Colaboração BIM

Lançamento de furos manuais no 3D do AltoQi Eberick

Aliado ao fluxo de desenvolvimentos de projeto no conceito BIM, o AltoQi Eberick permite a vinculação de modelos 3D externos. Isto garante não apenas a visualização conjunta de modelos arquitetônicos e de instalações com a estrutura, mas também possibilita adotar operações otimizadas no desenvolvimento de projetos. Entre essas operações podemos destacar a compatibilização.  

Por vezes, a compatibilização entre projetos de várias disciplinas demanda que sejam previstos furos e aberturas nos elementos estruturais, de modo a viabilizar a passagem de tubulações, por exemplo. O AltoQi Eberick permite inserir furos em vigas, lajes, paredes de contenção e reservatório que estejam colidindo com um elemento externo específico, sem a necessidade de existir notas de colisão, através do comando Furo manual disponível no pórtico 3D.  

Para utilizar esse recurso, realize os seguintes procedimentos: 

  • Selecione no Pórtico 3D um elemento externo que servirá de referência para aplicação do furo. Como exemplo, o trecho de uma tubulação.   
  • Acione o comando   Furo manual   ( ) disponível na guia   Colaboração , grupo   Colaboração .    
  • O programa irá realizar a verificação de colisão, detectando os elementos de viga ou laje no 3D que intercepta o elemento externo selecionado. 
  • Ao identificar a colisão, a janela com os dados do furo será aberta com as informações já preenchidas. Caso deseje, será possível realizar alterações ou simplesmente clicar em   OK .
  • Ao clicar em OK no diálogo, o furo deve ser criado.

Abaixo está indicado uma demonstração, exemplificando a utilização deste comando em uma colisão entre uma tubulação e uma laje.



É importante destacar que: 
  • Caso seja identificado algum problema nas verificações, tornando uma situação inválida para o furo, será emitido o erro de colisão correspondente. Veja mais detalhes no artigo Erros no lançamento automático de furos.
  • Caso o elemento de referência externa não intercepte nenhuma viga ou laje, será emitido o aviso " O elemento externo selecionado não se encontra em situação de colisão com a estrutura. Para executar o furo é necessário que o elemento esteja colidindo. ", como indicado na imagem abaixo:

  • Caso deseje realizar alguma edição no furo criado, acesse o croqui e efetue as modificações por lá.
  • Se o elemento externo selecionado estiver colidindo com mais de um elemento do modelo nativo, então o programa fará as verificações e exibirá a janela para edição do furo, colisão por colisão.
  • Se o elemento selecionado pertencer ao modelo nativo, será emitido o aviso " O elemento selecionado pertence ao modelo nativo. Para executar o furo selecione um elemento do modelo externo. " , como indicado na imagem abaixo:


Vale lembrar que caso existam notas de colisão, é possível também inserir furos automáticos através do comando   Furos automáticos   como descrito no artigo Como lançar furos automáticos em vigas e lajes a partir da verificação de colisões?. Ou se desejar ainda é possível inseri-los manualmente via croqui como descrito nos artigos Como inserir furos em vigas e Como inserir aberturas em lajes? Para paredes e reservatórios, confira mais detalhes no artigo  Com inserir furos em paredes e reservatórios .