Colaboração BIM

Como lançar furos automáticos em vigas e lajes a partir da verificação de colisões?

Aliado ao fluxo de desenvolvimentos de projeto no conceito BIM, o Eberick permite a vinculação de modelos 3D externos. Isto garante não apenas a visualização conjunta de modelos arquitetônicos e de instalações com a estrutura, mas também possibilita adotar operações otimizadas no desenvolvimento de projetos.

Nos artigos abaixo, exemplificamos a utilização do comando verificar colisões e o lançamento automático de furos, incluindo situações de projeto em que os furos não podem ser lançados na estrutura.

  • Como lançar furos automáticos em vigas e lajes a partir da verificação de colisões?
  • Erros no lançamento automático de furos

Estando com um modelo 3D vinculado ao projeto estrutural, procedimento que pode ser feito conforme indicado em nosso artigo Como vincular um modelo 3D à edificação e atualizá-lo automaticamente, será possível solicitar que o Eberick verifique todas as interferência entre os projetos de instalação e a estrutura, ou seguindo regras específicas sobre quais elementos devem ser verificados.

Conforme demonstrado em Verificação automática de colisões (clash detection) entre elementos de diferentes projetos, após realizar a verificação de colisões entre o projeto estrutural e as instalações definidas, serão exibidas todas as colisões encontradas na aba "Notas", no menu à direita do programa. Com um duplo clique sobre cada nota, é possível avaliar o cenário da colisão e efetuar um zoom na região da colisão para facilitar a sua identificação (botão ):



Observação: As notas e demais comandos de colaboração BIM ficam disponíveis no Eberick acessando o Pórtico 3D, aba Colaboração, grupo Colaboração.

No exemplo acima, o programa indica na nota "Estrutura - Hidráulico - 108" que há uma tubulação de água fria que deve furar horizontalmente uma viga do pavimento Salão de festas. Assim, já fica disponível no ícone  da janela da nota o comando Furar elemento. Utilizando o comando, o programa já irá lançar o furo horizontal na viga, que poderá ser visualizado no próprio 3D, fechando a janela da nota 108, e também no croqui do pavimento Salão de festas:

Assim, os furos podem ser lançados em vigas e lajes avaliando individualmente cada colisão identificada na janela de notas.

Esta forma de lançar furos verificando as notas BCF visa garantir que o projetista confira o local exato onde será lançado cada furo e possa avaliar se há algum impedimento para isso, como será visto no próximo artigo desta série. Contudo, o programa ainda permite lançar automaticamente os furos em todas as colisões verificadas, ou em algumas delas, sem ter que analisar nota por nota, em apenas um comando. Para isso, deve-se acessar o botão Furos automáticos, disponível na aba "Colaboração" do pórtico 3D, grupo "Colaboração", e marcar quais notas devem ser consideradas para o lançamento de furos automáticos (ou todas):



Ao definir os furos em vigas e lajes, basta reprocessar a estrutura para que os elementos sejam recalculados e os detalhamentos atualizados, incluindo a representação dos furos e das armaduras de reforço, quando forem necessárias.

Caso haja alguma restrição para o lançamento do furo, será exibida uma janela especificando o erro identificado, como abordamos no próximo artigo.