Lajes

Como inserir aberturas em lajes?

Por vezes a arquitetura de um projeto pode exigir que sejam previstas aberturas nas lajes. No AltoQi Eberick isto pode ser feito de duas maneiras diferentes, a depender do lançamento que se deseja realizar.

 

Abertura adjacente à viga

Para lajes com aberturas conectadas às vigas de apoio, é necessário lançar mão de barras para determinar o contorno da abertura. Neste caso, você pode utilizar o comando Guia Lançamento - Barras - Barra (botão ) e desenhar o contorno da abertura no lançamento da laje. Perceba que é necessário que as barras se conectem às vigas adjacentes, de modo que o contorno da laje seja feito considerando um bordo livre na região em questão:

Perceba que o programa passa a identificar as barras como um bordo livre, de modo a abertura é posicionada nessa região.

 

Abertura interna à laje

Neste caso, como a abertura é interna à laje, não é possível lançar barras para definir o seu contorno. Assim, é necessário utilizar a ferramenta Guia Lançamento - Lajes - Furo Retangular (botão ) quando desejar inserir um furo retangular. Para definir a abertura com esta ferramenta, é necessário escolher dois pontos distintos, correspondentes aos vértices da abertura retangular. Para fazer este lançamento, é importante que a opção Ortogonal esteja desabilitada

Para inserir uma abertura circular é necessário utilizar a ferramenta Guia Lançamento - Lajes - Furo Circular (botão ). Para definir a abertura com esta ferramenta, é necessário definir o primeiro ponto referente ao centro da abertura e na sequência um ponto tangente da área circular da abertura desejada.  

 

Abertura rotacionada

Neste caso, basta inserir a abertura de acordo com o lançamento anterior e então utilizar a ferramenta Guia Desenho - Manipular - Rotacionar (botão ) para adequar o ângulo da abertura ao desejado.