Colaboração BIM

Como lançar furos automáticos em vigas e lajes a partir da verificação de colisões?

Aliado ao fluxo de desenvolvimentos de projeto no conceito BIM, o Eberick permite a vinculação de modelos 3D externos. Isto garante não apenas a visualização conjunta de modelos arquitetônicos e de instalações com a estrutura, mas também possibilita adotar operações otimizadas no desenvolvimento de projetos.

Nos artigos abaixo, exemplificamos a utilização do comando verificar colisões e o lançamento automático de furos, incluindo situações de projeto em que os furos não podem ser lançados na estrutura.

Estando com um modelo 3D vinculado ao projeto estrutural, procedimento que pode ser feito conforme indicado em nosso artigo Como vincular um modelo 3D à edificação e atualizá-lo automaticamente, será possível solicitar que o Eberick verifique todas as interferência entre os projetos de instalação e a estrutura, ou seguindo regras específicas sobre quais elementos devem ser verificados.

Conforme demonstrado em Verificação automática de colisões (clash detection) entre elementos de diferentes projetos, após realizar a verificação de colisões entre o projeto estrutural e as instalações definidas, serão exibidas todas as colisões encontradas na aba "Notas", no menu à direita do programa. Com um duplo clique sobre cada nota, é possível avaliar o cenário da colisão e efetuar um zoom na região da colisão para facilitar a sua identificação (botão ):

 
Observação: As notas e demais comandos de colaboração BIM ficam disponíveis no Eberick acessando o Pórtico 3D, aba Colaboração, grupo Colaboração.
 

No exemplo acima, o programa indica na nota "Estrutura - Hidráulico - 108" que há uma tubulação de água fria que deve furar horizontalmente uma viga do pavimento Salão de festas. Assim, já fica disponível no ícone  da janela da nota o comando Furar elemento. Utilizando o comando, o programa já irá lançar o furo horizontal na viga, que poderá ser visualizado no próprio 3D, fechando a janela da nota 108, e também no croqui do pavimento Salão de festas:

Assim, os furos podem ser lançados em vigas e lajes avaliando individualmente cada colisão identificada na janela de notas.

Esta forma de lançar furos verificando as notas BCF visa garantir que o projetista confira o local exato onde será lançado cada furo e possa avaliar se há algum impedimento para isso, como será visto no próximo artigo desta série. Contudo, o programa ainda permite lançar automaticamente os furos em todas as colisões verificadas, ou em algumas delas, sem ter que analisar nota por nota, em apenas um comando. Para isso, deve-se acessar o botão Furos automáticos, disponível na aba "Colaboração" do pórtico 3D, grupo "Colaboração", e marcar quais notas devem ser consideradas para o lançamento de furos automáticos (ou todas):

 

Ao definir os furos em vigas e lajes, basta reprocessar a estrutura para que os elementos sejam recalculados e os detalhamentos atualizados, incluindo a representação dos furos e das armaduras de reforço, quando forem necessárias.

Caso haja alguma restrição para o lançamento do furo, será exibida uma janela especificando o erro identificado, como abordamos no próximo artigo.