Visão 3D

Como rotacionar uma peça na Visão 3D para projetos hidrossanitário, de gás e incêndio?



A plataforma AltoQi Builder permite ao usuário importar simbologias 3D para o cadastro de peças, de modo que o modelo 3D do projeto esteja ainda mais próximo da realidade. Porém, quando uma peça é utilizada em diferentes posições, é possível que seja necessário rotacionar a simbologia para que esta fique adequada. Neste artigo serão apresentadas as orientações para a rotação de peças a partir da Visão 3D.

Observação: O procedimento desse artigo só é válido para peças com simbologia 3D realista. Para a importação de simbologias 3D para o cadastro de peças da plataforma AltoQi Builder, recomendamos a leitura dos artigos Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça e Como exportar uma família do Revit para criar uma nova simbologia 3D no AltoQi Builder.

Para exemplificar o procedimento de rotação de uma peça 3D, observe a situação mostrada na figura abaixo, em que há o encontro entre duas calhas em um condutor vertical. Nesta situação, a simbologia 3D da peça " Adaptador   para Bocal semicircular s/ terminação " está rotacionada para o lado, não adequada para o lançamento considerado.


  • Com a Visão 3D do projeto corrente, clique sobre a peça 3D para selecioná-la. Quando selecionada, a peça ficará em destaque;
  • Acesse na guia 3D, grupo Edição, o comando Propriedades;

  • Na janela Propriedades, em Geometria, observe que é exibido o grupo Ângulo de rotação. Altere os ângulos de cada Plano (XY, XZ, YZ) de acordo com as necessidades da peça aplicada ao seu projeto. Recomenda-se a utilização de ângulos retos, como 90°180° ou 270º;
  • Mova o cursor do mouse para a área de visualização do modelo 3D e, assim, a mudança de ângulo será atualizada.


As peças que estiverem definidas em uma conexão do tipo " Coluna " poderão ser rotacionadas através do croqui de lançamento (planta), como exemplificado na figura abaixo.



Observação: Para saber qual dos planos deve ser rotacionado para cada caso, utilize a vista " Visão superior" localizada na guia 3D, grupo Vistas. Essa visualização facilita a identificação dos planos: o plano YZ rotaciona a peça na vertical, o plano XZ na horizontal e o plano XY, no sentido horário ou anti-horário.



Vale ressaltar que as alterações nos campos do grupo Ângulo de rotação só irá afetar a rotação da peça na Visão 3D. Isso significa que não serão observadas alterações no posicionamento da peça no croqui de lançamento, em planta. Para realizar alterações neste outro ambiente, recomendamos a leitura do artigo: Como rotacionar manualmente uma peça sanitária?.

Com os procedimentos indicados nesse artigo, será possível corrigir o posicionamento de peças compostas por simbologias 3D na Visão 3D da plataforma AltoQi Builder.