Em algumas inicializações do AltoQi Builder podem surgir mensagens de interferência. Cada mensagem ou comportamento está associado a uma causa específica, e, por isso, o procedimento para garantir a inicialização correta do software também varia.
1) Reinstalação do AltoQi Builder
As mensagens abaixo são exibidas quando algum arquivo da instalação do programa está corrompido:
- "O programa não foi instalado corretamente, repita a instalação (H0014)";
- "AltoQi Builder parou de funcionar".
- "Atualizador automático trava, o programa permanece na tela de atualização e não permite você escolher se deseja instalar ou adiar este processo".
Para solucionar esses casos é necessário reinstalar o programa, sempre que for realizar a reinstalação do Builder é necessário seguir alguns passos básicos que estão descritos no artigo Reinstalação do AltoQi Builder
2) O versionamento do cadastro não foi concluído

3) O cadastro de peças está sendo utilizado por outra aplicação


4) Não foi possível realizar a leitura do cadastro de peças

A mensagem "Não foi possível realizar a leitura o cadastro de peças. O programa terá o cadastro de peças retornado ao original" é apresentada quando o programa por algum motivo não consegue fazer a leitura do cadastro de peças ativo.
Para entender mais sobre esse aviso clique em Ajuda. Encaminhe também essa mensagem, juntamente com uma imagem da quantidade de espaço disponível em disco para nosso time de Suporte. Os canais de contato você encontra aqui: Sou cliente. Quais os contatos dos times de Setup e Suporte AltoQi?.
5) Não será possível abrir o programa por falta de espaço em disco

A mensagem "Não será possível abrir o programa por falta de espaço em disco para realizar a atualização do cadastro para versão mais atual. Libere espaço e tente novamente." ocorre geralmente na primeira abertura após a instalação ou atualização. Nesse momento, o programa realiza a mesclagem do arquivo interno de peças, reúne todos os cadastros de peças, simbologias, esquemas de lançamento e Kits das disciplinas, que possui mais de 5 GB.
Conforme orientado no artigo Configurações mínimas e recomendadas para a utilização das soluções AltoQi, é preciso existir, no mínimo, 20 GB de espaço disponível para o funcionamento satisfatório do programa no disco em que o sistema operacional está instalado, comumente o disco local C:. Caso necessário, libere espaço conforme sua disponibilidade.
Portanto, verifique o espaço em disco:
-
Acesse no seu computador a opção Este computador.
-
Verifique a quantidade de espaço disponível em disco local C: (ou outro que seu Windows esteja instalado).
-
Libere espaço conforme disponibilidade.
O tamanho do arquivo interno de peças reflete nosso compromisso em disponibilizar bibliotecas cada vez mais completas, com alta qualidade gráfica e riqueza de informações para o fluxo BIM.
O processo de mesclagem é executado apenas na primeira inicialização após instalação ou atualização e assegura tanto a migração dos cadastros personalizados quanto o funcionamento adequado da base de dados de peças.
6) Programa não pode ser inicializado por falta de DLL
A mensagem informando que o programa não pode ser inicializado pois falta um arquivo .DLL e a mensagem com o código 0xc0000007b indicam que o seu Sistema Operacional está com algum arquivo corrompido ou não está atualizado. Para resolver este caso basta realizar o procedimento descrito no artigo abaixo.
- Programa não pode ser inicializado por falta de DLL
- Programa não pode ser inicializado por falta de DLL (Windows 8.1)
7) Erros associados ao sistema de proteção por Software (RMS)
Caso seu software tenha proteção por Software (RMS), confira também as orientações do artigo abaixo para solucionar as mensagens de erro na abertura relacionadas a este sistema de proteção.