Após o lançamento das paredes de contenção no projeto será necessário definir corretamente os parâmetros do solo e sua elevação. Com base nestes valores o programa irá determinar o carregamento de empuxo automaticamente, considerando o efeito destes carregamentos horizontais para análise e dimensionamento das paredes e demais elementos do modelo.
Para auxiliar os projetistas neste lançamento, criamos uma série de artigos que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.
- Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
- Como definir a elevação do solo?
- Como conferir o empuxo de solo lançado?
Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nesta série de artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.
Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos (presente artigo)
Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário
Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos
Para este exemplo será considerada uma situação de projeto onde a parede apresenta 2 lances, portanto, está lançada em 3 pavimentos, onde a altura de cada pavimento é de 300 cm.
Após o lançamento das paredes em todos os pavimentos, teremos a representação 3D do elemento similar a imagem seguinte:
Acessando a janela de lançamento da parede do Pavimento 3 através de um duplo clique sobre a parede de contenção, pode-se acessar o botão Lançar referente ao empuxo. Neste exemplo, conforme apresentado acima, o topo da camada de solo e da parede está no mesmo nível do Pavimento 3. Assim a elevação do solo neste pavimento será igual a 0cm.
Após confirmar a elevação da camada de solo, é possível observar os valores referentes ao empuxo mínimo (topo) e empuxo máximo (base) da parede naquele lance, considerando como altura a distância entre o topo da camada de solo e o nível imediatamente inferior.
Neste ponto será necessário lançar o empuxo de solo no lance inferior da parede, contido entre os pavimentos 1 e 2. Para isso, acesse o croqui do Pavimento 2, dê um duplo clique sobre a parede e acesse a janela de lançamento do elemento. Na sequência, clique sobre o botão Lançar referente ao empuxo e atribua a elevação do solo. Neste caso, o desnível entre o nível de solo e o nível do pavimento é de 300 cm.
Após confirmar a elevação do solo na parede, verifique os valores de empuxo aplicados sobre o lance inferior da parede.
Desse modo, o carregamento considerado sobre a parede de contenção será o seguinte.
Quando existirem níveis intermediários entre os pavimentos, o programa irá calcular automaticamente o valor do empuxo neste nível intermediário, considerando a camada de solo existente acima, de forma que o carregamento distribuído se mantenha contínuo ao longo de toda a altura da parede de contenção.
Colaboradores: Marcelo Scrivanti Canesin
Ronaldo Parisenti
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.