Fiação

Como alterar o caminho da fiação colocada automaticamente pelo programa?

Após realizar o lançamento dos pontos, definir circuitos e lançar os eletrodutos, chega a hora de inserir a fiação do projeto. Usualmente, o traçado da fiação é feito de forma global, utilizando-se o comando Processar, habilitando a opção Passar fiação, que tem a função de incluir todos os condutores necessários aos pontos definidos no projeto, com base nos caminhos detectados pelos condutos lançados entre os pontos. 

Quando há mais de um caminho possível para o circuito o programa insere a fiação pelo caminho mais curto. Porém, se a solução adotada pelo programa não for do gosto do usuário, é possível modificar o caminho feito pela fiaçãoEsta modificação pode ser realizada utilizando o comando Passar fiação do circuito, removendo a fiação dos eletrodutos e incluindo-a em outros ou realizando um lançamento parcial de condutos para "forçar" o caminho de fiação desejado.

O procedimento utilizando o comando Passar fiação do circuito e o lançamento parcial dos condutos é recomendado quando o usuário deseja modificar o caminho da fiação de um circuito inteiro.

O procedimento realizando a remoção e inclusão da fiação em determinados condutos é recomendado quando o usuário deseja alterar a fiação em apenas alguns trechos do projeto.



Para facilitar a compreensão de como realizar estes procedimentos, dividimos as formas possíveis em artigos com exemplos, listados abaixo:

  • Utilizando o comando Passar fiação do circuito
  • Removendo e incluindo a fiação em alguns condutos
  • Realizando o lançamento parcial dos condutos para forçar um caminho de fiação

Vimos nesse artigo que existem três formas de realizar a alteração do caminho da fiação lançada automaticamente pelo programa. Assim, você deve verificar qual das situações melhor se enquadra no seu projeto, e aplicar o passo a passo correspondente.