Condutos

Como alterar manualmente o FCA?

Ao realizar o dimensionamento de um projeto, o módulo Elétrico utiliza diversos critérios normativos para efetuar o cálculo das seções dos condutos, fios, disjuntores, entre outros elementos. Um dos critérios utilizados pelo programa é o cálculo da corrente corrigida utilizando o fator de correção de agrupamento.

Caso passem, em um mesmo conduto, condutores pertencentes a circuitos diferentes, a NBR 5410/2004 define um fator de correção de agrupamento que divide o valor da corrente nominal pelo fator de agrupamento, para a obtenção da corrente corrigida. 

A Tabela 42 da NBR 5410/2004 apresenta os fatores de agrupamento para diversas maneiras de instalar os condutores. Das possibilidades definidas, o módulo Elétrico utiliza duas condições padrões, que são:

  • Em feixe: ao ar livre ou sobre superfície; embutidos; em conduto fechado;
  • Camada única sobre parede, piso, ou em bandeja não perfurada ou prateleira.


Observação Para verificar como o FCA que será aplicado no circuito é determinado recomendamos a leitura do artigo Como é calculado o FCA?

Em algumas situações, pode ocorrer do projetista desejar adotar um FCA diferente do que o programa dimensionou. Pensando nisso, o programa permite alterar manualmente essa informação.  Para realizar essa alteração, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;


  • Na janela Gerenciador, expanda o pavimento em que se encontra o quadro e o circuito que deseja efetuar a mudança do Fator de Correção de Agrupamento;
  • Clique com o botão direito do mouse no quadro ou circuito desejado e selecione Propriedades;


  • No diálogo Propriedades, em Alimentador - Fator de correção por agrupamento selecione a opção Fixar - Sim;
  • Insira o Valor do FCA desejado;
  • Clique em OK.


Após realizar este procedimento, ao processar novamente o projeto, o valor do FCA definido pelo projetista será utilizado no dimensionamento deste circuito.

ObservaçãoReiteramos que o AltoQi Builder determina o FCA aplicado no dimensionamento do circuito de acordo com alguns critérios definidos na norma. Qualquer alteração deste valor é de responsabilidade do projetista portanto recomendamos verificar as prescrições normativas para cada situação.