Desenho da arquitetura

Como converter a escala da arquitetura no AltoQi Builder?

Após criarmos uma edificação, o primeiro passo ao realizar um projeto no AltoQi Builder é a definição da arquitetura. Embora seja possível desenhar a própria planta arquitetônica no ambiente do programa, muitas vezes utilizamos plantas prontas, em DWG, DXF ou CAD, que precisam ser importadas para o projeto.

Após a importação das arquiteturas é necessário realizar uma preparação destas, convertendo a escala, para garantir que as distâncias reais do projeto sejam utilizadas, e posicionando a origem, para garantir o alinhamento entre os pavimentos.

Caso um destes itens não seja feito adequadamente, é possível que o projeto gere dimensionamentos incorretos ou que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento correto do projeto. Para auxiliá-lo neste processo, montamos esta série de quatro artigos para mostrar como estes procedimentos devem ser realizados no AltoQi Builder.

  1. Como importar uma arquitetura no AltoQi Builder?
  2. Como converter a escala da arquitetura no AltoQi Builder? (este artigo)
  3. Como posicionar a origem da arquitetura no AltoQi Builder?
  4. Como verificar a sobreposição das arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Builder?
Observação: Para verificar como substituir uma arquitetura durante a realização do projeto recomendamos a leitura do artigo Como substituir a arquitetura após o projeto iniciado?

Observação: Para criar escalas personalizadas e diferentes das escalas que são apresentadas, por padrão, no programa, acompanhe a leitura do artigo Como criar escalas de desenho personalizadas?

O segundo artigo desta série indicará como proceder para realizar a conversão de escala das arquiteturas importadas.

Convertendo a escala 

Um procedimento extremamente importante que deve ser realizado na arquitetura antes do início do lançamento do projeto é a conversão da escala, pois isto garantirá que o desenho esteja em centímetros, para que fique compatível com o tamanho das simbologias utilizadas pelo programa, e que as dimensões estejam compatíveis com as dimensões reais do projeto.

Para fazer a conversão da escala siga o procedimento descrito abaixo:

  • Na janela Edificação, efetue um duplo clique sobre o desenho importado para abri-lo;

  • Na barra de comando, selecione a escala na qual o projeto será realizado;


  • Habilite, na barra de comando, o ponto captura Personalizada (botão ), certificando-se que todas as capturas estejam habilitadas menos o ponto próximo;


Observação: Ainda é possível utilizar as ferramentas de captura separadamente. Para isso basta clicar sobre a captura correspondente, localizada na barra de comando.
  • Acesse a guia Desenhos, grupo Manipular, comando Converter para escala (botão);
  • Selecione todo o desenho;
  • Tecle Enter;
  • Em seguida, selecione um ponto de referência;

Depois de selecionado o ponto de referência o programa solicitará a seleção de dois pontos da arquitetura e a indicação da distância real, em centímetros, entre eles. Desta maneira ele poderá converter a escala do desenho de forma a corresponder estas informações. Portanto, continue os procedimentos para conversão da escala conforme apresentado a seguir. 

  • Selecione o 1º e 2º pontos que definem a distância conhecida;
  • O programa solicitará na linha de comando, a definição de uma distância. Digite a distância entre ambos os pontos, em centímetros;


Observação:  As coordenadas informadas no ambiente de CAD devem ser sempre em centímetros.




  • Pressione Enter;
  • Responda Sim a pergunta Deseja escalar os textos selecionados também?;
Observação:  Com isto, o programa converterá a escala do desenho de tal forma que, para a escala corrente, a distância entre os dois pontos seja exatamente a digitada.

  • Caso a arquitetura desapareça, clique em Enquadrar (botão ) na Linha de comando;
  • Salve as modificações efetuadas pressionando o comando Salvar (botão ) localizado na barra de acesso rápido;
  • Repita este procedimento para converter a escala em todas as arquiteturas importadas.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo a conversão de escala será realizada em todas as arquiteturas importadas para a execução do projeto.


Observação: Para verificar como alterar a conversão de escala durante a realização do projeto recomendamos a leitura do artigo Como mudar a conversão de escala após o projeto iniciado?

Após converter a escala, é preciso determinar qual a origem das arquiteturas, de modo que estas fiquem alinhadas. Para realizar este procedimento, recomendamos a leitura do próximo artigo de nossa série:  Como posicionar a origem da arquitetura no AltoQi Builder?