Paredes de contenção

Como definir a elevação do solo?

Após o lançamento das paredes de contenção no projeto será necessário definir corretamente os parâmetros do solo e sua elevação. Com base nestes valores o programa irá determinar o carregamento de empuxo automaticamente, considerando o efeito destes carregamentos horizontais para análise e dimensionamento das paredes e demais elementos do modelo.

Para auxiliar os projetistas neste lançamento, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.

  1. Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
  2. Como definir a elevação do solo?
  3. Como conferir o empuxo de solo lançado?

Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nos seguintes artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.

  1. Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos
  2. Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário


Como definir a elevação do solo?
  A elevação do solo é definida no programa como sendo o desnível entre o topo da camada de solo e o nível do pavimento principal onde está inserida a parede de contenção. Este valor pode ser atribuído na janela de lançamento das paredes de contenção, clicando sobre o botão   Lançar  para cargas de empuxo.

 
O nível de referência para definir a elevação do solo e dos elementos no projeto sempre será adotado como o nível do pavimento principal. Portanto, há basicamente três opções para definição da elevação de solo:
  • Nível do solo alinhado com o nível do topo da parede: Neste caso a elevação do solo deve ser atribuída com um valor nulo (0 cm). O programa irá interpretar que existe solo ao longo de toda altura da parede.

  • Nível do solo acima do nível do topo da parede: Para este caso a elevação do solo será um valor positivo, correspondente ao desnível entre o nível do solo e o nível do pavimento. 

  • Nível do solo abaixo do nível do topo da parede: Para esta caso a elevação do solo será atribuída com um valor negativo, correspondente ao desnível entre o nível do solo e o nível do pavimento.

O artigo Como conferir o empuxo de solo lançado?, apresenta como verificar se o carregamento aplicado nas paredes está coerente com as características do projeto.