Em algumas situações específicas, é possível que o usuário se depare com erros durante a importação da arquitetura junto às plataformas AltoQi Eberick e AltoQi Builder. Estes erros, como a apresentação da mensagem "EAccessViolation", ou mesmo de elementos incompletos e níveis (layers) desconfigurados ao abrir a arquitetura nestes programas, geralmente estão associados à não preparação prévia do desenho no software de CAD em que foi criado.
Nestas situações, com o intuito de preparar o desenho da arquitetura e importá-lo adequadamente para os programas da AltoQi, abaixo está indicada uma sequência de nove artigos que dispõem das principais verificações e procedimentos que devem ser realizados no editor de CAD antes de efetuar a importação do arquivo de extensão .DWG ou .DXF.
Não é indicado que o desenho de arquitetura seja salvo em versões muito recentes do AutoCAD, que podem apresentar incompatibilidade com o programa. Neste caso, recomenda-se:
- Versões AltoQi Eberick V10, AltoQi Builder 2018 e mais recentes: AutoCAD 2017
- Versões AltoQi Eberick V9, AltoQi Builder 2017 e mais antigas: AutoCAD 2010
1. Copiar o desenho da arquitetura para um novo arquivo
2. Posicionar o desenho da arquitetura em uma origem
3. Verificar a existência de níveis (layers) inativos
4. Verificar a existência de elementos tridimensionais (3D)
6. Utilização do comando "EXPLODE" no editor de CAD (presente artigo)
9. Atribuir o nível (layer) zero para todo o desenho
Utilização do comando "EXPLODE"
Recomenda-se que sejam mantidos no desenho da arquitetura elementos que não estejam agrupados, ou formato de "blocos", de modo que o arquivo não fique sobrecarregado. Para desagrupar qualquer elemento no editor de CAD, sugerimos que acompanhe o procedimento indicado na sequência que se refere ao comando "EXPLODE".
- Selecione toda a arquitetura que será importada para os programas da AltoQi;
- Digite na barra de comando a palavra <EXPLODE> e clique na tecla <ENTER> para explodir qualquer elemento que esteja agrupado;
- Efetue o passo acima pelo menos duas vezes, a fim de garantir que não restem elementos agrupados no desenho;
- Salve o arquivo recém alterado.
Cabe ressaltar que os comandos recomendados em cada material correspondem ao emprego do editor de CAD Autodesk AutoCAD®. No entanto, é possível utilizar o editor de CAD de sua preferência, com a adaptação dos mesmos comandos. |
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.