Simbologias

Como exportar uma família do Revit para criar uma nova simbologia 3D no AltoQi Builder

Atualmente a plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias 2D e 3D nas peças do cadastro para proporcionar um maior detalhamento do projeto. Algumas peças, por padrão, já possuem simbologias 3D inseridas, mas há a possibilidade de criar e inserir uma nova simbologia.
Para criar uma nova simbologia é necessário possuir uma família, por exemplo, com a simbologia da peça que se deseja criar. Possuindo o arquivo, basta criar um novo projeto no Revit e carregar a família que contem a peça. É importante verificar se a peça está posicionada na origem, pois caso não esteja a simbologia poderá ficar deslocada ao criar a nova simbologia 3D no cadastro de peças do AltoQi Builder.  Para facilitar a verificação, pode-se criar um grupo pois assim aparecerás os eixos e será possível posiciona-lo na origem. 

Antes de exportar, será necessário unir todos os elementos da peça para que seja possível importar para o AltoQi Builder. Para fazer essa união, deve-se usar o comando "Criar uma montagem", como ensinado no artigo da AutodeskCriar uma montagem.


Com a peça posicionada na origem e unificada através da montagem, basta acessar o menu Arquivo>Exportar>IFC, conforme a imagem abaixo:

 


Na caixa de diálogo "Exportar IFC", que será aberta, escolha a configuração que contenha a opção "Coordination View", como por exemplo a configuração  "IFC2x3 Coordination View",  e em seguida clique em "Exportar".

Seguindo esses procedimentos você terá a sua peça em IFC e para criar a nova simbologia 3D em nossa plataforma poderás seguir o procedimento descrito no artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça para criar a simbologia 3D.