Dimensionamento

Como é calculado o FCA?

Caso passem, em um mesmo conduto, condutores pertencentes a circuitos diferentes, a NBR 5410/2004 define um fator de correção de agrupamento (FCA) que influencia na capacidade de condução do cabo.

Tabela 42 da NBR 5410/2004 apresenta os fatores de agrupamento para diversas maneiras de instalar os condutores. Das possibilidades definidas, o modulo Elétrico do AltoQi Builder utiliza duas condições padrões, que são:

  • Em feixe: ao ar livre ou sobre superfície; embutidos; em conduto fechado;
  • Camada única sobre parede, piso, ou em bandeja não perfurada ou prateleira.
Observação: Esses valores referem-se às condições mais frequentes de instalação, estando quase sempre a favor da segurança em relação às outras formas de instalação. O programa disponibiliza ao usuário a opção de ignorar o FCA durante o dimensionamento dos condutores definindo-o como sendo 1 para todos os circuitos, para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como ignorar o FCA dos condutos?, e a opção de alterar manualmente o FCA aplicado no dimensionamento do circuito, para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como alterar manualmente o FCA?
 

O programa utilizará a opção "Em feixe: ao ar livre ou sobre superfície; embutidos; em conduto fechado" nos condutos cujo cadastro utilizar as opções Tipo - Circular e Tipo - Retangular.

 
O programa utilizará a opção "Camada única sobre parede, piso, ou em bandeja não perfurada ou prateleira" nos condutos cujo cadastro utilizar a opção Tipo - Retangular aberto.

O item 6.2.5.5.2 da NBR 5410 determina que "Os condutores para os quais se prevê uma corrente de projeto não superior a 30% de sua capacidade de condução de corrente, já determinada observando-se o fator de agrupamento incorrido, podem ser desconsiderados para efeito de cálculo do fator de correção aplicável ao restante do grupo". Por este motivo, na determinação do FCA que será aplicado no dimensionamento do circuito, somente serão considerados os circuitos cuja corrente de projeto (In) não satisfaçam essa condição.

Exemplo

Nos condutos circulares exibidos a seguir passam fiação de 3 circuitos, portanto o FCA a ser aplicado, caso todos os circuitos fossem considerados, ou seja, se a regra do item 6.2.5.5.2 não fosse observada, seria 0,7.
 
 
Em nosso projeto exemplo, as correntes de projeto (In) de cada circuito são as destacadas no quadro de cargas:
 
Observação: A corrente de projeto (In) é obtida através da potência dos pontos existentes na maior derivação do disjuntor. Para mais informações recomendamos a leitura dos artigos Como é calculada a corrente de projeto? e Corrente de projeto In menor que a corrente de projeto total Ip.
 
A corrente de projeto (In) do circuito 2 é 0,2 A, que é menor que  30% da capacidade de condução do cabo de 1,5 mm² (17,5 x 0,7 x 0,3 = 3,675 A). Por este motivo, este circuito não será utilizado na verificação do FCA. 

A corrente de projeto (In) do circuito 5 é 10,1 A, que é não menor que 30% da capacidade de condução do cabo de 2,5 mm² (24 x 0,7 x 0,3 = 5,04 A). Por este motivo, este circuito será utilizado na verificação do FCA. 

A corrente de projeto (In) do circuito 6 é 6,8 A, que é não menor que 30% da capacidade de condução do cabo de 2,5 mm² (24 x 0,7 x 0,3 = 5,04 A). Por este motivo, este circuito será utilizado na verificação do FCA. 

Portanto, somente 2 circuitos serão utilizados e o FCA aplicado será de 0,8.

Realizando a verificação descrita neste artigo é possível identificar como FCA é calculado.