com o item 5.3.4.5.2 da NBR5410/2004, "quando a proteção de condutores em paralelo contra sobrecargas for provida por dispositivo único e a corrente total se dividir igualmente entre esses condutores (condutores percorridos por correntes de mesma intensidade), o valor de Ic a ser utilizado no equacionamento das condições exigidas em 5.3.4.1 é a soma das capacidades de condução de corrente dos vários condutores".
- = Capacidade de condução de corrente do cabo;
- = Fator de correção de agrupamento;
- = Fator de correção de temperatura;
Exemplo
Para exemplificar o dimensionamento do dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga temos o circuito 5 exibido abaixo, que possui 3 tomadas de 600 W e 2 tomadas de 100 W e foi definido com o esquema F+N e com a tensão 127 V:
Definindo a corrente de projeto
Um dos requisitos no dimensionamento do disjuntor é que a sua corrente nominal seja maior ou igual que a corrente de projeto (Ip) do circuito.
Para verificar como esta corrente é calculada recomendamos a leitura do artigo Como é calculada a corrente de projeto?
Como podemos verificar no exemplo 1 do artigo, a corrente de projeto (Ip) deste circuito será 17,5 A.
Definindo o FCA e o FCT
O outro requisito utilizado no dimensionamento do disjuntor é que a sua corrente nominal seja menor que a corrente (Iz) do condutor utilizado. Uns dos itens utilizados na determinação da corrente Iz é o FCA e o FCT.
Para verificar como estes valores são determinados recomendamos a leitura do artigo Como é calculada a corrente corrigida?
Como podemos verificar no exemplo do artigo, o FCA utilizado neste circuito é 0,7 e o FCT é 1.
Definindo o número de condutores em paralelo
Outro item utilizado na determinação da corrente Iz é o número de condutores em paralelo utilizados no circuito.
Em nosso exemplo, o circuito 5 utiliza apenas um condutor por fase, portanto n será 1.
Definindo a capacidade de condução de corrente
Outro item utilizado na determinação da corrente Iz é capacidade de condução de corrente (Ic) do condutor utilizado.
Definindo o disjuntor
Com base nas informações acima podemos verificar o dimensionamento do disjuntor.
Neste caso, o Iz será:
Portanto teremos a seguinte inequação:
Sendo assim, o programa irá procurar a peça de disjuntor, disponível no Grupo selecionado, que atenda à inequação acima. Em nosso exemplo será 20 A.
- Neste momento, para os circuitos pertinentes, o programa verifica se a peça do disjuntor dimensionada atende o valor solicitado pela concessionária. Se ela for menor que o solicitado, o programa aumenta o valor do disjuntor utilizado e verifica novamente a coordenação com a fiação.
- O programa procura a peça de disjuntor com valor mais próximo da corrente de projeto Ip. Se desejar que ele procure a peça de disjuntor com valor mais próximo de Iz deve-se acessar o menu "Arquivo - Configurações - Fiação - Dimensionamento - Condutores" e alterar para "Sim" a opção "Adotar maior disjuntor na faixa".
Importante:
Como pode-se notar facilmente, se a diferença entre Ip e Iz for pequena, pode não ser possível encontrar, dentre os disjuntores disponíveis no Grupo selecionado, um que pertença à faixa definida. Neste caso, como não se pode reduzir o valor da corrente Ip, a solução é aumentar o valor de Ic, pela adoção de uma seção maior de fiação.
O programa, neste caso, adota o menor disjuntor cuja corrente nominal seja superior a Ip:
e redimensiona o condutor, com base no critério da capacidade de corrente, de tal forma que Iz seja maior que In.