Reservatórios

Com inserir furos em paredes e reservatórios

Por vezes, a compatibilização entre projetos de várias disciplinas demanda que sejam previstos furos e aberturas nos elementos estruturais, de modo a viabilizar a passagem de tubulações, por exemplo. O AltoQi Eberick permite a inserção de furos  perpendicular à face plana de  paredes de contenção e de reservatórios  para esses casos.   

Estes furos podem ser lançados manualmente pelo projetista, conhecendo o ponto exato em planta onde deve ser inserido o furo, ou pode ser lançado pela verificação de colisões com modelos 3D importados de outras disciplinas. Isso pode ser feito da seguinte forma:
  1. Com o pórtico 3D aberto, localize a colisão.
  2. Selecione o modelo externo em que ocorre a colisão e acione o comando Furo manual.
  3. Será aberta a janela com as dimensões do furo, que podem ser editadas caso desejado.
  4. Ao clicar em Ok o furo será inserido. 


Aqui é importante destacar que para que o furo seja inserido pelo pórtico 3D é necessário que alguns critérios sejam seguidos. Nas situações descritas abaixo, considerados furos inválidos, o furo não poderá ser realizado utilizando o comando Furo manual:
  1. Quando o elemento externo não atravessa a face plana da parede.
    Nessas situações, ao acionar o comando será emitido o Erro C12 - Situação inválida para lançamento de furo em parede, pois o elemento externo possui sua extremidade dentro da parede. 


  2. Quando o elemento externo estiver atravessando as faces da parede, sejam elas as faces laterais, superior ou inferior, e também deve emitir o Erro C12.
             
Caso tenha dúvida se o elemento selecionado atende aos critérios indicados anteriormente, altere a transparência da parede para uma melhor visualização.  Isso é feito através da janela Elementos, que pode ser visualizada no canto direito acessando a guia 3D, grupo Configurações, Elementos (botão  ):
 

Caso não tenha o modelo 3D das tubulações, o lançamento manual dos furos no projeto estrutural pode ser feito seguindo o procedimento abaixo:
  1. Com o croqui aberto, acesse a guia Lançamento, grupo Paredes e reservatórios e acione o comando Adicionar furo (botão ).
  2. Na janela que se abre, definia os dados do furo:
    1. Formato: define o tipo de formato do furo a ser considerado na parede, que pode ser Retangular ou Circular.
    2. Base (B): define a largura do furo para formato retangular, ou o diâmetro do furo, no caso de formato circular.
    3. Altura (H): define a altura do furo para formato retangular. 
    4. Dist. topo (d): define a distância da face superior da parede (topo da parede) à face superior do furo.

  1. Identifique no croqui o ponto em relação ao qual a abertura estará centrada e clique na posição do centro.  
  2. Assim, o furo estará lançado com a indicação no croqui: 


E além dos critérios indicados para o lançamento no pórtico 3D, ao efetuar o lançamento do furo no croqui é possível se deparar com a  mensagem " Posição inválida para o furo ". Isso ocorre, pois  as situações descritas abaixo são considerados furos inválidos e não poderão ser realizados:
  1. Quando a posição do furo for no nó inicial ou final de uma parede.
  2. Quando a posição do furo for na aba em uma parede de contenção.
  3. Quando a distância do topo (d) for:
    1. Inferior a 1 cm;
    2. Superior à altura da parede menos altura do furo.
  4. Quando a altura (H) for maior que à altura da parede menos a distância em relação ao topo.
  5. Quando a base (B) for maior que:
    1. O comprimento da parede para furo retangular;
    2. A altura da parede menos a distância em relação ao topo para furo circular.
  6. Quando a "Dist. nó inicial" for maior que o comprimento da parede menos a metade da base (B).
Aqui vale destacar que a distância do nó inicial não é definida no lançamento do furo, pois o programa captura o ponto em que é efetuado o lançamento e define automaticamente essa a distância, sendo possível conferir, após o lançamento, na janela Furos da parede:


O furo também deixa de ser válido ao ser dividida a parede na posição do furo e caso seja adicionado um elemento (pilar, viga ou parede) na posição ou contorno do furo. Nessas situações irá ocorrer o  Erro L100 - Posição inválida do furo na parede ao processar a estrutura, ou  ainda o  Erro D226 - Posição inválida do furo na parede,  sendo necessário ajustar a posição ou dimensão do furo para atender aos critérios.  

Todos os furos lançados nas paredes serão representados de maneira automática nos detalhamentos, nas formas e no modelo 3D. Aqui é importante salientar que o programa não irá alterar as armaduras da parede ou detalhar armaduras de reforço para os furos lançados, sendo exibido o  Aviso 146 - Verificar furo em parede ao detalhar uma parede que possui um ou mais furos inseridos visando informar ao usuário que verifique os furos a serem detalhados.