Desenhos e Arquitetura

Como converter a escala da arquitetura no Eberick?

O primeiro passo ao realizar um projeto no Eberick é a importação da arquitetura. Caso não seja feito adequadamente, é possível que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento da estrutura. Para auxiliá-lo neste processo, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, para mostrar como o Eberick trata estes arquivos. Destacamos que antes de importar os arquivos no programa, é importante que estes sejam limpos, procedimento explicado no artigo Como resolver erros durante a importação da arquitetura para os programas da AltoQi?.

  1. Como importar uma arquitetura no Eberick?
  2. Como converter a escala da arquitetura?
  3. Como posicionar a origem da arquitetura no Eberick?
  4. Como sobrepor arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Eberick?

 

Convertendo a escala

Conforme exposto no artigo anterior da série, há alguns caminhos diferentes para converter a escala da arquitetura. Você poderá optar por algum deles no momento da importação, como exposto no artigo anterior. Caso opte pela opção Converter automaticamente, a conversão será realizada na própria janela de importação, sendo que o usuário deverá informar as propriedades do desenho original. Assim, tendo importado o desenho, basta posicionar a sua origem na janela de CAD.


 
Caso contrário, a escala deverá ser convertida manualmente. Se a opção  Converter logo após a leitura for selecionada, o programa executará o comando logo após a leitura do arquivo. Já se você selecionar a opção  Não converter, deverá executar o comando  Desenho - Manipular - Converter para escala (botão  ).

O comando Converter para escala consiste em dois passos: selecionar dois pontos da arquitetura; e informar a distância entre eles. No caso da arquitetura abaixo, por exemplo, sabemos que a medida de sua fachada equivale a 1367cm


  • Uma vez executado o comando, a linha de comando passa a indicar Converter escala - Primeiro ponto;
  • Selecione os dois pontos que definem um comprimento conhecido. No caso da arquitetura acima, selecionamos as extremidades da parede, como mostrado abaixo. A linha de comando passa a indicar Converter escala - Distância;

  • Digitar a distância desejada (neste caso, 1367cm) entre os dois pontos e confirmar com Enter. Com isto, o programa converterá a escala do desenho de tal forma que, para a escala corrente, a distância entre os dois pontos seja exatamente a digitada.

Convertida a escala, é preciso determinar qual a origem das arquitetura, de modo que estas fiquem alinhadas. Para saber como fazer isto, leia o artigo Como posicionar a origem da arquitetura no Eberick?