Desenhos e Arquitetura

Como posicionar a origem da arquitetura no Eberick?

O primeiro passo ao realizar um projeto no Eberick é a importação da arquitetura. Caso não seja feito adequadamente, é possível que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento da estrutura. Para auxiliá-lo neste processo, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, para mostrar como o Eberick trata estes arquivos. Destacamos que antes de importar os arquivos no programa, é importante que estes sejam limpos, procedimento explicado no artigo Como resolver erros durante a importação da arquitetura para os programas da AltoQi?.

  1. Como importar uma arquitetura no Eberick?
  2. Como converter a escala da arquitetura no Eberick?
  3. Como posicionar a origem da arquitetura?
  4. Como sobrepor arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Eberick?

Posicionando a origem

Para prosseguir com o projeto, é necessário que se posicione as plantas arquitetônicas dos pavimentos em um ponto em comum, normalmente definido como a origem. Esse posicionamento é fundamental para o correto lançamento dos elementos. Para isso, já deve estar definido um ponto comum a todas as plantas dos diferentes pavimentos (um canto extremo da arquitetura, um ponto do elevador, etc).


Para isso, com a arquitetura aberta:

  • Selecione o comando Desenho - Ferramentas - Posicionar origem (botão )
  • Indique o ponto definido como a origem;
  • Nesse momento, o desenho poderá desaparecer da tela. Isto ocorre pois os elementos gráficos foram movidos para próximo da origem. Neste caso, utilize a ferramenta Visualizar - Enquadrar (botão ) para que o desenho seja enquadrado novamente no ambiente de CAD

Este procedimento deverá ser realizado para todas as arquiteturas importadas, de modo que todas estejam posicionadas nos pontos adequados. Caso haja necessidade de alterar este ponto posteriormente, você pode utilizar a ferramenta Desenho - Ferramentas - Posicionar origem do projeto (botão ).


Feito isto, é indicado que a sobreposição das arquiteturas seja validada. Este procedimento é explicado em detalhe no artigo Como sobrepor arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Eberick?