Colaboração BIM

Erros no lançamento automático de furos

Aliado ao fluxo de desenvolvimentos de projeto no conceito BIM, o Eberick permite a vinculação de modelos 3D externos. Isto garante não apenas a visualização conjunta de modelos arquitetônicos e de instalações com a estrutura, mas também possibilita adotar operações otimizadas no desenvolvimento de projetos.

Nos artigos abaixo, exemplificamos a utilização do comando verificar colisões e o lançamento automático de furos, incluindo situações de projeto em que os furos não podem ser lançados na estrutura.

  • Como lançar furos automáticos em vigas e lajes a partir da verificação de colisões?
  • Erros no lançamento automático de furos

Mensagem de erro

No artigo anterior desta série é apresentado como solicitar o lançamento de furos pelas notas geradas na verificação de colisões. Em alguns casos, o projetista pode se deparar com uma mensagem de erro ao tentar lançar o furo. Abaixo indicamos quais são estes erros e como eles são avaliados no programa.


Erro C01 - Situação inválida para lançamento automático do furo na viga

O Erro C01 é emitido quando ocorre colisão com vigas inclinadasvigas genéricas ou vigas de fundação. O programa não permite o lançamento de furos nesses tipo de viga.



Erro C02 - Situação de furo vertical em viga pré-moldada

Esse erro é apresentado quando há colisão de elemento externo na vertical com uma viga pré-moldada. O programa não permite o lançamento de furos verticais em vigas pré-moldadas.



Erro C03 - Impossível lançar furo horizontal ou vertical na viga

O erro C03 é exibido ao tentar lançar um furo em uma viga que não possui as restrições mencionadas acima nos erros C01 e C02, contudo a posição em que o elemento externo intercepta a viga impede o lançamento do furo, como:

  • Elemento com extremidade dentro da viga: este tipo de erro geralmente ocorre quando há curva na tubulação dentro da viga (com conexões do tipo "joelho", por exemplo):

  • Elemento com angulação inválida: quando o elemento sofre uma mudança de direção dento da viga, de forma que ele não atravessa faces opostas da viga. Esta situação também é apresentada na imagem acima, onde se observa que as tubulações que chegam no sentido vertical, pela face superior da viga, saem em uma face lateral, no sentido horizontal. Como as faces de entrada e saída das tubulações na viga não são paralelas, resulta no erro C03 por angulação inválida.
  • Elemento externo sem ligação com a alma da viga:

Erro C04 - Posição inválida em relação às faces da viga

Esse erro é emitido quando o furo em avaliação se encontra em uma posição inválida em relação às faces da viga:

  • Furo horizontal: a distância mínima em relação às faces superior e inferior deve ser de 10 cm:

  1. Furo vertical: a distância mínima em relação às faces laterais da viga deve ser 5 cm:


Observação: Atenção - as distâncias são avaliadas em relação ao furo, e não ao elemento 3D. Assim, deve-se considerar a folga do furo, configurada como apresentado na seção Considerações Gerais, ao final deste artigo.

Erro C05 - Posição inválida em relação às extremidades do trecho da viga

O programa apresenta o erro C05 quando o furo a ser lançado se encontra em uma posição inválida em relação às extremidades do trecho da viga, dadas pelas seguintes situações:

  • Caso a extremidade seja um nó ou pilar, a distância mínima deve ser de 5 cm;
  • Caso a extremidade seja um furo, a distância mínima deve ser de 5 cm + metade da dimensão B do furo existente.


A partir da atualização 2023-08 é possível ignorar o  Erro C05 - Posição inválida em relação às extremidades do trecho da viga desde  esteja habilitada a configuração "Permitir abertura próxima ao apoio", disponível em Configurações > Projeto > Dimensionamento > Vigas. Habilitando tal opção ao invés do erro, é exibido o A viso C02 - Posição inválida em relação às extremidades do trecho da viga,  alertando ao projetista que o furo em avaliação se encontra a uma distância do pilar ou do nó da extremidade do trecho de viga menor que 5 cm, mas ao clicar em OK  o lançamento do furo é realizado.  



Erro C06 - Comprimento excessivo do furo na viga

Esse erro é emitido quando o comprimento do furo em avaliação exceder o comprimento máximo permitido, dado por:

  • Furo horizontal: comprimento máximo deve ser 1,5 vezes a altura da viga;
  • Furo vertical: comprimento máximo deve ser 1,5 vezes a largura da viga.


Erro C07 - Elemento não encontrado

Esse erro será emitido caso a laje ou o trecho da viga identificado ao verificar colisões tenha sido apagado do croqui.


Erro C08 - Situação inválida para lançamento automático do furo na laje

Quando ocorrer colisão com lajes do tipo painel de enchimento, painel maciço, alveolar e patamares de escada, será exibido o Erro C08. O programa não permite o lançamento de furos nesses tipos de laje.


Erro C09 - Impossível lançar furo na laje

O Erro C09 é emitido quando ocorre colisão nas seguintes situações:

  • Elemento com extremidade dentro da laje;
  • Elemento atravessa a face lateral da laje.


Erro C10 - Posição inválida em relação ao contorno da laje

Esse erro ocorre quando o furo em avaliação se encontra a menos de 1cm da extremidade da laje:



Erro C11 - Posição inválida em relação a outros furos

O erro C11 indica que o furo em avaliação se sobrepõe a outros furos existentes, por exemplo:



Considerações gerais

É importante observar que nos casos dos erros apresentados acima, o C01 e o C02 indicam limitações em relação ao tipo de elemento, não havendo alteração possível a não ser a substituição do elemento estrutural por outro que permita o lançamento do furo. Já no caso de erros que envolvam ajustes de posição do furo no elemento, estes podem ser resolvidos com alterações na posição dos elementos no projeto de instalações, ou ainda ajustes no próprio Eberick, como aumento de altura ou largura das vigas e a utilização de elevações positivas ou negativas.

Outra janela de configuração que deve ser observada no Eberick é a janela de Ferramentas, acessível na janela Notas da guia Colaboração, no item Opções .


Na janela Ferramentas, pode-se configurar os Critérios de Geometria e de Agrupamento dos furos.


Critérios de geometria

  • Formato do furo: define o formato do furo a ser gerado na viga ou na laje, podendo ser retangular ou circular. A opção "Menor área" determina o formato de acordo com a menor área furada obtida entre o furo retangular e circular.
  • Folga do furo: define a folga do furo em relação à colisão entre o elemento externo e a viga ou a laje.

Critérios de agrupamento

  • Espaçamento máximo para agrupar: define o espaçamento máximo entre duas colisões, para que seja realizado o agrupamento automático, gerando apenas um furo.
    • Espaçamento máximo na viga: é medido horizontalmente segundo o eixo da viga;
    • Espaçamento máximo na laje: é medido segundo a menor distância entre as duas colisões no plano da laje.